Português (Brasil)

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 - Ana Venturim Porto, uma empreendedora ouro

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 - Ana Venturim Porto, uma empreendedora ouro

Compartilhe este conteúdo:

Com o projeto “Mão na Massa”, que une turismo de experiência e culinária em Venda Nova, a empresária vendanovense Ana Venturim Porto é o destaque da Região Serrana no Espírito Santo no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024.  Ela é ouro na categoria Pequenos Negócios e também é a dona do troféu Destaque Inspiração no Turismo.

As premiações refletem o reconhecimento de uma empreendedora com um histórico de inovação e coragem, capaz de colocar em prática um projeto de impacto social positivo em sua comunidade e nas novas gerações. O projeto “Mão na Massa” atrai visitantes e capacita as comunidades em seu entorno, estimulando novos empreendedores e promovendo oportunidades de geração de renda. 

Inspirada pelos saberes de suas ancestrais, que é de origem italiana, Ana agregou em seu histórico de empresária um negócio inovador: a produção de massas artesanais saborizadas que celebram as cores da Itália e as do Brasil. Do balcão de seu comércio, as massas foram ganhando espaço ao serem estrelas de um festival gastronômico, que trouxe reconhecimento nacional à sua marca.

Com o marido Nestor Porto, Ana conta uma história de um empreendedorismo, na qual a fé e o trabalho dedicado se traduzem em muitas vitórias. Seja na vida pessoal como na vida profissional, Ana faz questão de deixar claro que tem mais três amores, além do marido: os filhos Gabriel, Enzo e Marcus.

Apesar de trabalhar desde muito jovem, Ana começa a contar sua história como empreendera aos 31 anos. É que nove anos depois de se formar pedagoga recebeu o maior desafio da mão dos pais: dar continuidade a um dos negócios da família, o Posto Venturim, em Venda Nova.

Todo o aprendizado da pedagogia lhe valeu na gestão de pessoas. Neste posto que se tornou um complexo, às margens da BR 262, a família e colaboradores trilharam juntos uma história de crescimento e prosperidade em seus 33 anos de existência.  Ali funcionam, além do posto de combustíveis, um restaurante, um hotel e a fábrica de biscoitos e massas. E o casal ainda tem sob sua tutela duas cafeterias bistrô: uma dentro dos Café Hall Sicoob da Findes e a outra dentro da Fecomércio, ambas na capital Vitória.

 

As massas, um diferencial

Desde que assumiu a administração do posto, Ana percebeu a necessidade de um diferencial capaz de atrair os clientes a escolher a ideia de atendimento da família. E ela viu na participação em um festival gastronômico do Sebrae na Região essa oportunidade. Neste evento, ela foi desafiada a produzir as massas das cores da Itália.

“Com uma equipe comprometida, não foi tão difícil”, diz Ana que ao revelar horas de estudo, várias reuniões e muitos experimentos. Desse desafio proposto e aceito nasceram as massas saborizadas Venturim, que levou o nome da família de imigrantes italianos pioneira em Venda Nova a vários destaques nacionais, com vitrines como programas de televisão, jornais, revistas, seminários, feiras e inúmeros outros eventos. “A sensação é que estávamos no lugar certo, na hora certa”, conta Ana, que sempre conjuga o verbo no plural para incluir sua equipe e esposo nestas conquistas.

O sucesso do produto trouxe novos e grandes desafios. Produtos naturais, livres de pesticidas, conservantes ou corantes, têm vida curta de prateleira. “A comercialização se mostra muito mais difícil do que a própria criação”, observa Ana ao afirmar que retroceder estava fora de cogitação. “Então, fomos buscar alguma forma de transformar aquela ideia que tinha nos levado ao mundo do turismo, em produto turístico. Surgiu assim, o projeto “Mão na Massa”, registrado no Ministério do Turismo”.

 

Conexão materna

Quando Ana fala dos desafios vencidos, seus pensamentos a levam para um lugar do passado. “Eu me vejo criança, quando assistia minha mãe fazendo macarrão para alimentar a família aos domingos. Ah! Como era bom!”, recorda-se emocionada.

Ana vive um presente onde o cenário é ela recebendo pessoas de todas as idades. Ela também vai a escolas e feiras, além de desenvolver um projeto de ir até pessoas em áreas de vulnerabilidade para transformar trigo e ovo em alimentos e renda.

Além de se preocupar com seu entorno, a maturidade trouxe para ela a necessidade de se olhar, de dar atenção ao marido e aos filhos. Eis então o segundo maior desafio como empresária: a manutenção da empresa, enquanto um filho foi para advocacia, o outro para a medicina e o outro para a engenharia da computação.

Com a escolha dos filhos para outros rumos profissionais, Ana percebeu que chegou a hora de aprender a única parte da administração que os pais não ensinaram: ficar mais na estratégia, delegar, confiar e acompanhar o Centro de Negócios à distância. E os empreendimentos seguem firmes e fortes pelas mãos de colaboradores comprometidos, que entendem ser o negócio também deles.

“Sigo motivada pela história de luta e coragem dos meus antepassados e acredito que essa minha história de superar cada desafio (e foram e são muitos) inspira principalmente as mulheres que me conhecem. Sei que o sorriso é uma das minhas marcas pessoais, mas não o tenho por falta de problemas. Sorrio porque sou grata a cada desafio, a cada erro e acerto que me trouxeram a realizar um sonho antigo de receber o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. Uma alegria sem palavras que a definam porque também junto veio o prêmio Destaque Estadual no Turismo”, finaliza.

 

 

Compartilhe este conteúdo: