Especial HPM - Tratamento para doenças do sangue
Trombofilia, uma das suspeitas de dificuldade ou de impedimento de uma gravidez bem-sucedida, e biópsia de medula estão entre os benefícios com a contratação da hematologista CLÁUDIA STEIN
Cláudia Stein, médica especializada em hematologia, faz atendimento no Hospital Pe. Máximo em hematologia geral, cuidando de pacientes com doenças malignas, como leucemia, linfoma e mieloma múltiplo, e doenças benignas, como anemias adquiridas ou congênitas, púrpura e coagulopatias. Sua especialidade estuda e trata doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue.
Com a integração da especialista no quadro de profissionais, o Hospital passou a fazer procedimentos de biópsia de medula óssea, exames de biologia molecular e de imunohistoquímica. “Conseguimos colher todos os exames relacionados à biópsia do paciente na investigação de doenças”.
Trombofilia e gravidez
Ela ressalta que, em relação a parte benigna, também tratar os problemas relacionados ao ferro, as plaquetas, as leucopenias e está dando ênfase nas doenças da coagulação do sangue. Neste rol, estão as trombofilias, doenças que geralmente dificultam ou impedem as pacientes de engravidar, ter abortamento de repetição ou outras complicações.
“Focamos no acompanhamento, no monitoramento e na investigação da paciente com dificuldade de engravidar para poder confirmar ou não se tem a trombofilia. Uma vez detectada, fazemos o tratamento junto ao obstetra que a atende”, afirma a especialista.
Com este acompanhamento, a expectativa é descartar a doença e deixar a paciente tranquila, mostrando a ela que o motivo da gravidez não está indo à frente não é a trombofilia. “Esta é uma dúvida frequente de mulheres nesse processo de tentar engravidar. Esse monitoramento do Hospital com a obstetrícia é muito bacana”.
Biopsia de medula
O HPM é o único local da cidade que faz a biópsia de medula óssea. “Quando o paciente tem a indicação de investigação de doenças relacionadas, conseguimos fazer as biópsias, com os aspirados de medula na estrutura do Hospital”. A especialista chama a atenção da população, que por qualquer alteração no hemograma, pode contar com essa avaliação, procedimentos e exames .
Cláudia ressalta que não existia essa possibilidade e que agora a população pode contar com essa assistência. “Sendo assim, não é necessário se deslocar para Vitória ou para Cachoeiro, que são os locais mais próximos com possibilidade de oferecer esse serviço, pois conseguimos resolver grande parte da vida do paciente no Hospital”.
Esta parceria da profissional começou aproximadamente há um ano, quando a especialista foi até a instituição. “Eu sabia que a cidade não tinha hematologista e eu conversei com a diretora Esla, para saber se o Hospital teria interesse em iniciar os serviços de hematologia na unidade, oferecendo essa parte ambulatorial e de procedimentos. A resposta foi positiva, começamos e o trabalho tem evoluído, resolvendo cada vez mais essas condições hematológicas no Hospital”.
Quem é Cláudia Stein
Cláudia Stein é especialista em doenças relacionadas ao sangue. Formada há 10 anos em medicina, ela fez especialização em hematologia na Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes e trabalha no Centro de Referência de Hematologia e Hemoterapia Estadual, em Vitória. Cláudia está iniciando novos projetos em Venda Nova e explica um pouco aos leitores as doenças relacionadas ao sangue e quando se deve procurar um hematologista.