Arquitetura de interiores: harmonia e personalidade
A arquiteta Sabrina de Vargas Jubini se dedica a criação de projetos arquitetônicos e de interiores, residenciais e comerciais, pensando em todos os detalhes, desde o conceito até os itens de decoração
Uma profissional dedicada e disposta a materializar os sonhos dos seus clientes, em todos os seus detalhes, a arquiteta Sabrina Jubini comemora os dez anos de seu escritório e 15 de atuação. Antes de montar seu espaço em Conceição do Castelo, ela ficou cinco anos dividindo sua rotina semanal entre o seu trabalho num escritório em Vitória e os atendimentos em sua cidade natal.
“Chegou o tempo em que as demandas em minha cidade e nos municípios vizinhos cresceram muito e eu vi que era hora de eu fazer minha escolha. Optei então por me dedicar aos meus clientes aqui na região”. Sabrina recorda desse momento e considera sua decisão acertada, pois vê sua cartela de clientes aumentar gradualmente.
Ela atribui essa procura ao seu estilo de trabalhar, sempre focado em conhecer bem o cliente para conceber um projeto que atenda às suas reais necessidades e que confira personalidade ao ambiente. “Seja um ambiente de trabalho, de moradia ou de lazer, é preciso compreender como a pessoa ou a família vai usar aquele espaço”.
Para que o ambiente seja montado conforme a necessidade do cliente, Sabrina entende a rotina dele, a forma de uso do espaço e quem irá utilizá-lo, dentre outros detalhes. Com entendimento, inicia-se a parte de desenhos. Nessa etapa é necessário equilibrar os desejos dos clientes com as possibilidades técnicas, de forma a alcançar a satisfação, dentro dos parâmetros possíveis.
Sabrina exemplifica, no caso de projetos residenciais, a busca por compreender todo o contexto da casa. “O estilo de vida vai determinar o da arquitetura, assim como a quantidade de pessoas que vai transitar pelos espaços compartilhados, se há predileção por receber hóspedes nos finais de semana, se os membros daquela família passam o dia todo fora de casa...”
Com o projeto aprovado pelo cliente, a fim de buscar uma execução tranquila, Sabrina trabalha como assessora, por exemplo, na orientação dos profissionais de cada área de execução, nas escolhas do tipo de piso mais adequado, na montagem da marcenaria, na definição das cores das tintas... Claro, tudo com a devida aprovação do cliente.
Sabrina observa que a pandemia trouxe mudanças para os hábitos familiares. “Percebo algo nos pós-pandemia, como o desejo de ficar mais em casa, de compartilhar mais momentos íntimos com a família e até mesmo receber mais, promover reuniões entre os amigos no ambiente do lar”.
Esse perfil de família agora mais comum, de acordo com Sabrina, pede casas com mais conforto e com mais tecnologias disponíveis. “As famílias estão mais dispostas a investir em seus lares para viverem mais momentos de união e de forma mais prazerosa. As pessoas querem suas casas com mais aspecto de lar, de refúgio. Precisa ser mais funcional e mais confortável ao mesmo tempo, onde os elementos estão presentes por uma determinada função, além do embelezamento”.
Para Sabrina, essa leitura de cenário é fundamental para entender a nova consciência de moradia, tanto para os projetos residenciais como para os comerciais. “Os donos de lojas e de escritório querem trabalhar e receber seus clientes com conforto. Desejam que as pessoas se sintam bem acolhidas e, por consequências, bem atendidas”.
Quem é Sabrina
Filha de Conceição de Castelo, cidade onde nasceu e cresceu, Sabrina desde criança recortava plantas de apartamentos ofertados nos classificados de jornais. Desse interesse, sentiu a necessidade de buscar formação profissional, o que a levou a morar em Vitória. Em 2009 ela se formou na Univix e, como trabalhava em uma empresa de decoração de interiores na capital desde o terceiro período da faculdade, se encantou com esse nicho da arquitetura. Hoje seu escritório é especializado em projetos de interiores.
Meses depois de formada, teve oportunidade de trabalhar numa empresa de corte e dobradura de ferragens, o que lhe rendeu uma melhor visão sobre as estruturas das obras e mais argumentos para dialogar com os engenheiros. Enquanto ganhava experiência em Vitória, Sabrina começou a atender em sua cidade natal aos finais de semana e feriados, quando começou a ver sua clientela crescer cada vez mais na Região Serrana. “As demandas cresceram ao ponto de eu não conseguir mais conciliar com o meu trabalho em Vitória”.
Atualmente Sabrina cuida de vários projetos, alguns maiores e outros menores, distribuídos na Região Serrana, Grande Vitória e Litoral Sul. Seus projetos costumam ser divididos em etapas: briefing, orçamento, estudos, detalhamentos e assessoria. Em cada etapa há apresentações aos clientes e profissionais, de modo a alinhar as expectativas de todos os envolvidos.
Sabrina destaca que a fase de assessoria é seu grande diferencial. Ela acompanha os clientes nas compras dos materiais, como piso, revestimentos, tintas, tapetes e móveis e até peças decorativas, e orienta os profissionais contratados, como marceneiros, pedreiros e outros. “Penso que nossa função e colocar harmonia e funcionalidade dentro do gosto e perfil de cada pessoa. Este é o segredo”.