Português (Brasil)

20ª Serenata Italiana: a música vai invadir as ruas de Venda Nova

20ª Serenata Italiana: a música vai invadir as ruas de Venda Nova

Compartilhe este conteúdo:

A Associação Festa da Polenta- Afepol está convidando toda a comunidade vendanovense para participar da Serenata Italiana, que desde o ano passado voltou para o formato original: o povo nas ruas entoando as tradicionais 'cancionetas' italianas e degustando vinho e iguarias típicas. A atração, que faz parte do calendário anual de eventos promovidos pela Afepol, está marcada para a noite de 8 de julho, em pleno sábado.

Como acontece todos os anos, sairão grupos de Lavrinhas, Tapera, Providência e de Bananeiras, que farão o percurso até o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. A Afepol continua com a estratégia de organizar as chegadas para evitar que todos os grupos se aglomerem no acesso. De acordo com o presidente da Afepol, Edésio Minet Zavarize, a chegada ao Polentão será feita em dois acessos: os participantes de Lavrinhas e de Bananeiras entrarão pelo portão principal (em frente à sede da Afepol), enquanto os de Providência e os de Tapera, pelo portão lateral, em frente à Hidronova.

Dentro do Centro de Eventos a programação festiva continua com a apresentação das candidatas a Rainha da Festa da Polenta e com o show da banda Toni Boni. O bar vai funcionar com venda de bebidas e comidas e estará sob a responsabilidade da comunidade Santa Terezinha.

Para ter acesso ao Centro de Eventos, o participante terá que adquirir e apresentar uma pulseira de "eu colaboro com a cultura", comercializada no valor de R$ 20,00. Como as pulseiras são limitadas, quem quiser garantir a sua deve antecipar a compra.

A limitação de público ao Centro de Eventos, de acordo com Edésio, vem como medida de segurança e de organização do evento, conforme orientações em reunião com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Também tem regra para os tratores e fogões à lenha móveis, que desfilam na Serenata, acessarem o Centro de Eventos. Todos estes veículos devem portar placa identificadora, conforme cadastro aberto entre 16 e 23 de junho na Afepol. Não será permitido outro tipo de veículo, muito menos a execução de músicas diversas às oficiais.

Os recursos arrecadados com a venda das pulseiras serão para custear os serviços de limpeza e segurança, além de shows e outras despesas do evento. Este ano, mais banheiros vão dar suporte aos participantes ao longo dos trajetos e haverá coleta seletiva das garrafas nas ruas e no Centro de Eventos, conforme parceria firmada entre a Afepol e a Associação de Catadores de Recicláveis de Venda Nova- Ascaveni.

 

Trajes e outros traços da cultura típica

Com muita criatividade, famílias inteiras e grupos de amigos saem de suas casas para participar da Serenata Italiana. Vestidos de padres, freiras, de noivos ou de nonnos e nonnas, pessoas de diferentes idades demonstram através das vestes como os antigos vivenciavam diferentes momentos da vida.

Alguns participantes, além de se caracterizarem, vão mais além: eles saem dos quatro cantos da cidade (Bananeiras, Providência, Tapera e Lavrinhas), produzindo no 'polenta móvel', uma espécie de fogão a lenha sobre rodas, a polenta que consomem e compartilham. Fatias de queijo, linguiças e polenta 'brustolada' fazem a alegria dos 'glutões' durante o trajeto.

A parte musical é garantida pelos voluntárias que tomam a frente dos microfones. São os voluntários da 'Missa das Dez', formado, em sua maioria, por integrantes do Coral Santa Cecília. Os livretos com as letras das músicas são distribuídos para facilitar os participantes acompanharem e, desta forma, não há desculpa para não entoarem as canções em dialeto italiano, muitas aprendidas na infância com os nonnos e nonnas. Além de muita diversão, a Serenata é um estímulo para a manutenção do aspecto musical e da linguagem da cultura do imigrante italiano.

 “A Serenata é mais um instrumento de fortalecimento de resgate cultural e manutenção das tradições trazidas pelos imigrantes italianos. Para continuar sendo uma festa bonita e segura para as famílias participarem, a Afepol  pediu reforço à Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e ao Corpo de Bombeiros”, destacou Edésio.

 

Regras de participação

Visando manter a segurança de todos, a Afepol vai distribuir um panfleto com as regras de participação da Serenata Italiana. As normas também serão divulgadas nas redes sociais da Festa da Polenta (Instagram: @festadapolenta e Facebook: Festa da Polenta).

Durante a caminhada a recomendação aos participantes é levar o que for consumir já cortado e fatiado, assim evita o uso de objetos de corte. Também é recomendado dar preferência para utensílios descartáveis, bem como aderir ao uso de taças de acrílico e tomar cuidado ao manusear as garrafas de vidros.

A venda de bebida alcoólica é expressamente proibida para menores de 18 anos durante todo o evento. A entrada desse público ao Polentão somente será permitida com o responsável.

Dentro do Centro de Eventos, somente o som do palco funcionará e não serão permitidos vendedores ambulantes e barraqueiros. Haverá policiamento com bafômetro.

 

Serviço:

Serenata Italiana

Data: 8 de julho (sábado)

- Ruas de Venda Nova e Centro de Eventos

Pulseiras de acesso ao Polentão limitadas: R$ 20,00 (disponíveis na Afepol e no comércio local, conforme divulgação no Instagram da Festa da Polenta).

Compartilhe este conteúdo: