A evolução da Festa da Polenta em 45 anos de experiência
O lançamento do livro “Festa da Polenta - 45 anos de Voluntariado, Filantropia e Cultura” foi lançado na noite de 5 de outubro no Centro Cultural Máximo Zandonadi, em Venda Nova. De autoria da jornalista Lilia Gonçalves, o livro mostra a evolução do evento tomando como linha do tempo o mandato dos presidentes. A publicação também explica o funcionamento da Festa, fala de seus atrativos e traz curiosidades, sendo que parte delas relatada pelo ex-presidente e voluntário José Luiz Moysés.
O evento contou com a presença da maioria dos ex-presidentes, de toda atual diretoria, dos representantes do Sicoob Sul-Serrano, que patrocinou o projeto, e do prefeito Paulinho Minetti. Todos tiveram oportunidade de falar e a cerimônia no palco do auditório foi rápida, passando em seguida para a noite de autógrafos, no térreo do Centro Cultural.
Livro em formato digital
Depois de preparado para impressão, o artista gráfico Paulo Henrique Porto, o Pepê, preparou o livro “Festa da Polenta- 45 anos de Voluntariado, Filantropia e Cultura” no formato digital. Nesta concepção que lhe confere mais liberdade criativa, o artista elaborou a arte com fotos coloridas e em formato ampliado, bem como brincou mais com as cores e as formas.
Grande parte editorial do livro se apoiou em conteúdos produzidos pelo Jornal Folha da Terra e Revista da Polenta, feitos pela Editora. Consultar os arquivos foi uma tarefa que Elaine Cristina e Lilia Gonçalves cumpriram juntas. Entretanto as buscas nos arquivos digitais foram executadas exclusivamente por Cris, que achou verdadeiros tesouros, como as fotos da Serenata Italiana de 2005 feitas por Pepê. Ele é o autor de grande parte das fotos que ilustram a publicação, assim como as fotos dos profissionais Wanda Ferrera e Jean Davies.
Além do acervo da Editora, o livro traz novos fatos surgidos dos bate-papos com os entrevistados, que relembraram episódios esquecidos pelo tempo. Da forma como está organizado, dá ao leitor uma ideia geral de como funciona a Festa da Polenta e como dentro dela existem vários núcleos de organização.
Para ter acesso ao livro basta acessar o QR Code que está ao lado e também estará divulgado nas redes sociais da Revista e da Afepol.