Português (Brasil)

HPM: Homenagem às Voluntárias

HPM: Homenagem às Voluntárias

Compartilhe este conteúdo:

O mês de agosto foi para festejar os 45 anos de existência de um trabalho importante e inspirador, o das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo. E o Hospital, a instituição beneficiada diretamente pela atuação dessas mulheres, prestou uma homenagem com a finalidade de deixar registrado o seu reconhecimento.

No último dia 22 de agosto, num gesto de reconhecimento, a direção  e membros da Comissão de Humanização do HPM compareceram na sede da Associação para homenagear as Voluntárias por sua importante contribuição para uma saúde de qualidade, humanizada e segura. “Celebramos e agradecemos à resiliência dessas mulheres que há 45 anos se reúnem com o objetivo comum de fazer o bem, praticar o amor e a caridade”, diz Esla.

“Reconheço que os benefícios dessa ação voluntária, sustentada há quase cinco décadas, para o Hospital e para os pacientes é incalculável. Somados aos recursos investidos e repassados, há todo um trabalho voluntário, social e um exemplo a ser seguido pelas atuais e próximas gerações”, ressalta.

A ação desse grupo de mulheres solidárias contribui continuamente com a doação de rouparia para o HPM, uma parceria extremamente importante, que representa cerca de 40% do enxoval utilizado. Elas também promovem a doação de um kit de enxoval, com roupinhas e outras peças, para os recém-nascidos de famílias carentes. São casos abordados pela equipe de enfermeiros, psicóloga e assistente social na maternidade do Hospital.

As demandas de rouparia são inúmeras, contemplando lençóis, fronhas, toalhas, cobertores, capotes, campos operatórios, roupas privativas, traçados, etc. Além disso, há um trabalho incansável de reparo e reaproveitamento de materiais, que só é possível, com muita dedicação e cuidado, visando o retorno e a sustentabilidade dos tecidos utilizados no HPM.

A Associação das Voluntárias compra os tecidos, os aviamentos e faz a produção, que envolve corte e costura das peças personalizadas para atender às necessidades diversas. A eficiência das Voluntárias é perceptível em diferentes momentos e um deles é quando o hospital precisa de adquirir, por exemplo, os campos cirúrgicos e os capotes operatórios utilizados no Centro Cirúrgico. “O custo é muito superior quando comprados prontos de empresas especializadas. Com o mesmo recurso que compraríamos um, elas produzem dez. Isso é apenas um exemplo de como elas multiplicam por dez os recursos empregados. O benefício é enorme com a ajuda contínua da Associação e o Hospital só tem motivos para valorizar esse trabalho e agradecer”.

Compartilhe este conteúdo: