Português (Brasil)

Especial HPM - Urologia é referência na Região Sul-Serrana

Especial HPM - Urologia é referência na Região Sul-Serrana

Os urologistas GOTARDO ZINI e RENATO GARGANO FABRIS se destacam na realização de cirurgias de alta complexidade no Hospital Padre Máximo

Compartilhe este conteúdo:

Entre os principais motivos e receios dos pacientes na hora de realizar um procedimento cirúrgico estão o medo da dor e até as indesejadas cicatrizes. No entanto, a tecnologia e a qualidade dos equipamentos utilizados nos procedimentos urológicos facilitam cada vez mais a execução de cirurgias de alta complexidade, com menos efeitos adversos para o paciente, menor tempo de recuperação e com menos dor e cicatrizes.

O serviço de urologia do Hospital Padre Máximo se tornou referência em toda Região Sul-Serrana, principalmente por realizar cirurgias urológicas para tratamento de câncer por videolaparoscopia, as chamadas cirurgias minimamente invasivas, que são feitas através de mini-incisões na pele. A utilização de uma câmera dentro do abdome do paciente permite uma visão mais ampliada do campo cirúrgico e das estruturas anatômicas, garantindo maior segurança e qualidade na assistência e tratamento do paciente.

Esta técnica apresenta vantagens significativas comparada à cirurgia aberta convencional, incluindo: menor permanência hospitalar, menor perda sanguínea, menor desconforto pós-operatório, menor cicatriz e retorno precoce às atividades habituais e ao trabalho. Apresenta baixos índices de complicações e oferece resultados oncológicos comparáveis e, muitas vezes, superiores à cirurgia convencional, com maior segurança, menos dor e melhor recuperação pós-operatória.

Os médicos urologistas Gotardo Zini e Renato Fabris atuam em parceria com atendimentos em várias cidades da Região Sul-Serrana e realizam as cirurgias urológicas no HPM. Renato explica que os tratamentos com determinados especialistas e as cirurgias de alta complexidade sempre foram limitadas aos grandes centros urbanos e, por isso, a decisão de ampliar os atendimentos nessas áreas em Venda Nova. "Conseguimos trazer essa tecnologia para mais perto facilitando o acesso para os pacientes, evitando o desgaste e necessidade de deslocar para outras cidades mais distantes. São cirurgias complexas que tem sido feitas com muita segurança e oferecemos maior qualidade aos pacientes."

Já foram feitas diversas cirurgias minimamente invasivas de alta complexidade para tratamento de câncer no HPM, dentre elas as que mais se destacam são as cirurgias para tratamento de câncer de próstata, câncer de rim e câncer de bexiga. "A tecnologia necessária para realizar cirurgias de alta complexidade associada a uma equipe médica bem qualificada é uma realidade no HPM e o objetivo é oferecer melhor qualidade na assistência aos pacientes com menor tempo de internação hospitalar, menores índices de complicações e maior segurança no tratamento," afirma Gotardo.

Ao contrário do que muitos imaginam, a urologia não se limita apenas ao tratamento do homem. É uma especialidade muito ampla, que atende a diversos tipos de pacientes: homens, mulheres, crianças, adultos e idosos. A assistência começa no consultório, passa pelos exames e vai até os procedimentos e cirurgias de alta complexidade.

Além do sistema reprodutor masculino, Gotardo e Renato também atuam no tratamento de cálculos renais (pedra nos rins), infecção urinária, incontinência urinária, câncer de rim, bexiga, próstata, suprarrenal, distúrbios hormonais masculino, tratamento de fimose, vasectomia, infertilidade, impotência sexual, ejaculação precoce e todos outros transtornos do aparelho urinário.

Compartilhe este conteúdo: