Português (Brasil)

'Giardino Segreto', um lugar de expressão da arte

'Giardino Segreto', um lugar de expressão da arte

A artesã e designer Maria Rita Marques criou um espaço charmoso para expor e vender o artesanato feito por ela e por alguns parceiros

Compartilhe este conteúdo:

O nome 'Giardino Segreto' faz jus ao cenário que encontramos quando passamos pelo portão e nos deparamos com muitas flores e plantas e com cadeiras, bancos e mesas espalhadas pelo gramado. O trecho, colorido e cheio de bossa, é uma prévia do que encontramos dentro da casa, um espaço especialmente preparado para exibir peças artesanais criativas produzidas pela artesã designer Maria Rita Marques.

'Giardino Segreto' está localizado em Bicuíba, em Venda Nova, mais precisamente na casinha onde morou Nilo Bragatto, que segundo Maria Rita é homenageado, assim como outros imigrantes italianos, com o nome escolhido para o lugar. 

Desde a infância, Maria Rita procurava ocupar o tempo fazendo algum tipo de arte através de reutilização. Fios e tecidos em geral, plantas orgânicas e madeira eram a suas matérias-primas prediletas para colocar em prática a sua criatividade para produzir peças de vestuários, adereços, bolsarias, de decoração e acessórias.

Há seis anos, ela e o esposo compraram um terreno em Bicuíba, onde estava erguida uma casa que, por não estar ocupada há um bom tempo, apresentava muitas avarias. Ela fez reformas e o espaço passou a ser o seu tão sonhado atelier. “Com olhar de carinho, muito trabalho e dedicação, esta casinha se transformou em um lindo jardim secreto, onde dei continuidade às entregas de encomendas, e onde é hoje o 'Giardino Segreto'”.

E o dom artístico de Maria Rita é percebido nos detalhes: na placa que indica o lugar logo na entrada, passando pela forma como as flores adornam o portal de acesso e o quintal até a forma como as cadeiras (com lindas almofadas) e mesas são distribuídas no espaço externo. Soma-se ao cenário, o barulho da água de uma pequena cachoeira que antecede o um curso d'água que atravessa o terreno. 

Maria Rita e o esposo deixaram o apartamento na área central da cidade e passaram a morar na casinha, cuja a sala foi transformada em uma espécie de espaço de exposição e loja. Ela tem parceria com a tecelã Amaryllis Archanjo e com a Associação de Artesãos de Venda Nova, abrindo espaço para o artesanato produzido por alguns associados.

Compartilhe este conteúdo: