Português (Brasil)

IJBS elege nova presidente e lança novidades para 2024

IJBS elege nova presidente e lança novidades para 2024

Marlene Piazzarollo Zandonadi estará à frente do Instituto nos próximos três anos

Compartilhe este conteúdo:

No último dia 19 de janeiro, Marlene Piazzarollo Zandonadi foi eleita diretora-presidente do Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS), instituição que envolve 18 entidades filantrópicas espalhadas em 11 municípios da Região Serrana do Espírito Santo. A eleição traz pela primeira vez à presidência uma moradora de Venda Nova, cidade onde fica a sede da instituição.

Marlene tem raízes no trabalho voluntário e, em especial no IJBS, pois ela atua no Instituto desde 2001, quando iniciou os trabalhos como superintendente executiva. Sua atuação começou bem antes da instituição (que era Sociedade dos Amigos do Espírito Santo - Sades) receber o nome da saudosa Dona Jutta. Desde 1983, quando a conheceu, Marlene (como liderança entre as Voluntárias Pró-HPM) passou a ser sua parceira em projetos sociais.

 

Lagarto, socol e polenta

E 2024 já começa cheio de novidades no Instituto Jutta. Em maio, em São Paulo, o IJBS lança no Bazar da Absolutamente Necessaire/RI Design, sua nova coleção “Lagarto, Socol e a Polenta Nossa de Cada Dia”, que destaca ícones culturais da Região Serrana onde atua a instituição. A coleção contou com a curadoria do design de artesanato, Renato Imbroisi, autor dos desenhos e com os riscos e bordados das voluntárias da Escola de Bordados do IJBS.

Toalhas de mesa, panos de prato, guardanapos, caminhos de mesa e americanos destacam a culinária e a tradições das montanhas capixabas. Como não poderia ser diferente, os desenhos fazem alusão à Festa da Polenta, às massas e ao socol, ícones culturais e gastronômicos trazidos e mantidos pelas famílias de imigrantes italianos. O socol, um embutido de lombo suíno, possui a Identidade Geográfica (IG), garantindo a sua procedência exclusiva de Venda Nova do Imigrante. 

 

Em homenagem à Jutta

Outra novidade, ainda em curso, o projeto da coleção “As Canções do Céu, uma Coleção Bordada com Amor e Asas”, promete peças lindas para homenagear Jutta. “Dona Jutta gostava muito de pássaros, uma figura que sempre era presente em seus trabalhos manuais”, recorda-se Marlene. A previsão é para lançar ainda este ano.

Marlene conta que o Instituto teve acesso a estes desenhos através de Monika Batista (filha de Dona Jutta), que hoje é vice-presidente da instituição. “Ela nos enviou este arquivo. Então resolvemos homenagear esta pessoa que tanto fez por tanta gente. Eu acho que vai ser um sucesso e uma boa oportunidade de a gente reavivar a presença de Dona Jutta, que sempre orientou nossas produções. Toda essa alegria, vivacidade e bom gosto representa a forma como Dona Jutta escolheu lutar e fazer o bem”.

 

Sobre o IJBS

O IJBS, fundado em 14 de junho de 1983, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo o assessoramento à associações e grupos de voluntários em 11 municípios da Região Serrana do Espírito Santo. A Instituição também desenvolve projetos sociais para crianças e adolescentes, contribui na geração de emprego e renda e no resgate da cultura local. 

Compartilhe este conteúdo: