Português (Brasil)

Exercício físico e a rabdomiólise

Exercício físico e a rabdomiólise

Compartilhe este conteúdo:

Amplamente divulgada no fim de outubro a situação de uma “influencer” que deu entrada na UTI após fazer uma atividade física. Aos que não se aprofundaram na notícia, cabe uma explicação.

Primeiramente a pessoa em questão estava há um tempo inativa e foi convidada por uma amiga para uma aula coletiva.

Junta-se a isso que: não houve avaliação física; como se tratava de uma aula coletiva não houve individualização dos estímulos, apenas a famosa 'aula experimental'. Em resumo, não houve um planejamento específico da dose de exercício a ser aplicada para ela.

Relatos apontam que a pessoa ao fim da aula experimental já apresentou sintomas típicos da rabdomiólise: um cansaço excessivo, dores musculares extremas e, o sinal mais importante, urina escura o que a fez procurar um hospital.

Aliás, das escolhas que esta “influencer” teve, essa foi a mais sensata e prudente que ela poderia ter.

A urina desta cor é um indício que os rins estavam sobrecarregados.

Mas o exercício causou a rabdomiólise? Sim, mas isso acontece apenas se for mal planejado. Explicando: durante os exercícios físicos os músculos sofrem microlesões em suas células, findado o exercício e nos dias posteriores a este, o organismo “trabalhará” para reestabelecer essas células e produzir novas afim de suportar aquele estímulo a que foi submetido. Esse é processo natural de adaptação e é ele que os professores almejam ao prescrever um treinamento.

Após essa consolidação, novos estímulos, mais fortes são impostos e assim se progride fisicamente.

Você já deve ter percebido que no caso destacado o equívoco se deu, pois, a pessoa executou uma carga (tanto em intensidade como em quantidade) de exercícios muito além da sua capacidade física.

Um estímulo muito forte, muito além das capacidades físicas da “influencer”, produziu muitas microlesões musculares que ocasionaram em cascata uma também muito grande quantidade de mioglobina (e outras organelas) sendo despejada na corrente sanguínea. Sobrecarregando os rins.

A rabdomiólise é perigosa e pode ocasionar insuficiência neste órgão sendo necessário por vezes fazer diálise e se não for tratada levar até mesmo a óbito.

Exercício físico é a ferramenta mais acessível que temos para conseguir saúde e permanece aquela máxima que sempre me baseio para escrever sobre ele e defendê-lo.:“-Não existe atividade física ou exercício físico proibido, o que deve ser considerado é o status físico do praticante”.

Em todo treinamento é fundamental considerar quem o irá praticar, conhecer os limites físicos para prescrever a dose ideal que promoverá avanço de maneira segura. Periodizar estímulos e ir progredindo aos poucos.

 

Dudu Altoé

Personal Trainer

CREF.: 002126-G/ES

Especialista em treinamento físico para grupos especiais

 

Compartilhe este conteúdo: