Português (Brasil)

Controlando o diabetes com exercícios

Controlando o diabetes com exercícios

Compartilhe este conteúdo:

O diabetes é uma doença que se caracteriza por uma hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue) resultante de defeitos na secreção e/ou na ação da insulina. Dentre alguns tipos específicos desta doença o mais encontrado, mais de 90% dos casos, é o diabetes tipo 2 (DM2) que surge devido a hábitos de vida não saudáveis. Sedentarismo, má alimentação e excesso de gordura corporal são agravantes para que ocorra um acúmulo de açúcar no sangue.

Outro dado importante que deve ser destacado é que um hábito comum, infelizmente, nos dias atuais pode acelerar o surgimento desta doença. Seguir aquelas dietas "milagrosas" e viver num ciclo entre "estar de dieta" ↔ "abandonar dieta" é um agravante muito forte para desenvolver uma resistência à insulina (hormônio que "controla" o açúcar sanguíneo).

No mundo há aproximadamente 380 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes. No Brasil são quase 12 milhões. Estima-se que no Brasil, por ano, 250 mil novos casos da doença sejam confirmados. Esses são os números, segundo a Federação Internacional de diabetes, desta doença em todo o mundo. Estima-se que até o ano de 2035, um em cada dez adultos será diabético.

Para evitar o surgimento do diabetes o caminho a ser seguido é controlar a alimentação, ingerindo menos gordura, açúcar e sal, e incluir atividades físicas na sua rotina diária.

O diabetes é considerada uma doença, de fácil controle, desde que o diabético seja fiel ao tratamento. Os três fatores: alimentação regrada, exercício físico e medicamentos, também serão essenciais para que o indivíduo conviva com a doença sem que esta lhe traga dificuldades. Isso porque o excesso de açúcar pode comprometer outros órgãos do corpo, como a visão, os rins e neurônios, causando a falência destes.

Com relação aos exercícios físicos o ideal é "diluir" a quantidade deles no decorrer da semana ao invés da pratica intensa e isolada em apenas um dia. Atividades físicas praticadas diariamente ajudam a manter os níveis de glicemia mais baixos e por isso apresentam melhores resultados. Caminhadas, pedaladas, natação, musculação, todo tipo de exercício pode ser considerado para ajudar no controle da glicemia, mas é claro, sua execução deve ser planejada para que as respostas fisiológicas de uma não atrapalhem o rendimento das outras.

O exercício físico é etapa fundamental no processo de controle da glicemia no sangue, pois além de todos os benefícios comuns a indivíduos normais, para o diabético, especificamente, o grande trunfo é que o exercício físico possibilitará uma redução da dosagem de consumo de insulina, desde que seja bem orientado e constante.

Mas alguns cuidados devem ser observados antes do diabético iniciar sua rotina de exercício físico diária. O principal delas é aferir o valor de glicemia, sim o diabético tem que medir sua glicemia todos os dias, que deve estar dentro de padrões seguros (que serão apresentados na tabela abaixo) além de aferir também a pressão arterial (valores devem estar abaixo de 180mmHg/ 110mmHg). Cabe ressaltar que uma atenção que deve ser tomada é evitar a prática em extremos de temperatura, assim como também variações muito bruscas desta. Estando o diabético “compensado” a prática deve ser iniciada.

O acompanhamento deve ser diário e anterior a pratica de exercícios físicos, sendo estes contraindicados se qualquer um dos pontos destacados acima estiver fora do padrão.

 

Dudu Altoé

Personal Trainer

CREF.: 002126-G/ES

Especialista em treinamento físico para grupos especiais

 

Compartilhe este conteúdo: