Sebrae/ES colabora com projeto do Ifes e Convention de mapeamento de rotas turísticas da Região Serrana
Com análise e elaboração da comunicação visual da rota, o Sebrae/ES elaborou um portfólio das 25 rotas, que será disponibilizado como e-book nos sites das instituições envolvidas
Foi aprovado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) o projeto Mapeamento, Identificação e Fortalecimento das Rotas Turísticas das Montanhas Capixabas.
Desenvolvido de dezembro de 2022 a dezembro de 2023, o projeto vai lançar um e-book com a compilação das informações das rotas. Considerando as potencialidades resultantes do projeto, o impacto positivo que irá gerar nas rotas e, principalmente, nos empreendimentos turísticos inseridos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) colaborou com o projeto na sua última etapa: a identificação visual das rotas.
A responsável por esse projeto, que atendeu 25 rotas na região, foi a coordenadora de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Venda Nova do Imigrante, Zamora Cristina dos Santos. Também foi do Ifes, em parceria com o Convention Montanhas Capixabas, o desenho da metodologia do mapeamento a partir de uma necessidade identificada referente à carência de dados do turismo na região.
As 25 rotas estão localizadas em Marechal Floriano, Vargem Alta, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Castelo e Venda Nova do Imigrante. “Analisamos e verificamos a necessidade de elaboração da comunicação visual da rota, marca e identificação. Além disso, preparamos um portfólio das rotas, como um e-book incluindo as informações e fotos. Esse material provavelmente ficará disponível nos sites do Ifes, Sebrae/ES, das secretarias de Turismo e da Associação Montanhas Capixabas Turismo & Eventos”, detalha a gerente da unidade Regional Serrana do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu.
O projeto fez o mapeamento geográfico das rotas turísticas, um diagnóstico estrutural de cada uma, tal como quantidade e tipos de empreendimentos participantes. Também realizou uma etapa referente à verificação da existência do registro das marcas e elaboração de uma identificação visual das rotas, sendo um primeiro passo para o fortalecimento, permitindo subsidiar intervenções necessárias para melhorar a promoção dos serviços turísticos da região.