Português (Brasil)

A importância da arquitetura na qualidade de vida da cidade

A importância da arquitetura na qualidade de vida da cidade

Por Thássia Garbelotto

Compartilhe este conteúdo:

A arquitetura desempenha um papel central na qualidade de vida de uma cidade, influenciando aspectos que vão desde o bem-estar físico e emocional dos seus habitantes até a sustentabilidade e funcionalidade dos espaços urbanos.

Os arquitetos projetam edifícios e espaços públicos para atender às necessidades das pessoas, garantindo conforto, acessibilidade e segurança. Uma arquitetura bem pensada permite que os habitantes desfrutem de espaços que promovem interação social, trabalho eficiente e lazer.

Quem vai construir deve obedecer às normas de uso e ocupação do solo, que são estabelecidas por leis e regulamentos municipais, estaduais e nacionais. Estas normas garantem que as construções sejam realizadas de forma segura, ordenada, sustentável e respeitando o ambiente urbano.

O conhecimento do Plano Diretor Municipal (ou Urbano) e do Código de Obras é de suma importância para a definição das diretrizes gerais de ordenamento urbano da cidade. Ele indica como as áreas podem ser ocupadas (residencial, comercial, industrial, mista) e estabelece critérios de crescimento urbano. Além disso, estabelece a taxa de ocupação máxima, afastamentos, altura das edificações, dentre outros critérios.

A arquitetura também ajuda a preparar as cidades para desafios como mudanças climáticas, desastres naturais e o crescimento populacional. Projetos resilientes e adaptáveis asseguram que as cidades possam enfrentar essas mudanças de forma eficiente.

Para alguns, seguir a legislação é algo maçante, até parece uma punição, porém o ordenamento territorial é crucial para uma cidade bonita, ordenada, com edificações harmônicas, com belos jardins, afastamentos, vagas e isso se torna um atrativo, tanto para visitantes, quanto para investidores. A cidade prospera e cresce.

Por diversas vezes já ouvi vários clientes reclamando por ter que destinar um espaço do terreno para vagas de estacionamento. Mas já pararam para pensar quantas vezes vocês já deixaram de parar em uma loja pois não havia vagas? Já pararam para pensar em quantos comércios possuem vagas cobertas?

O papel do arquiteto na orientação das legislações é fundamental para garantir que projetos e obras sejam planejados e executados de forma a cumprir todas as normas legais e técnicas aplicáveis. O profissional atua como um elo entre o cliente e as exigências estabelecidas pelas autoridades públicas, assegurando a legalidade e a segurança da construção. Sua atuação é indispensável pois evita multas, embargos e demolições.

Além de orientar tecnicamente sobre as normas, nós podemos também usa -lá para tornar os empreendimentos mais atrativos e com diferenciais para convidar ainda mais os clientes, precisamos usar as legislações a nosso favor.

A arquitetura está intimamente ligada à saúde de uma cidade e, consequentemente, à qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes. Além de moldar o espaço físico, a arquitetura influencia diretamente aspectos sociais, psicológicos e ambientais que afetam a saúde coletiva. A arquitetura bem pensada não é apenas estética, mas funcional e terapêutica. Ela molda o comportamento humano, minimiza desigualdades e constrói cidades mais belas, confortáveis e gostosas de se viver, tornando o ambiente urbano um aliado da saúde e do bem-estar.

 

Compartilhe este conteúdo: