Português (Brasil)

Tricoterapia: saúde e beleza que vêm das raízes do fio

Tricoterapia: saúde e beleza que vêm das raízes do fio

Data de Publicação: 31 de maio de 2019 16:35:00 No “Divando com Luh Rosa, a saúde as características químicas do cabelo e o visagismo, com uma boa dose de psicoterapia, precedem e dão base para todas as intervenções capilares

Compartilhe este conteúdo:

Basta conhecer um pouco universo da tricoterapia para ficar  maravilhada com seus fantásticos resultados para a beleza e a saúde dos cabelos. A área que trata de problemas ou patologias capilares tem como representante em Venda Nova Luciene Rosa Madeira, a Luh, que toca o salão “Divando com Luh Rosa”. Luh Rosa, proprietária e cabeleireira, além de fazer a cabeça da mulherada, tem rodado a região, o estado, o país e até outras partes do continente para passar a técnica para outras profissionais.

A profissional, que faz sucesso como instrutora fora dos limites da cidade, se destaca principalmente para o que ela chama de carro chefe do “Divando com Luh Rosa”, que é a tricoterapia. Uma técnica de conhecimento profundo das características químicas dos fios que permite a decisão correta dos procedimentos. Aliada ao visagismo, campo também dominado por Luh, a tricoterapia tem apresentado resultados surpreendentes.

“Nossa realidade atual só contribui para que tenhamos mais e mais problemas por conta da correria e do stress. O tempo escasso geralmente faz com que deixemos de lado certos cuidados com nossa beleza e saúde”, enfatiza Luh. O primeiro passo rumo ao cabelo dos sonhos é uma boa conversa onde a cliente se compromete a seguir as instruções da profissional. “Só realizo os procedimentos quando a cliente assume a responsabilidade de cuidar do cabelo. Assim posso garantir o resultado”.

Luh explica que feito o compromisso, passa para a fase de conhecimento das características químicas do cabelo. Assim, ela sabe quais procedimentos e quais produtos irão dar a melhor resposta. Esse processo é feito com microscopia, que revela o dano, que pode ter na origem um desequilíbrio hormonal, uso de determinado medicamento... Também revela outras patologias no couro cabeludo ou de pele. Nesse caso, Luh também encaminha a cliente para a dermatologista ou outro profissional. “Todas essas disfunções refletem no cabelo, na pele e na unhas”.

E o conhecimento no visagismo e na coloração pessoal dá a Luh o suporte para sugerir a tintura e o corte no cabelo, atingindo um resultado perto da perfeição. “Claro que preciso escutar a cliente, entender como ela se vê e quer ser vista pelas pessoas... Qual a mensagem que ela quer passar”.

Luh enxerga no seu trabalho uma forte ferramenta para o bem-estar das clientes. “E o bem-estar é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como um dos pilares que compõe a   saúde integral do ser humano. Gosto de conversar com as clientes e sempre digo que todas precisam estar de bem com seus quilinhos e outras características que desejam mudar. Acredito que a mudança só acontece de fato depois da aceitação”.

Consciente na função da imagem na construção da autoestima, Luh buscou especialização na tricoterapia e no visagismo ao enxergar essa necessidade que nasce no pensamento das pessoas, passa pela saúde mental e orgânica e reflete no corpo.  A agitação do dia-a-dia, o excesso de química, a água clorada, a poluição, condicionadores de ar, uso indevido de xampus, cremes sem enxague, alimentação desequilibrada,  técnicas químicas  mal executadas, podem, por exemplo, causar uma série de anomalias no couro cabeludo e nos fios de cabelo.

A tricoterapia tem como os estudos da tricologia, cosmetologia, fitoterapia, eletroterapia, laserterapia, aromaterapia, comunicação, psicologia e Programação Neuro Linguística- PNL, administração, etc. Luh explica que é considerada uma ciência, pois é baseada em estudos científicos.

“A tricoterapia surgiu para ser parceira de dermatologistas, cabeleireiros e esteticistas. Ou seja, faz parte da filosofia de que a união faz a força”. Para Luh, o ideal é não esperar ter problemas capilares graves. “Mesmo que não os tenha, experimente consultar um profissional para uma avaliação e você poderá ficar surpresa com os resultados”, garante.

Em Campinas, São Paulo, Luh recebeu a premiação como Hair
Stylist destaque nacional no Tesoura de Ouro nos anos de  2018 e 2019. 

Com 15 anos de profissão, Luh construiu conhecimento teórico e prático, o que lhe valeu, dentre outras conquistas, fazer parte do corpo de consultoria técnica da *Hoka Professional. “Além de conhecer a química dos fios, também preciso entender a química dos produtos para saber aplica-los de acordo com o problema e com a resposta que o produto é capaz de dar. Faço os testes, dou o retorno para a marca, que só depois coloca o produto no mercado”. Com esses conhecimentos, Luh sabe indicar aos clientes quais produtos podem fazer uso contínuo em casa.

Outro fator que fez com que Luh abraçasse a marca foi a qualidade dos produtos e por ser uma linha que vem de encontro com a sua política de trabalho, graças ao alto controle de qualidade nas escolhas das matérias-primas.’’Isso tudo fez com que as clientes se adaptassem muito aos tratamentos da linha Hoka’’.

Já o visagismo ajuda as clientes a escolher melhor a cor e o corte, como já foi dito, e vai mais além. Os louros, por exemplo, que predominam as preferências ultimamente, estão com novas leituras, abandonando o monocromático. “Vamos clareando os cabelos aos poucos e em etapas, assim definindo melhor o tom para cada tipo de pessoa e de expectativa. Têm também as morenas iluminadas, numa tonalidade que preserva a identidade da mulher e ao mesmo tempo dá um toque moderno, de vida e de ousadia”.

Tudo é feito depois que a cabeleireira entende a expectativa da cliente. “Eu preciso saber como ela se sente, qual imagem deseja criar e qual mensagem passar”, reforçou Luh, lançando mão também de seus conhecimentos em pisicoterapia.

O sucesso do trabalho de Luh vem de uma longa jornada de busca de conhecimento e da sua coragem de se jogar nas experiências profissionais. Com 20 anos, ela se encontrou grávida e viúva, órfã de mãe (um ano depois da perda do marido) e responsável pela sua irmã adotiva, Patrícia. Ela começou a atender suas clientes na varanda de sua casa, fez cursos e conquistou uma história que merece e vamos contar em outra edição especial.

*Hoka Professional- uma linha de produtos (escovas, platinados, tratamentos, argan, hena e outros)  feita exclusivamente para atuação profissional.

Compartilhe este conteúdo: