Português (Brasil)

HPM - Comitê de Experiência do Paciente completa um ano

HPM - Comitê de Experiência do Paciente completa um ano

Compartilhe este conteúdo:

O Comitê de Experiência do Paciente é uma iniciativa existente em pouquíssimos hospitais do Brasil. Em julho de 2024, o que representa os pacientes atendidos pelo Hospital Padre Máximo completou um ano, registrando reuniões mensais. Com uma equipe participativa que soma ideias, sugestões e um diálogo franco e transparente entre profissionais que atuam no Hospital, o Comitê é formado por representantes da comunidade, que foram pacientes ou acompanhantes.

Desde a primeira reunião, as pautas são discutidas entre os membros e a reunião se dá dividida em três tempos. No primeiro, o Hospital apresenta as pendências da reunião anterior, as ações tomadas e as ideias sugeridas pela equipe no mês anterior, com as realizações ou, até mesmo, as dificuldades na execução. No segundo momento, o Hospital leva atualizações, novas rotinas e situações que aconteceram e merecem destaque ou precisam de análise do Comitê, como sugestões de pacientes deixadas na pesquisa de satisfação ou situações que geraram ouvidorias e as tratativas envolvidas na resolução. O terceiro e último tempo é o momento em que os representantes da comunidade levam as demandas externas recebidas, desejando ouvir explicações ou sugerindo ações para mitigar os problemas elencados.

As reuniões têm se tornado um momento de muito amadurecimento para todos, na qual, com muita transparência, é feita uma importante troca de informação. Também é construído um senso de pertencimento, que é compartilhado entre todos os representantes do Comitê, sejam profissionais do HPM ou representantes da comunidade. A experiência do Comitê tem gerado um aprendizado mútuo, com a finalidade de melhorar ainda mais os serviços prestados, sob a perspectiva do cliente, e tem sido extremamente enriquecedor para todos.

O advogado Antônio José Pereira de Souza, membro do Comitê desde a segunda reunião, afirma que ao participar do grupo, passou a ter acesso mais completo sobre o funcionamento, a modernização dos equipamentos e o gerenciamento atualizado do Hospital. “Adquiri mais capacidade de divulgar o serviço de excelência hoje prestado à população e também posso levar à diretoria as reivindicações e sugestões que possam servir para a melhora na prestação de assistência à saúde da população”.

Quem também vê o Comitê como um elo da comunidade com o HPM é o empresário Acácio Cora. “Participar nos permite conhecer melhora a capacidade do Hospital de atendimento, suas dificuldades e limitações, além de acompanhar os grandes avanços em tecnologia, adequação de espaços, qualificação e formação dos profissionais que lá dedicam e entregam suas vidas para salvar outras”.

Para Cora, o Comitê tem uma função importante, tanto para a entidade quanto para os usuários. “É um olhar de fora, que sugeri, indica e ajuda a buscar soluções para a eficiência e resultado. A função dos membros do Comitê, ouvindo relatos sobre sua experiência como paciente ou acompanhante, sejam positivas ou negativas, é sugerir à direção de algumas ações, potencializando o que é bom e corrigindo os procedimentos que não foram bem avaliados”.

Luciana Entringer, técnica em enfermagem que atua na Ama, conta que foi convidada a fazer parte do Comitê de Experiência assim que foi iniciado, há um ano. “Desde então, tenho procurado, junto com o grupo, estar mais atenta às demandas que são colocadas em pauta em nossos encontros. Dessa forma, eu tenho mais argumentos para responder alguns questionamentos de usuários que chegam até mim, assim como aos de outros colegas, sobre atendimentos, fluxo de funcionamento do Hospital Padre Máximo e as conquistas da entidade”.

Ela observa que, nesse tempo em que está acompanhando mais de perto, tem percebido melhorias e o empenho da gestão em ter um olhar mais atento às demandas da comunidade que leva e coloca. “Agradeço como usuária e também como parte do Hospital, onde fui funcionária por 10 anos. Além disso, posso afirmar que o grupo do Comitê está unido para buscar sempre melhorias para os usuários junto ao Padre Máximo”.

Compartilhe este conteúdo: