‘’Todas as pessoas podem ter uma imagem de elevado valor e se sentir bem ao se olharem no espelho” Yarla Souza, consultora de estilo
Com raras exceções, todos sabem que vestir-se bem é um ato necessário nos dias de hoje. Essa condição é ainda mais importante para as que desejam uma recolocação profissional, um olhar de respeito pelas pessoas a sua volta, ou até mesmo a segurança com o que encontra no próprio guarda-roupa para se vestir.
No entanto, o que pode parecer para alguns ser um capricho ou excesso de vaidade, ganha um outro sentido no olhar da profissional Yarla Souza, que atua nessa modalidade de assessoria há um ano em Venda Nova. “Sentir-se bem com a própria roupa é fundamental para que realizemos as tarefas do dia a dia de forma que a roupa seja nossa aliada e não a nossa inimiga”, disse ao enfatizar que nem sempre é preciso ir até a loja para gastar com roupas novas. “Basta ter um olhar mais apurado para enxergar o potencial das peças existentes no guarda-roupa”, afirma.
E ela reforça que “ter uma imagem de alto valor é fazer uso de forma estratégica da própria imagem, para que as pessoas que nos vê todos os dias tenham uma percepção de valor de quem somos e também dos produtos ou serviços que vendemos”, disse incluindo no pacote a imagem profissional. “Entretanto o que acontece muitas das vezes é que esse hábito de se vestir torna-se tão automático que muitas pessoas não percebem que estão se ‘vestindo mal’ ou ‘inadequadamente’, pois vestir-se bem ou mal vai depender do que a pessoa está interessada em passar como mensagem”.
Yarla afirma que 'vestir-se mal' não tem nada a ver com as características das roupas ou com o seu valor. E reforçando o conceito, ela diz que a pessoa que se veste mal é aquela que não está transmitindo uma mensagem adequada através da sua aparência. “Isso porque nossas roupas e acessórios comunicam muito sobre nossa personalidade, nosso trabalho e nosso valor diante do mundo”.
Dicas de valor
Mesmo que as roupas sejam simples e não de marcas famosas, existem alguns detalhes cruciais para se atentar na hora de se vestir. Se o objetivo é passar uma imagem de alto valor e que favoreça sua vida seja pessoal ou profissional, nunca se deve usar, por exemplo, roupas sujas, amassadas e rasgadas, de tamanho menor ou maior que o seu, com dizeres em outra língua ou estampas divertidas, sapatos descascados, sujos, ou com defeitos aparentes e cores inadequadas.
A experiência e os estudos já mostraram para Yarla que ou descuidos citados acima podem passar despercebidos com a rotina e para evitar que isso aconteça é importante manter alguns hábitos. Em primeiro lugar manter em mente o objetivo da sua imagem e qual a percepção as pessoas precisam ter ao te olhar.
O passo seguinte é fazer um levantamento das roupas que você tem, mantendo uma rotina de fazer uma organização de seu acervo a cada estação, evitando deixar peças rasgadas ou ultrapassadas dentro do armário.
Manter o guarda-roupa organizado e as roupas sempre limpas no dia a dia está entre as valiosas dicas. “Estude sobre a psicologia das cores e como usa-las ao seu favor e, por fim, entenda o dresscode (código de vestes: formal, esportivo, casual...) dos locais que você frequenta desde o trabalho até o lazer”.
Para Yarla, a frase “Uma imagem vale mais que mil palavras” criada por Confúcio (552 a.C. a 479 a.C.), nunca representou tão bem os dias atuais, em que estamos tão expostos pelas redes sociais. “E é por estarmos tão expostos visualmente falando que precisamos ter esse cuidado com a nossa aparência, para que as pessoas nos enxerguem, nos valorizem e também nos respeitem”, finalizou.
Yarla, uma profissional com bagagem
Ao perceber que poderia se vestir melhor e se sentir bem com a própria imagem ao se olhar no espelho, Yarla Souza abriu caminho para descobrir uma nova profissão. Ela então se formou em consultoria de imagem e estilo, profissão que visa, mais do que ensinar a se vestirem melhor, empoderar as pessoas para serem quem são dentro de suas roupas.
Yarla se formou em pedagogia pela Faveni, estudou alguns períodos de filosofia na Ufes, fez várias formações em marketing e em desenvolvimento humano e pessoal, mas reconhece que foi só dentro da consultoria de imagem e estilo que se realizou profissionalmente.
