Sicoob Sul-Serrano:29 anos de desenvolvimento e conexão com a comunidade
O início foi na agência de Vila Betânea, em Venda Nova, e logo se expandiu para a São Pedro, na área mais central da cidade
Todos os anos, com um café da manhã e um momento de oração, o Sicoob Sul-Serrano comemora o seu aniversário de fundação nas duas agências que representam Venda Nova, onde o movimento se iniciou, cresceu e se irradiou para a Região Serrana e, mais tarde, incorporou a Grande Vitória.
Fundado em Venda Nova do Imigrante, o Sicoob Sul-Serrano surgiu com o propósito de apoiar os agricultores locais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. A primeira agência foi aberta no bairro Vila Betânea, em uma área que, à época, ainda não contava com infraestrutura. Com o passar dos anos, a Cooperativa expandiu suas atividades para os municípios vizinhos e, atualmente, 29 anos depois, conta com agências de conceito inovador espalhadas pelo Espírito Santo, incluindo a capital Vitória.
Em maio deste ano, o Sicoob Sul-Serrano inaugurou sua segunda agência no modelo “Café Hall”, localizada na sede da Fecomércio, em Vitória. Esse formato integra atendimento financeiro a um espaço de convivência, com cafeteria, restaurante, auditório para eventos e uma experiência acolhedora para associados e visitantes. O projeto foi concebido para fortalecer o relacionamento com o público, incentivando a interação e promovendo o cooperativismo de maneira mais acessível e humanizada.
Em 2024, a Cooperativa expandiu sua presença com a inauguração de uma nova agência em Rio Marinho, Cariacica, reinaugurou a unidade de Piaçu, localizada no interior do estado e, além disso, as agências de Pedra Azul, Marechal Floriano e Laranja da Terra passaram por modernizações, refletindo o compromisso da Cooperativa com a melhoria constante dos serviços oferecidos.
Para Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano, um dos grandes pontos a ser considerado foi a desconstrução de um sentimento de que o cooperativismo era um negócio que não funcionava em Venda Nova ou que tinha dificuldade de prosperar. Ele faz referência a uma experiência malsucedida pela qual o lugar passou há pelo menos uns 70 anos.
Atualmente, o Sicoob Sul-Serrano conta com mais de 159 mil associados “Estamos com essa participação de mercado considerada muito boa e este número de associados está entre os excelentes balizadores na hora de avaliar o nosso desempenho. Principalmente ao observar que Venda Nova tem pouco mais de 24.000 habitantes, segundo o Senso, e destes, 16.000 são associados. Eu acredito que é uma marca importante e verdadeira”, diz o presidente cuja expectativa é de que a sociedade abrace cada vez mais o Sicoob. “Estamos há 29 anos apoiando os empreendedores, assim como as ações sociais e as iniciativas das pessoas fazendo com que a comunidade tenha um bom Índice de Desenvolvimento Humano, o chamado IDH, melhor em relação aos municípios onde não têm cooperativa”.
Para Giovane Bissoli, diretor executivo do Sicoob Sul-Serrano, a Cooperativa de Crédito trabalha com quatro pilares estratégicos: o associado estar feliz com a Cooperativa, o funcionário ter um clima bom de trabalho, resultados consistentes com visão a longo prazo e o envolvimento com a sociedade onde as agências estão presentes. “Este último pode ser representado pela quantidade de projetos que temos apoiado através de projetos sociais. Somente neste ano, foram investidos mais de R$ 2,47 milhões em projetos de responsabilidade social, beneficiando diretamente mais de 75 mil pessoas”.
Quanto ao desenvolvimento econômico sustentável, Bissoli ressalta que a Cooperativa procura trabalhar dentro desse pilar estratégico com índice de eficiência competitivo no mercado, principalmente se for comparado ao sistema financeiro tradicional. “Trabalhamos com muita responsabilidade com o recurso do associado. Visamos dar um bom atendimento para que todos os envolvidos fiquem satisfeitos, funcionários e associados, sem perder de vista o foco de dar um bom retorno financeiro para os associados”.
Na abertura da solenidade, o atual gerente da agência Vila Betânea, David Fonseca, fez questão de expressar gratidão a todos que fizeram parte dessa jornada que considera maravilhosa. “Agradeço à diretoria, pelo seu comprometimento e liderança, e a todos os colaboradores que, dia após dia, se dedicam com empenho e paixão à construção de um ambiente de confiança e responsabilidade. E um agradecimento especial vai para os nossos fundadores, cujas visões e esforços lançaram as bases do que somos hoje. Vocês são a essência do Sicoob e a contribuição de vocês é inestimável”, pontuou.
David ressaltou que o reconhecimento do Sicoob ser a melhor empresa para trabalhar no Espírito Santo, enche todos os envolvidos de orgulho e que se trata de um sinal “de que estamos construindo algo muito maior do que um ambiente de trabalho: estamos construindo um lugar onde as pessoas se encontram. Vamos continuar juntos, fortalecendo essa história de sucesso e construindo um futuro ainda mais brilhante. Que venham mais anos de inovações e conquistas, sempre de mãos dadas com a nossa comunidade”, finalizou.
Márcio Minete, gerente da agência na sede da Cooperativa, se diz muito honrado em fazer parte dessa história há 19 anos. “Nossa trajetória é marcada por resultados sustentáveis e um interesse genuíno pelas pessoas e pela comunidade, por isso sempre apoiamos projetos sociais, culturais, entre tantas outras ações que vão ao encontro ao nosso propósito de conectar pessoas e promover a justiça financeira e prosperidade. Esse modelo de negócio, fez do Sicoob Espírito Santo o maior grupo empresarial do Estado e fomos reconhecidos como a melhor empresa para se trabalhar no Espírito Santo”.
Ele ainda ressalta que a relação do Sicoob com o cooperado vai além da profissional. “Construímos juntos uma relação de confiança e respeito mútuo, em que a cooperação se transforma em impacto positivo para todos. Temos a responsabilidade de promover o bem-estar e o desenvolvimento. Mais do que números, somos agentes de transformação nas vidas das pessoas e na comunidade onde estamos inseridos”.
Muito além do financeiro
Para fechar, a diretora operacional, Mayara Caus, reforça que a atuação da Cooperativa vai além do aspecto financeiro. “Seu laço com a Festa da Polenta, uma das mais tradicionais celebrações culturais do Espírito Santo, teve início desde o ano de criação da Cooperativa e contribuiu para a sua integração com a comunidade”, cita uma das ações do Sicoob junto aos movimentos sociais e culturais mais importantes de Venda Nova.
“Com os olhos voltados para o futuro, o Sicoob Sul-Serrano continua a investir em tecnologia e inovação, oferecendo soluções digitais que atendem às demandas contemporâneas de forma eficiente. As agências físicas, por sua vez, se consolidam como centros de relacionamento e apoio aos negócios dos cooperados, refletindo um modelo de atendimento moderno e próximo da comunidade”, finaliza.