Sebrae nas Montanhas Capixabas consolida foco no turismo de experiência
Escritório atende dez municípios da região, que esbanja potencialidade com belezas naturais e diversidade cultural
No final do ano passado, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) inaugurou uma nova sede nas Montanhas Capixabas, localizada em Venda Nova do Imigrante. Com acesso fácil e instalações mais amplas, o espaço mira a crescente demanda dos empreendedores da região.
“A gente já tem uma agência em Venda Nova há quase 14 anos, e agora estamos instalados em local mais acessível, central e espaçoso, com lab e um auditório que acomoda mais pessoas. Além disso, a região de montanhas tem grande vocação para o turismo, e o novo escritório está focando 70% dos seus esforços para ações voltadas para o segmento”, destaca a gerente da regional Serrana do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu.
A região de montanhas já vem contando com forte atuação do polo de Turismo de Experiência do Sebrae, que apoia empreendedores com consultorias e capacitações para que seus negócios possam oferecer experiências únicas aos visitantes. “O foco é desenvolver metodologias do turismo de experiência para serem disseminadas em todo o Brasil. Assim sendo, o polo é de extrema importância para todo o Sistema Sebrae, visto que aqui temos cases que podem ser replicados em todos os estados”, explica a gerente.
Potencial turístico em ascensão
Com o foco no turismo sendo fortalecido, a proposta do Sebrae/ES é contribuir para o desenvolvimento da economia do estado, por meio dos pequenos negócios desse segmento, de maneira contínua. “Sabemos que a atividade é muito transversal e temos muito potencial na região pelas nossas belíssimas paisagens e pela diversidade cultural da população. Já temos uma boa rede hoteleira, uma boa rede de restaurantes, com excelente gastronomia, e vale lembrar que Venda Nova é a capital nacional do agroturismo”.
A tradicional feira RuralturES, marcada para setembro, também estará em novo local: o distrito de Pindobas. O Sebrae/ES, com diversos parceiros, está trabalhando para que Pindobas seja transformado no primeiro distrito turístico do Espírito Santo.
Este ano, com a RuralturES, o Sebrae espera envolver no espaço da feira mais empresas e atividades de turismo de experiência. Com essas ofertas, o visitante terá condições de vivenciar diversas experiências, como o tropeirismo, a imersão na cultura italiana, os cafés especiais, as cervejas artesanais, entre outras atrações.
Diante da nova proposta do Sebrae nas Montanhas Capixabas, o escritório abre espaço para que todos os empreendedores do trade turístico procurem pelo seu atendimento. “Estamos preparados para apoiar com consultorias, cursos e orientações para desenvolver cada vez mais estabelecimentos como hotéis, pousadas e restaurantes. Assim vamos colocar de vez a região de Montanhas Capixabas em evidência para todo o território nacional e, quem sabe, internacional”, afirma Patrícia.