“Eu tinha uma insatisfação e vontade de me sentir bem comigo mesma e isso me levou a começar a pesquisar sobre o assunto quando ainda estava na faculdade”, reforça sobre como iniciou o traçado desse novo caminho
Yarla se lembra que na época existia um medo em arriscar numa profissão tão nova. “As pessoas ainda têm muito receio de contratar, muitas vezes por acreditarem que isso é um serviço para artistas. Por isso eu atuo para mostrar que todos podemos trabalhar nossa imagem para nos sentirmos melhor”.
Diante desse natural medo do novo, Yarla explica que a consultoria é como qualquer outro serviço de beleza e autodesenvolvimento, que visa bem-estar, segurança com a própria imagem, autoestima elevada e segurança na hora de se vestir para viver.
“Nem todas as pessoas tiveram uma criação que privilegiasse o cuidado com a imagem, ainda mais os filhos de trabalhadores rurais. Porque essas pessoas não precisavam vender sua imagem e o Instagram nem existia. Hoje em dia a qualidade e o valor dos nossos serviços são julgados o tempo inteiro pela nossa própria aparência, pela forma que nos vestimos e nos apresentamos seja pessoalmente ou pela foto que é postada nas redes sociais”.
Mesmo ofertando um serviço que promete melhorar a apresentação de uma pessoa, Yarla afirma ser fundamental manter a essência de cada pessoa. “Minha proposta é respeitar as características de cada cliente. É fundamental respeitar e valorizar a identidade, a história e os gostos de cada pessoa. Se não fosse assim, bastaria copiar as celebridades. Fazer um trabalho de imitação. Cada guarda-roupa traz preciosidades: são roupas que contam um pouco de cada um. Basta saber harmonizá-las e fazer as próximas compras mais sintonizadas com as peças existentes, fazendo aquisições conscientes. É sempre bom acrescentar uma peça nova no nosso guarda-roupa, mas conscientes de uma realidade do não desperdício e também de respeito à identidade de cada um, pois devemos sempre olhar com amor tudo que a cliente já conquistou”.
O brilho de uma mulher 'comum'
Esse é caso da cliente Luciana Eler Spadeto, moradora da zona rural de Venda Nova. Ela conta que havia um tempo que não estava se sentindo bem com nenhuma de suas roupas e foi por isso que resolveu procurar ajuda.
“Demorei um pouco pois tinha medo de ter que que me desfazer de todas as roupas e comprar tudo novo. Mas isso não aconteceu, pelo contrário, com a consultoria aprendi os vários looks diferentes que dá pra usar com as roupas que tinha e que antes eu só usava de uma forma. Aprendi que temos que nos arrumar pra nós todos os dias, independente se vou sair de casa ou não. Também aprendi que não temos que guardar as roupas para ocasiões especiais, pois acordar vivo já é uma ocasião especial. Então por que não comemorar se sentindo bem comigo?”
Luciana disse que a consultoria a fez ver que a forma que nós vestimos passa uma mensagem para quem nos vê, mesmo que inconscientemente. “Tinha receio de fazer a consultoria de imagem e ficar exposta pela minha 'breguice' mais do que eu já me expunha sozinha. Mas foi totalmente o contrário, a Yarla é uma profissional super discreta, confiável, competente e simplesmente linda por dentro e por fora”, afirmou.
A consultoria com Luciana já foi concluída e Luciana se vê no início de sua nova etapa. “A consultoria melhorou minha autoestima e me ajudou a ter confiança em mim. Não é fácil de uma hora para outra mudar a forma de vestir, tenho muito que aprender e principalmente a colocar em prática, pois a Yarla faz a parte dela e nós temos que fazer a nossa”.
Yarla afirma que Luciana se mostrou uma excelente aprendiz, pois já está colocando muitos conhecimentos em prática, basta comparar as imagens do antes e do depois. “Ela tem razão em dizer que está no início do processo, pois pode melhorar a cada dia. Tenho certeza que Luciana será mais assertiva em suas próximas compras e que vai se gostar cada vez mais. Estou aqui para tirar dúvidas e acompanhar o seu crescimento. Estou muito orgulhosa dela e considero os resultados da consultoria com ela um grande cartão de visitas”.