Português (Brasil)

Especial HPM - O acolhimento da família após a chegada do bebê

Especial HPM - O acolhimento da família após a chegada do bebê

No atendimento ambulatorial, MARIANA VENTURIM DE SIQUEIRA atua na pediatria geral e na puericultura e, na maternidade do HPM, faz assistência à sala de parto, acompanhando o bebê desde o nascimento até a alta para casa

Compartilhe este conteúdo:

Desde que a pediatra Mariana Venturim Siqueira passou a atuar em Venda Nova, ela se envolveu numa rotina de atendimentos no HPM desafiadora e ao mesmo tempo prazerosa, pois está inserida numa equipe unida, com bastante troca e diálogo, como ela mesma define. “Seguimos rigorosamente protocolos com as melhores evidências científicas disponíveis para o atendimento dos bebês que nascem ali ou necessitam de internação”.

A pediatra ressalta que a equipe também conta com equipamentos modernos na sala de parto. “A maternidade funciona com tudo que é necessário no momento do parto para dar o suporte aos bebês, caso venham precisar de algum tipo de ajuda após o nascimento”.

Mariana se recorda que a parceria dela com o HPM se iniciou há pouco mais de um ano. “Houve uma identificação por termos condutas semelhantes e por seguirmos os protocolos baseados em evidências, evitando achismos e condutas divergentes. Falamos a mesma língua e prezamos por um atendimento de qualidade”.

No ambulatório, Mariana faz em seu consultório privado atendimentos de pediatria geral e puericultura, que é o acompanhamento das crianças na rotina pediátrica. Ela explica que o atendimento é voltado para o acolhimento da família após a chegada do bebê, proporcionando suporte aos pais e cuidadores, e também orienta sobre cuidados, amamentação, rotina, vacinação e desenvolvimento. “É claro, conduzo as queixas e intercorrências do dia a dia, como febre, infecções respiratórias, diarreia, quedas, e as mais diversas doenças que podem surgir nessa faixa etária”.

“Faço também atendimento perinatal, que é a consulta da gestante no último trimestre, que funciona para tirar as dúvidas dos pais sobre o momento do parto e direcionar a família sobre como agir após a chegada do bebê”. 

Anexo ao seu consultório Mariana tem uma clínica de vacinação privada -  “Em nossa clínica oferecemos uma ampla gama de vacinas, fundamentais para complementar o calendário vacinal do SUS, e para grupos específicos como idosos, pessoas com doenças crônicas e viajantes para áreas de risco. Essas vacinas costumam oferecer versões mais modernas e eficazes, ampliando ainda mais a proteção”,  ressalta.

 

Quando procurar o Hospital

A pediatra também faz orientações de quando procurar o Hospital. “Toda criança merece e deve ter 'um pediatra para chamar de seu', e o profissional escolhido pelos pais sempre deve ser comunicado quando surgir alguma intercorrência para que possa dar orientações”.

Mariana esclarece que, na grande maioria das vezes, as intercorrências na pediatra são resolvidas ambulatorialmente. No entanto é importante observar sinais de gravidade. Febre acima de 39.5 graus ou febre persistente por mais de três dias consecutivos sempre deve ser avaliada. Também devem ser avaliadas de imediato crianças com dificuldade para respirar, com vômitos que não cessam após a medicação, muito prostrada e com comportamento diferente do habitual, que não aceitam ingerir líquidos ou leite materno.  Em todos estes casos, os pais devem procurar o atendimento no pronto-socorro mais próximo.

Compartilhe este conteúdo: