Português (Brasil)

Conceição do Castelo mais enfeitada e participação popular mais expressiva na Serenata Portugália

Conceição do Castelo mais enfeitada e participação popular mais expressiva na Serenata Portugália

Compartilhe este conteúdo:

Este ano ficou mais perceptível a participação da comunidade na Serenata Portugália, que aconteceu na noite de 3 de junho em Conceição do Castelo. Os moradores e comerciantes en-feitaram as fachadas e vitrines e também marcaram presença na programação relacionada aos festejos que homenageiam as culturas dos imigrantes portugueses e italianos no município.

A Vila Portugália também esteve entre as inovações ao envolver, além dos bares e restaurantes no entorno da praça principal, os empreendedores da agroindústria e do agroturismo de Conceição do Castelo. Houve diversificação no cardápio, de modo que as culinárias típicas italiana e portuguesa estivessem presentes.

 

Moradores vão para a rua na Serenata

Elena Cassandri, 62 anos, estava entre os participantes animados da Serenata Portugália. A professora aposentada e membro do Conselho Tutelar de Conceição do Castelo participa desde a primeira Festa Portugália, mas foi a primeira vez que estava caracterizada.

Ela comprou a roupa típica portuguesa há quatro anos para usar na festa cultural da escola (Elisa Paiva) e este ano se sentiu muito animada para vesti-la e curtir a Serenata. “A Festa é maravilhosa, a apresentação é muito linda.  Eu acho muito importante o resgate da cultura, tão esquecida. A Portugália valoriza as pessoas, os moradores. Acho muito importante este resgate cultural que está acontecendo via Festa Portugália e eu espero que as pessoas deem mais valor, participe mais a cada ano”, disse animada ainda na concentração.

Ela também elogiou a apresentação do Musical, que aconteceu na noite anterior e se repetiria após a Serenata, na noite de sábado. “Percebi que teve um grande público e acho interessante o envolvimento das crianças”, enfatizou ao confessar que chorou no momento que fizeram uma homenagem à Nossa Senhora.

Em família, assim o casal Dieggo Pinto Pancieri e Sthefannea Pinto Daré com a filha Elisa, de 2,5 anos, resolveram participar da Serenata Portugália. Os moradores participaram das serenatas anteriores e é a primeira vez que ornamentaram uma carroça, que foi puxada por um quadriciclo.

Eles se disseram muito animados ao perceber quanto o evento está bem organizado. Donos de comércio, eles notaram o quanto os comércios aderiram à decoração típica, que foi incentivada pela organização do evento. “Nosso papel é somar. Nós íamos decorar a loja e veio o incentivo. O clima na rua foi influenciado pela decoração, principalmente nas vésperas do evento”, declarou Dieggo.

Já Eunice Nicola, técnica em enfermagem, participa todos os anos e sempre gostou de se arrumar tipicamente, com as roupas, o lenço e um broche, que tem história na família. O embornal e o vinho ajudam a compor o visual e também a alegria de estar cantando e dançando músicas típicas na rua.

Eunice vê o evento como resgate da cultura. “Antes não tinha isso e a Portugália está resgatando. É uma bênção. As pessoas têm demonstrado mais interesse, principalmente as crianças, e eu vejo o entusiasmo crescendo a cada ano e isso faz bem para a cidade. E as crianças crescendo vendo tudo isso é muito importante”.

 

Distribuição de vinho

Marilene Dável Dariva, que é dona da MD Frutos da Terra, uma lojinha com produtos do agroturismo, teve a ideia de distribuir vinho para os participantes da serenata logo que foi convidada para participar da Vila Portugália com seus produtos. A iniciativa atraiu os apreciadores da bebida e gerou um marketing para seu empreendimento, que funciona há três anos na comunidade de Barro Branco, em Conceição do Castelo.

Com um trator todo enfeitado, foram distribuídos gratuitamente durante o trajeto cerca de 60 litros de vinho de jabuticaba e uns 30 litros de vinho de uva, todos de fabricação própria da família. “Foi a primeira vez que distribuímos nossos vinhos e foi uma experiência muito bacana, pois tivemos a oportunidade de divulgar nossos produtos”, concluiu sobre a experiência.

Marilene também se disse encantada com a colaboração e a solidariedade de todos que comercializaram seus produtos na Vila. “Todos se ajudaram na hora de montar os espaços, o que facilitou a participação de cada um. Para a comercialização, disponibilizamos vinho de uva de mesa e de jabuticaba, vinhos secos (de fabricação própria e do Rio Grande do Sul), vinagre de uva, grapa (cachaça de uva) e suco de uva integral. Os produtos fizeram sucesso, pois as pessoas compravam para tomar ao consumir os pratos típicos. Ficou perfeito”.

 

Som português na Serenata

O Grupo Folclórico de Dança Imperial Português, de Conceição do Castelo, levou sua experiência de cinco anos para a Serenata Portugália. Com duas tobatas ornamentadas, seus membros se vestiram tipicamente e equiparam uma com som para tocar músicas portuguesas durante o trajeto. Eles cantaram e dançaram, dando vigor ao lado português do evento.

Celina Cassaro Pinto, que faz parte do grupo formado atualmente por seis casais, disse que a atuação foi além da serenata. O Dança Imperial participou ativamente com seus integrantes em vários momentos do Musical Lusoitaliani, que fez parte da programação nas noites de sexta e sábado da Festa Portugália. Para ela, a Festa ficou maravilhosa esse ano, pois foi muito bem organizada e ficou animada pelo envolvimento da população.

Durante a Serenata, Celina acompanhou os integrantes do grupo de dança de Anchieta, Os Brandarinos, que viajaram especialmente para participar da Portugália. Ao final da apresentação do musical no sábado, o grupo se apresentou em frente à Vila Portugália.

De forma geral, toda a programação cultural da Festa e o apelo gastronômico proporcionado pela Vila conferiu maior identidade à Portugália deste ano. Na avaliação da moradora Karla Rabello de Paula, por exemplo, que participou de todas as edições da Portugália e acompanhou todos os atrativos deste ano, ficou muito evidente a evolução da organização da Festa, que fica cada vez melhor.

Esse ano Karla foi no Musical Lusoitaliani e no desfile de eleição da Rainha e princesas na sexta, e no sábado, acompanhou a Serenata Portugália com a família. “A banda tocando foi um diferencial esse ano na serenata. A gente vê envolvimento da população. Só ouço comentários positivos sobre o evento”.

Compartilhe este conteúdo: