46ª FESTA DA POLENTA – Desfile: Voluntariado e as famílias são os destaques das manhãs de sábado
Com a participação de 29 famílias de origem trevisana e cerca de 12 trentinas, o Desfile das Famílias, promovido na manhã do segundo sábado da 46ª Festa da Polenta volta a mostrar a força da Festa da Polenta em envolver a comunidade ao levar para as ruas centenas de pessoas trajadas tipicamente.
De acordo com Luan Falqueto, presidente da Associação Trevisani Nel Mondo, que organiza o desfile, a organização optou por manter o tema do ano passado, "Retratos de Família", pois muitos ainda tinham muitas histórias para contar.
A concentração do desfile foi nas proximidades da Escola Fioravante Caliman. Previsto para começar às 9 horas, os ajustes de última hora levaram a saída para 20 minutos depois.
Para melhor identificação, cada ala da família trevisana desfilou precedida por uma faixa com o nome na grafia original, província de origem e um lema ou "grito de guerra" em italiano, com a tradução dessa frase logo abaixo.
Já as famílias trentinas se organizaram em uma ala, levando estandartes com o brasão da região de Trento e o nome da família. Todos os anos os representantes das famílias enfeitam um trator e no decorrer do percurso fazem a distribuição dos 250 chaveirinhos de crochê, em forma de flor, como forma de interagir com o público.
O desfile foi criado em 2013 com seis a oito famílias e tomou a proporção observada em 21 anos depois. “É gratificante ver as pessoas envolvidas com a cultura, trazendo as crianças, vestindo seus trajes típicos, ornamentando os carros e saindo para a rua mostrando com orgulho o nome e a história de suas famílias. Isso traz brilho ao movimento e faz com que novas ideias surjam para o próximo ano, tornando o desfile vivo e autêntico”.
O Desfile dos Voluntários
Com o tema 'Voluntários, a Força que Move Venda Nova', o desfile da manhã do primeiro sábado levou várias entidades. Cada uma demonstrou o trabalho que realiza na ornamentação dos carros e cartazes. Os trabalhos manuais, como colchas de retalho, peças em crochês ou feitas com outras habilidades artesanais encantaram o público
Este foi a segunda experiência de colocar o voluntariado no desfile, o que é considerado muito importante, pois mostra todo o potencial que o voluntariado vendanovense possui além da Festa da Polenta.