Especial HPM - A importância da endocrinologia pediátrica
Kátia Salazar, médica pediatra com especialização em endocrinologia pediátrica, reforça a afirmação que a endocrinologia pediátrica é uma especialidade médica que desempenha um papel fundamental na vida de muitas crianças e adolescentes. Ela se dedica ao diagnóstico e ao tratamento de distúrbios de glândulas endócrinas responsáveis pela produção de hormônios que podem afetar o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos e acompanha de perto todas as mudanças que ocorrem ao longo das fases da infância e adolescência.
“É uma área que vai além dos tratamentos, pois lida com as emoções, sonhos e o futuro dos pacientes e suas famílias”, afirma a profissional, cuja especialidade a torna uma aliada essencial, ao ajudar a criança a crescer de forma saudável e alcançar todo o seu potencial de crescimento.
Problemas mais recorrentes
São inúmeras as condições que levam os pais a buscarem a avaliação de um endocrinologista pediátrico. Kátia cita alterações no crescimento, sinais de puberdade que surgem muito precocemente, alterações relacionadas a glicose, colesterol e função da tireoide, obesidade, dentre outras.
“As patologias mais comuns consistem nos distúrbios do crescimento (baixa ou alta estatura), colesterol alto, obesidade infantil, diabetes (em especial, diabetes tipo 1), alterações na puberdade (puberdade precoce e atrasada), doenças de tireoide (como o hipotireoidismo), da hipófise, da adrenal e do metabolismo ósseo, distúrbios da diferenciação sexual, dentre outras”.
Ela ainda informa que a especialidade também engloba doenças congênitas, como hiperplasia adrenal congênita e hipotireoidismo congênito. Ambas podem ser diagnosticadas no teste do pezinho já nos primeiros dias de vida. “Ao identificar e tratar problemas endócrinos precocemente, o endocrinologista ajuda a prevenir complicações futuras, proporcionando uma infância mais tranquila e um crescimento saudável”.
Porque procurar um endocrinologista pediátrico?
Geralmente, durante o acompanhamento da criança, o pediatra detecta alterações e encaminha o paciente para o especialista. Porém, os pais que desejarem também têm autonomia para procurá-lo.
Diferentemente da endocrinologia clínica para adultos, a endocrinologia pediátrica se concentra nas necessidades específicas das crianças, que têm um organismo em constante transformação. A abordagem é sensível e personalizada, pois cada fase do desenvolvimento infantil requer um olhar cuidadoso e especializado.
Por tudo isso, a endocrinologia pediátrica é uma área que vai muito além de medicamentos. “Busca orientar, acolher e tranquilizar as famílias, pois seu impacto ultrapassa o consultório. A especialidade toca diretamente na qualidade de vida das crianças, ajudando-as a superar desafios, desenvolver-se plenamente e viver uma vida mais saudável”.
Quem é Kátia Salazar
Kátia Salazar cursou farmácia na Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG) de 2004/2 até 2009/2. Em seguida, fez Medicina na Multivix, em Vitória, se formando em 2014. Cursou residência médica em pediatria em São Paulo (HRC) e depois se especializou em endocrinologia pediátrica no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), em Belo Horizonte, concluindo em fevereiro de 2020.