Português (Brasil)

10 anos de Coffee Design: experiência familiar e abertura para o mercado internacional

10 anos de Coffee Design: experiência familiar e abertura para o mercado internacional

Bento Venturim relata o início do reconhecimento do Conilon de qualidade do Espírito Santo

Compartilhe este conteúdo:
Bento Venturim fala de sua experiência como cafeicultor radicado no Norte do Estado e também como presidente do Sicoob Espírito Santo.
No mês de agosto de 2018, ele foi admitido  como associado da *BSCA. “Fui o primeiro produtor de canéfora a
ser admitido em uma associação de cafés especiais e a BSCA foi a primeira associação
a admitir  associado produtor de café canéfora no mundo”, conta sobre as vitórias do conilon.

Depois de muitas experiências a família de Bento Venturim, presidente do Sicoob Espírito Santo, iniciou em 2007 os trabalhos com café conilon de qualidade no Norte do Espírito Santo. “Eu, que venho da região de montanhas, de família de Venda Nova e já acostumado com o sistema de produção do café arábica, cheguei na região de café conilon e nunca me conformei que esse café não tivesse as qualidades reconhecidas do arábica”. 

Devido à sua cultura ancestral de cultivo, Bento levou para o Norte o mesmo modo caprichoso de manejo do arábica. “A partir desses conceitos eu estimulei meus filhos para que eles continuassem essa caminhada. Em 2012 começamos a fazer um pouco mais desses cafés fermentados, cereja descascado. Tudo aí acompanhando e copiando mesmo o que de bem-feito o pessoal do arábica fazia. Sabíamos que se o pessoal do arábica não fizer as coisas direito não sai café bom. E se fizer bem-feito, vai sair bom”.

Ele conta que em 2017, depois de experiência de uma década em busca de qualidade, a família teve uma grande oportunidade. “Contratamos o Ifes de Venda Nova, representado pelos professores Aldemar e Lucas, para fazer uns experimentos para trabalhar a fermentação. Esta prática já estava encaminhada, na mesma ideia de que o pessoal do arábica fazia. Antes, em 2016, também contratamos o norueguês Eystein para orientar sobre torra de conilon. O nosso objetivo era  iniciar também este processo”. 

O Ifes e o conilon

Enquanto Lucas trabalhava com os filhos de Bento na parte burocrática do contrato, Aldemar o chamou em uma conversa particular para o colocar a parte da situação do Ifes no preparo de um evento internacional, a etapa do Cup of Excellence no Brasil 2017. “Ele me disse que precisavam do apoio do Sicoob para o Ifes fazer tal evento. Um dos parceiros teria deixado a organização na mão. Só que o Sicoob já estava patrocinando o encontro e, depois de muito dizer não, eu tive uma iluminação e coloquei um desafio para o pessoal do Ifes”.

Para início de conversa, Bento pediu que no evento em Venda Nova, que era referente ao café arábica, fosse incluído alguma atividade ou debate referente ao café conilon. “Diante do desafio dado, eles retornaram entusiasmados para Venda Nova e logo formularam uma proposta junto aos contatos internacionais: colocar depois do evento a possibilidade de que os provadores (ou parte deles) visitassem a região do conilon. A ideia era conhecer um pouco as lavouras e algumas experiências já feitas”.

Bento acompanha à distância as conquistas do Coffee Design para a cafeicultura. No entanto, ele afirma com segurança que para o café conilon este trabalho está sendo de grande importância. “Posso dizer que a partir de 2017, na cozinha de nossa casa, tivemos uma virada de folha. Após o evento de Venda Nova, 12 ou mais provadores internacionais de café vieram para o Norte do Espírito Santo e, a partir desse momento, eu e meus filhos já começamos a exportar uma remessa de café pra Rússia. Era pouco, 15 sacas de café- pois começamos a exportação desses cafés especiais de micro lotes- e hoje nós temos a possibilidade de exportar contêiner de café. Estamos fazendo quantidade e qualidade do café conilon. E isso hoje parece que não tem mais volta”.   

Após o Cup of Excellence de 2017, o Sicoob Sul-Serrano e o Sicoob Conexão passaram a fazer esses aportes para os projetos de pesquisa e extensão relacionados ao café tocados pelo Ifes de Venda Nova. “Esses 10 anos do Coffee Design não partiram de nenhuma ideia iluminada nossa e, sim, simplesmente fizemos estímulos e apoiamos as iniciativas. O Aldemar e Lucas tinham essa intenção de incrementar e nós tivemos a oportunidade de apoiar através do patrocínio do Sicoob”. 

 

* Brazilian Specialty Coffee Association - BSCA são as iniciais da sigla que em inglês significa Associação Brasileira de Cafes Especiais, que é filiada.

Compartilhe este conteúdo: