36º Aniversário de Emancipação de Venda Nova do Imigrante - Tem Serenata Italiana em julho
O frio das noites de inverno faz parte da atração que envolve gastronomia, música e o colorido das roupas típicas
A Serenata Italiana, promovida no inverno em Venda Nova, faz parte do calendário anual de atividades culturais promovidas pela Associação Festa da Polenta- Afepol. Este ano, o evento musical está marcado para a noite de 13 julho e, quem quiser participar, basta escolher um dos quatro pontos de saída: Lavrinhas, Bananeiras, Providência/Centro e Tapera.
O evento surgiu em 2004 estimulado pelo desejo de não deixar esquecidas as cancionetas trazidas pelos imigrantes italianos e também com objetivo de reunir os voluntários e moradores em um movimento festivo e cultural mais intimista. Na época, poucas pessoas sabiam cantar as músicas e a situação de esquecimento não era maior devido ao Projeto Resgate da Cultura, lançado anos antes pela Afepol.
Numa troca de ideia de um grupo de voluntários da Festa- formado por pessoas envolvidas nos movimentos culturais da cidade- surgiu a proposta de criar um evento capaz de levar as pessoas para as ruas e envolver a comunidade. Pessoas de diferentes comunidades foram envolvidas e a ideia evoluiu para que a Serenata saísse de quatro pontos diferentes da cidade.
Os integrantes do Gruppo Folkloristico Granello Giallo foram envolvidos para reforçar o movimento em cada saída, que contava com seus sanfoneiros e violeiros. O Coral Santa Cecília e a ‘Missa das 10' foram muito importantes na consolidação da Serenata Italiana. A organização estimulou os participantes a se vestirem tipicamente.
Com uma média entre 15 e 20 pessoas em cada, pela primeira vez os grupos saíram então dos quatros pontos da cidade. O encontro da primeira Serenata foi emocionante: todos cantavam a cancioneta 'Mazziolim di Fiore' e entravam no ginásio de esportes da Escola Fioravante Caliman, que deu lugar ao Centro de Eventos para o grande encontro.
Criatividade
As ideias fervilhavam na cabeça dos voluntários. Sugiu o 'polenta móvel', o fogão que encantou a todos e, além de gerar calor, proporcionou a experiência de se comer polenta quentinha fora do espaço da cozinha. A organização foi evoluindo, produzindo livretos para que os participantes pudessem acompanhar as músicas.
Com os passar dos anos, mais e mais novidades foram surgindo e surpreendendo os participantes da Serenata Italiana. O polenta móvel passou a ser reproduzido em série e a criatividade dos moradores fez surgir outras invenções.