Português (Brasil)

Especial HPM - Coordenadora da pediatria do Hospital também atua na assistência médica

Especial HPM - Coordenadora da pediatria do Hospital também atua na assistência médica

A pediatra LÍVIA GALVÃO fala da conexão com as crianças e suas famílias

Compartilhe este conteúdo:

Desde o início de 2023, o Hospital Padre Máximo passou a contar com uma filha da região para coordenar o setor de pediatria: a médica Lívia Haydée Magnago Galvão, natural de Castelo. “A pediatria sempre foi mais do que uma escolha profissional para mim. Costumo dizer que ela me escolheu. A conexão com as crianças e suas famílias é, sem dúvida, o que torna essa trajetória tão significativa e me motiva a continuar dedicando minha vida ao atendimento pediátrico”.

"Na UTI neonatal, encontrei minha maior paixão. Cuidar de bebês tão frágeis, em momentos tão delicados, e acompanhar sua transformação em crianças saudáveis fazem parte de uma experiência profundamente gratificante. A jornada, repleta de desafios e conquistas, me inspira a cada dia."

Devido aos estudos, Lívia Galvão mora fora de Castelo há muitos anos. Ela confessa que se mudou para Venda Nova motivada pelo crescimento constante da cidade e, principalmente, do Hospital Padre Máximo, que está se destacando como referência da região.

A coordenadora da pediatria do Hospital explica que a equipe de pediatria é responsável pelos atendimentos na maternidade. “Realizamos assistência na sala de parto aos recém-nascidos e seguimento até a alta hospitalar”.

Lívia Galvão afirma que o Hospital é referência para pré-natal de baixo risco da região. “Oferecemos um serviço de qualidade na assistência neonatal, seguindo as diretrizes da reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria”.

De acordo com Lívia, na maternidade as doenças dos recém-nascidos mais comuns são icterícia neonatal e desconforto respiratório. “Os casos de maior complexidade e que necessitam de cuidados intensivos são encaminhados para UTI neonatal dos hospitais referenciados”.

 

No consultório

Lívia iniciou atendimentos em seu consultório no Centro de Venda Nova. O foco está em acolher as famílias com um atendimento individualizado. “Nossos filhos são o que temos de mais precioso na vida, a quem dedicamos nosso tempo, trabalho e amor. Ter um bom pediatra para confiar a saúde e dividir os anseios traz tranquilidade aos pais”.

 

A importância do pediatra na sala de parto

A presença do pediatra na sala de parto é uma questão de extrema importância para o bem-estar do recém-nascido e para uma boa adaptação à vida extrauterina, pois envolve o cuidado do bebê desde os primeiros minutos de vida.

Portanto, é fundamental que os pais saibam a importância de ter um pediatra na sala de parto e se planejem para garantir que seus bebês tenham acesso a esse cuidado tão importante para o início de sua vida.

 

A importância dos cuidados pré-natais

A assistência à saúde do bebê inicia antes mesmo do nascimento, ou seja, começa durante o pré-natal pediátrico. Assim, a gestante deve realizar acompanhamento médico não apenas com a obstetra, mas também com o pediatra, rotina que pode ser iniciada no terceiro trimestre. Nesse momento, além de começar a estabelecer um vínculo com o profissional que vai cuidar de seus filhos durante toda a infância e adolescência, os pais recebem orientações do nascimento para se prepararem para o parto e a chegada do filho, um momento cheio de emoções e expectativas.

 

Nascimento seguro: médico pediatra na sala de parto

O pediatra é capacitado para fazer uma avaliação imediata do recém-nascido logo após o nascimento, estimulando o contato pele a pele e a amamentação durante a primeira hora de vida quando o bebê nasce com boa vitalidade.

Já aqueles que apresentam qualquer dificuldade de adaptação ao meio extrauterino recebem avaliação e intervenção médica imediata se necessário, que pode ser desde um simples aquecimento do recém-nascido, monitorização e administração de medicamentos até manobras de reanimação.

Além disso, a presença do médico pediatra na sala de parto oferece suporte e tranquilidade aos pais, com a oportunidade de fazer perguntas, receber orientações e esclarecer dúvidas após o nascimento do bebê. Ou seja, essa prática contribui para um ambiente mais seguro, acolhedor e confiante durante esse momento tão especial.

 

 

Compartilhe este conteúdo: