Português (Brasil)

Lançamento do livro que conta a história dos 45 anos das Voluntárias

Lançamento do livro que conta a história dos 45 anos das Voluntárias

Uma noite para ficar na histórica das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo

Compartilhe este conteúdo:

No último 25 de novembro, Venda Nova viveu uma noite repleta de emoção, memória e gratidão com o lançamento do livro “Colcha de Retalhos – 45 anos da Associação das Voluntárias Pró- Hospital Padre Máximo”.

A noite começou com uma bênção especial do padre Antônio Tatagiba. O religioso convidou ao palco Angelim Falqueto e Lourdes Antoniazzi Falqueto, Rei e Rainha dos Voluntários da Festa da Polenta, para simbolizar todos que já contribuíram ou contribuem com o movimento voluntário que move a comunidade.

Um vídeo produzido sobre a Associação também foi exibido, abrindo a solenidade. A grande surpresa aconteceu logo no início, com a apresentação do maestro Inárley Carletti. Ele emocionou a plateia, principalmente quando a convidou para cantar com ele trechos da música “Fica Sempre um Pouco de Perfume nas Mãos que Oferecem Rosas”, que é considerada o hino que reflete a essência das Voluntárias.

Conduzida pelo jornalista Chico Zandonadi, a cerimônia contou com homenagens às ex-presidentes e atual presidente, às voluntárias fundadoras e aos apoiadores da Associação, como Domingos Perim e Carlos Edgar Fonseca Terra. Também teve um momento especial com a atual diretoria da Associação composta por Marília Caliman (presidente), Jacqueline Brioschi (vice), Vânia Delpupo (tesoureira) e Marta Helena Moysés (secretária).

Com muita gratidão, as Voluntárias ainda entregaram lembranças preparadas com carinho por elas para os representantes do Sicoob, Cleto Venturim, Domingos Perim e Mayara Caus, pelo generoso apoio à produção do livro e à realização do evento. Uma homenagem especial foi feita também à jornalista Lilia Gonçalves, autora do livro, que eternizou a história delas com sensibilidade e dedicação. No encerramento, a entrega simbólica dos livros às voluntárias, as verdadeiras protagonistas da noite, precedeu a abertura do coquetel com sessão de autógrafos.

Venda do livro- Por apenas R$ 50,00, é possível adquirir o livro na Loja das Voluntárias (ao lado do HPM), de segunda a sexta, das 12 às 17h. Toda a renda será revertida para a rouparia do Hospital.

 

Uma obra feita em colaboração

A obra de 224 páginas foi escrita pela jornalista Lilia Gonçalves, que realizou um trabalho de pesquisa documental e também de entrevistas com as voluntárias.  “Apesar de ter recorrido às atas para buscar informações com mais exatidão, tive muitas e boas conversas com as voluntárias pioneiras e com todas as que passaram pela presidência. A maioria desfruta de excelente memória, o que resultou em ricas descobertas e lindas recordações”, disse Lilia.

O trabalho para a produção do livro foi acompanhado de perto pela Asso-ciação. A jornalista fez várias visitas, ocasiões em que fez anotações aleatórias para conceber o projeto do livro e um cronograma de trabalho. Depois de apresentado para elas e aprovado, começou a colocar em prática por volta de março, quando iniciaram as entrevistas”.

De forma paralela, contou com o apoio de Elaine Cristina e do artista gráfico Pepê (que fez o design do livro) para as pesquisas nos impressos e nos arquivos digitais, bem como a digitalização de fotos, atas e outros documentos para anexá-los ao conteúdo do livro. Um cronograma com o período de cada diretoria, bem como a lista completa das voluntárias fundadoras (com marcações nas em atividades, nas que estão fora do movimento e nas já falecidas) feita por Eunice Caliman ajudou a nortear o início dos trabalhos.

Como arremate, todos os textos foram corrigidos com a colaboração voluntária da jornalista Denise Zandonadi.

 

 

Compartilhe este conteúdo: