Português (Brasil)

IJBS oferece cursos gratuitos na Escola de Bordados

IJBS oferece cursos gratuitos na Escola de Bordados

Data de Publicação: 28 de fevereiro de 2020 21:12:00 Dez modalidades de bordados serão ensinados ao longo da programação dos cursos que começam em março e terminam em outubro

Compartilhe este conteúdo:

A Escola de Bordados do Instituto Jutta Batista da Silva já iniciou o ano de 2020 com inscrições abertas para 150 vagas em 10 cursos gratuitos de bordados: haste, corrente e nó francês, ponto rococó, ponto oitinho, ponto folha, ponto cheio, casear, ponto cruz, bainha aberta, ponto matiz e amigurumi.

Criado no ano 2016, a Escola de Bordados funciona agora bem próxima à região central de Venda Nova, mais propriamente em uma das salas do Instituto Caminhos da Razão- ICR, próxima ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova. Moradoras locais e dos municípios vizinhos formam a clientela dos cursos, que também podem atuar como voluntários no projeto.

O objetivo da Escola de Bordados é ofertar diversos cursos de bordados de forma continuada e gratuita. Com esses cursos, o Instituo desenvolve e estimula o voluntariado, criando um grupo de convívio onde são trabalhadas diversas temáticas, enquanto se confecciona peças para a comercialização. Esses recursos são voltados para os projetos que atuam na transformação social e na geração de trabalho e renda para mulheres das comunidades assistidas pela organização.

Atualmente, a Escola possui seu próprio grupo de voluntárias, contando com cerca de 35 participantes assíduas, tendo encontros semanais às quartas-feiras.

A Escola fica localizada na Rua Nossa Senhora de Lourdes, São Rafael, na cidade de Venda Nova.

Sobre o IJBS

Há mais de 35 anos, a Região Serrana do Espírito Santo conta com um trabalho social desenvolvido pelo Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS). A entidade não possui fins lucrativos e está presente em 11 municípios, por meio das 21 associações e grupos voluntários que compõem sua base de atuação para o fomento dos projetos, resultando em 18 obras sociais construídas.

Com sede em Venda Nova, o Instituto tem a missão de estimular o voluntariado, recrutando pessoas com vocação para doar, como também fomentar a produção de artesanato e a formação de novos voluntários, já que parte dos recursos da entidade é proveniente da venda de produtos artesanais.

A ampla rede de voluntários coordenada pelo IJBS é responsável pela prestação de serviços e apoio a diversas obras sociais para a manutenção de creches, asilos, escolas, hospitais, entre outras instituições que atendem a centenas de famílias carentes residentes na Região Serrana.

Projeto Turma

Um importante programa  coordenado pelo IJBS é o Projeto Turma, desenvolvido nas comunidades de São João de Viçosa, distrito de Venda Nova, e em Vivendas, município de Domingos Martins. As duas unidades são responsáveis pelo atendimento de cerca de 50 integrantes com idades entre 11 e 17 anos.

O Turma de Vivendas oferece oficinas de violão, karatê e inglês, em três tardes por semana, no período matutino.

Já o Turma de São João de Viçosa oferece oficinas de karatê, xadrez, violão, ritmus, valores e informática, além de duas novas oficinas implantadas neste ano de 2020 destinadas à adolescentes de 15 a 17 anos:  oficina de massas e expectativa de vida.

A Oficina Projeto de Vida visa trabalhar atividades que contribuam na inserção dos integrantes ao mercado de trabalho, elaboração de currículo, profissões, perspectivas de vida, oportunidades de geração de renda. Para essa oficina contamos com a parceria do Sicoob no pagamento da instrutora.

Já a Oficina de Massas, objetiva ensinar o preparo de massas, em especial o macarrão. A longo prazo o intuito é comercializar o macarrão produzido e assim contribuir na melhoria da qualidade de vida dos participantes da oficina, como também do projeto com um todo. Para esta oficina, o IJBS conta com a parceria do Rotary para a construção de uma cozinha no Centro Comunitário da Bicuíba, onde já acontece o Projeto Turma, e da chef do restaurante Alecrim Cozinha Artesanal Cecília Cunha que será instrutora voluntária.

Projeto Grupo Jutta

Outro programa criado pelo IJBS e que vem crescendo a cada dia é o Projeto Grupo Jutta, onde proporciona às voluntárias do IJBS a oportunidade de divulgar suas habilidades na confecção de artesanatos, produzidos no seu tempo livre. Com isso, a artesã voluntária tem possibilidade de aumentar sua renda e divulgar seu trabalho por meio da comercialização e exposição nos pontos de vendas do IJBS. Por outro lado, o IJBS cumpre sua missão em estimular a adesão ao trabalho social.

Atualmente, cerca de 31 voluntárias ligadas ao IJBS participam do projeto.

Compartilhe este conteúdo: