Muito além do açaí: Hora Extra oferece pratos quentes e petiscos que são criação da Casa
Data de Publicação: 28 de junho de 2019 16:58:00 Molhos especiais fazem o diferencial das saladas e receitas quentes mantêm frequência da Casa no inverno
Pamella se especializa na cozinha enquanto o colega de trabalho,
Weverton, fazo atendimento direto ao cliente.
|
Nos finais de tarde o burburinho começa no Açaí Hora Extra e é nos bastidores da cozinha que a movimentação se torna frenética com os pedidos de salada, batatas, panquecas e do açaí. O frio que começa a se instalar em maio em Venda Nova é um convite a mais para o aconchego
Vários ambientes compõem o espaço charmoso, sendo que o mais recente, uma varanda para o quintal gramado e iluminado, confere novo encanto ao ponto de encontro. O carro chefe do cardápio, o açaí é preparado na hora. Em taças de 300, 500 e 700 ml, também faz sucesso a barca com 1,5 ml de açaí, mais frutas, chocolate, grãos e outras delícias que turbinam o sabor do gelado.
Pratos quentes
Para enfrentar a temporada de inverno, que promete noites frias até outubro, a Casa oferta pratos quentes. Várias versões de caldos estão entre as novidades da temporada. Os caldos são todos preparados na cozinha do açaí, usando ingredientes da produção agrícola e das hortas da região.
Flávia Jácomo, esposa e sócia de João Galvani, diz que os lanches são completos e podem substituir uma refeição. E as panquecas também podem fazer muito bem essa substituição. Com recheios de frango, de presunto com queijo e de boi, todas as versões levam catupiry e um farto molho de cobertura.
As batatas fritas são sempre bem servidas, assim como são generosos o queijo cheddar e o bacon picadinho sobre a porção. Já o mais recente lançamento da Casa, a Batata Hora Extra se tornou um dos petiscos mais pedidos. Com uma apresentação atraente, as batatas fritas ganham camadas de ragu de carne de boi, de creme de queijo e outra de barbecue, fechando com aromatização de alecrim.
A força central do trabalho está na família. Flávia e João Paulo formam uma, tendo na equipe a filha dela (Pamella Jácomo Debortolli, na cozinha) e o irmão dele (Weverton Galvani de Jesus, no atendimento).
Com força da mão de obra concentrada na família, a filha de Flávia foi desenvolvendo seus dotes culinários. Com apenas 21 anos, ela domina bem a técnica e prepara a maioria dos pratos sozinha. “Muita coisa eu aprendi por observação e depois tentando fazer. Com o passar dos anos que peguei confiança e fui desenvolvendo técnicas de trabalho. Hoje estão completamente integradas à rotina de trabalho da família”.
Pamella já fazia os doces e tortas no empreendimento que a família mantinha na Rota do Lagarto. Quando se integrou à equipe do Hora Extra foi se superando a cada novo desafio. “Aprendi a lidar com folhas e cortar legumes, depois passei a fazer os molhos. Um deles, é especial pois sua receita foi criada pela minha mãe depois de muitas pesquisas e experiências. Ficou tão bom que muitas pessoas querem comprar o molho para levar”, ressalta Pamella.
Durante a semana Pamella fica com esses serviços e de sexta-feira a domingo, se dedica ao açaí. Com esse rodízio em atividades, ela domina quase todos os setores da cozinha. Formada em técnica em administração pelo Ifes Venda Nova em 2016, ela está adiando sua formação em gastronomia devido sua dedicação à prática, mas sabe que esse é um destino certo. “Comecei a trabalhar antes de me formar. Eu saia do Ifes às 16 horas, tomava um banho e trabalhava até fechar o Hora Extra”, diz entusiasmada com a atividade.
No atendimento
Quem faz o meio campo entre a cozinha e os clientes sabe a importância de estar sintonizado com as duas pontas do funcionamento de um bar ou restaurante. Weverton, com sua atuação no Hora Extra, tem se saído bem na função cuja habilidades foram desenvolvidas com os anos de experiência.
“Tenho que trabalhar sintonizado. Saber escutar o cliente e ao mesmo tempo entender o funcionamento da cozinha, assim sei passar as pedidos com exatidão e transmitir aos consumidores o que a cozinha oferece”, diz Weverton, que afirma ter uma percepção clara de como as pessoas têm se sentido à vontade na Casa.
Dentre os carros chefes do Hora Extra, as diferentes versões de batatas fritas são as campeãs de venda. Tanto a com queijos especiais (cheddar ou gorgonzola), com bacon, como a “Batata Hora Extra”, a grande novidade da estação. “A batata é servida numa frigideira. A primeira camada é de batata frita e a segunda é de ragu de carne de panela, coberta com uma porção generosa de creme de queijo parmesão finalizada com molho barbecue e raminhos de alecrim. O petisco está sendo muito requisitado entre os que já experimentaram e também cabe a mim explicar aos clientes essa novidade do cardápio”.
Enquanto uns pedem um açaí, outros querem sucos, panquecas, saladas e batatas. Weverton explica que para agilizar o processo de preparo, o que reflete no atendimento, a cozinha se dividiu em setores. Assim os preparos não entram em conflito de espaço e o serviço rende, deixando os clientes sempre satisfeitos. Com essa visão completa de todo o funcionamento da cozinha, ele entende o tempo de preparo e sabe transmitir ao cliente a informação sobre o tempo de espera de cada um.
Essa relação honesta com os clientes tem conquistado cada vez mais o público do Hora Extra, que já ampliou o seu espaço físico. “Expandimos com uma varanda e um gramado nos fundos, onde os clientes, podem ficar mais à vontade. Quem tem criança também se identificou, pois conta com uma espaço de liberdade e segurança. Muitos reúnem os amigos para aniversários ou comemorações coorporativas em nosso espaço e isso tem sido outra forma de atender aos clientes”, diz João. Junto com a esposa Flávia, ele planeja novas melhorias, sempre em nome da qualidade dos alimentos e do atendimento aos frequentadores do Hora Extra.