Impermeabilizante Aditive e Blocok estão entre as principais soluções construtivas da Aroeira Pré-Moldados
O principal termômetro da eficiência dos produtos é o bom retorno dado pelos donos de construtoras e profissionais do setor
Dentre as soluções construtivas ofertadas pela Aroeira Pré-Moldados, o impermeabilizante Aditive Sua Obra está entre as novidades. Lançado no primeiro semestre deste ano em Venda Nova, o produto que é representado com exclusividade pela Aroeira, já está conquistando profissionais da construção civil em toda região.
A marca, que apresenta soluções de impermeabilização das obras, da fundação ao acabamento, está mostrando eficiência. “A proposta do produto é proporcionar uma obra seca, sem infiltrações. Vivemos numa região de alta umidade e a Aditive é uma excelente solução: tanto pela sua eficácia, sob o ponto de vista técnico, quanto pela sua praticidade, considerando a dificuldade de mão de obra disponível”, afirma Hiago Aroeira, proprietário da empresa.
Quando apresentou a marca aos profissionais locais, a Aroeira trouxe o CEO da Aditive Sua Obra, Érico Rodrigo de Melo, que explanou sobre o conceito da obra seca e o uso de cada produto referente às diferentes etapas da construção. A Aditive fez pesquisa de campo e avaliou o dia a dia de trabalho no canteiro de obras dos seus clientes, entendendo melhor cada fase envolvida no empreendimento e assim desenvolveu os produtos para atender em todas as etapas. Conforme relatou o CEO, a proposta da Aditive é resolver as dores de cabeça do setor, se posicionando na engenharia para trazer soluções para as obras. É resolver as patologias de infiltração para não causar problemas no pós.
Hiago afirma que a Aditive é uma empresa com DNA inovador que aplica as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado para levar aos seus clientes os melhores produtos. “A Aditive contribui para a maior performance de cada etapa construtiva e são vários os benefícios de usar os produtos da marca. Existe a forma melhor de aplicar os produtos e cito entre as vantagens a flexibilidade da impermeabilização, que suporta uma possível movimentação da obra em algumas situações”, explica.
A melhor hora de escolher o sistema de fazer a impermeabilização e executá-la é durante a construção. Já na reforma, embora funcione como um paliativo, é importante ser feita.
Para que os clientes tenham bons resultados, a parceria entre os profissionais (ou donos da obra) tem sido fundamental para que as informações sejam passadas de forma clara e os produtos apresentados conforme cada necessidade. Esse é o caso de Priscilla Ventorim e Eron Altoé, sócios e engenheiros civis da Òpra, que usaram o aditivo plastificante Aditimassa, da Aditive, no reboco de uma edificação de um prédio no bairro Vila Betânia, em Venda Nova.
Eles afirmam que a parceria com a Aroeira tem sido mais um diferencial para as obras da empresa deles. “O uso do aditivo plastificante Aditimassa, em especial, tem contribuído para um reboco de maior qualidade e para um canteiro mais organizado - dada sua facilidade de estocagem em obra”, dizem, acrescentando que o atendimento personalizado e o apoio técnico para desenvolvimento do traço ideal para a obra deles foram essenciais para garantir a satisfação com o desempenho técnico do produto.
Blocok em um prédio inteiro
Um prédio inteiro, de sete andares, já foi erguido em Venda Nova usando o Blocok como tecnologia. Considerando esse pré-moldado em toda obra, o cálculo feito pela engenheira da empresa Jéssica Lorenção apresenta uma redução de carga de mais de 300 toneladas. Ela explica que o peso das paredes com o uso do tradicional bloco cerâmico vazado de 11,5 cm, somado aos mais dois centímetros de reboco de cada lado, ficaria numa espessura de 15,5 cm e totalizaria 465,7 toneladas. Já com o uso do Blocok, com espessura parecida (variando de 13 a 15 cm), o peso relacionado às paredes resultou em 115,3 toneladas.
Edson Damm, proprietário da ED Construtora e responsável por esta obra, confirma as vantagens de usar o Blocock. Há 20 anos no setor de construção civil, o construtor cita como uma das grandes vantagens do uso da tecnologia a rapidez no fechamento das paredes, o que gera economia de tempo e uma menor dependência de mão de obra. “Tem ainda a vantagem de uma obra mais limpa, pois como não há desperdício de material gera-se menos entulhos. E ainda dispensa a necessidade de reboco”, disse Edson, que ainda elogiou a entrega rápida e o atendimento de excelência da Aroeira Pré-Moldados.
O uso da tecnologia em uma obra desse porte vem para comprovar o que a Aroeira Pré-Moldados já observa na prática nesses poucos mais de dois anos que incluiu o Blocok em seu portfólio de solução. “Desde o início sabíamos que estávamos apostando em uma excelente solução para a construção civil. Esse sistema construtivo está no topo da preferência dos construtores e donos de obras e, para os proprietários, o principal diferencial está no alto índice de aproveitamento dos blocos, que podem ser cortados em peças de até cinco centímetros de largura. Não há desperdício”, afirma Hiago Aroeira.
Ele explica o porquê dessa facilidade. “Com resistência suficiente para efeito de segurança na obra, o aditivo especial que faz parte da composição do Blocok facilita o corte com precisão, gera facilidade e rapidez. Esse é um dos motivos de o aproveitamento dos blocos ser alto”. Para ele, o retorno dos clientes a cada obra executada reafirma essas características já anunciadas na época do lançamento do produto.
Produção própria
Desde 2022, a Aroeira Pré-Moldados conta com uma unidade de produção do Blocok em Anchieta. O investimento foi possível graças à parceria específica que fez para o projeto com a Blocok Sul Pré-Moldados, o que a tornou a representante exclusiva da marca no Sul do Espírito Santo. Na unidade de Venda Nova, além da produção do Blocok, a empresa mantém a de laje pré-moldada, parede pré-moldada e diferentes artefatos de concretos.
Os profissionais da área e os interessados em conhecer a tecnologia podem ir até a sede da Aroeira Pré-Moldados, em Venda Nova. Além das demonstrações de aplicabilidade na edificação do próprio escritório, a fábrica, que funciona anexa, produz diariamente o Blocok, assim como outros artefatos. As peças estão expostas em um dos galpões, de onde saem para as obras. Além de profissionais treinados, a engenheira civil da empresa faz todo acompanhamento técnico, da produção até a instalação do produto.