Equipe do HPM celebra a manutenção da Acreditação ONA nível 1
Desde 2023 o Hospital Padre Máximo pertence a um grupo restrito formado por menos de 9% dos hospitais brasileiros acreditados
Nos dias 27 e 28 de agosto de 2024, o HPM passou pela visita de manutenção da acreditação hospitalar. De acordo com a diretora Esla Lessa Borba, a visita já era esperada, pois oito meses após a conquista da Certificação do Hospital é agendada uma nova visita, ordinária, com nova avaliação. Esta auditoria é para certificar que o hospital mantém os critérios de qualidade e segurança da assistência à saúde, de acordo com os padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação- ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação ONA I foi homologada em 15 de dezembro de 2023, após a auditoria dos dias 30 de novembro a 1º de dezembro de 2023.
Após a avaliação da manutenção da acreditação, em agosto de 2024, toda equipe do HPM celebra a manutenção da Acreditação ONA nível 1. A conquista faz parte do objetivo para este ano, que reafirma o compromisso do Hospital com a excelência nos serviços e a segurança do paciente. “Esta conquista é o resultado de um esforço contínuo e da dedicação incansável de todos os profissionais, que trabalham diariamente para superar os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA”, explica Esla.
Conforme a Federação Brasileira dos Hospitais – FBH, o Brasil tem 7.191 hospitais e, deste total, menos de 9% possuem algum tipo de acreditação de qualidade dos seus processos. “O Hospital Padre Máximo pertence desde 2023 a um grupo restrito em que estão menos de 9% dos hospitais brasileiros acreditados. Foi o quinto hospital filantrópico a ser acreditado no Estado do Espírito Santo e, com muito orgulho o Grupo IBES reconhece o esforço da direção e o desempenho de sua equipe, bem como da contribuição de toda sociedade, a qual não mede esforços em participar para que o Hospital Padre Máximo se tornasse referência em qualidade no Espírito Santo”, explicou Vivian Giudice, diretora executiva do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde - Grupo Ibes.
Cleto Venturim, presidente do Conselho Administrativo do Hospital, faz questão de mencionar que “é uma grande conquista para o Hospital Padre Máximo continuar a fazer parte desse seleto grupo, com pouco mais de 400 hospitais brasileiros, posição que coloca a instituição no mapa da saúde de excelência no país”.
Visita de avaliadores
Durante a visita de três avaliadores do Grupo Ibes no final de agosto, diversos processos e requisitos do Hospital foram averiguados para a manutenção da Acreditação Nível 1 da ONA. “A Acreditação ONA é um importante reconhecimento de qualidade e segurança em serviços de saúde, que atesta o compromisso da instituição com processos seguros e uma gestão voltada para a melhoria contínua, oferecendo serviços de excelência para seus pacientes e a comunidade”, ressalta Esla.
Durante os dois dias de avaliação, os representantes do Grupo Ibes analisaram detalhadamente diversos aspectos do Hospital, incluindo a qualidade do atendimento, a segurança do paciente, a gestão de riscos e a infraestrutura. A equipe do Hospital se preparou intensamente para essa avaliação, revisando processos, realizando treinamentos e garantindo que todos os padrões exigidos pela ONA fossem rigorosamente cumpridos.
Esla avalia que o resultado da avaliação foi extremamente positivo, confirmando que o HPM continua no caminho certo em sua jornada de excelência. “A manutenção da Acreditação Nível 1 reforça o compromisso da instituição em oferecer um atendimento de qualidade, seguro e humanizado”.
“Todas as equipes estavam muito bem preparadas. Foram dias muito produtivos e enriquecedores, nos quais apresentamos a rotina do nosso dia a dia, os métodos e protocolos utilizados e que resultam em uma prestação de serviços qualificada e segura, totalmente voltada aos princípios da instituição”, relata Luiza Ambrosim, coordenadora da qualidade do Hospital.
“A direção do Hospital Padre Máximo agradece a todas as equipes pelo empenho e dedicação que tornaram esse sucesso possível. O Hospital segue firme em sua missão de ser uma referência em saúde na região, sempre priorizando o bem-estar, a qualidade e a segurança de seus pacientes, e em breve alcançaremos o próximo passo, o nível 2”, reforça otimista Esla.