Harmonização orofacial: a odontologia além do sorriso
Data de Publicação: 31 de maio de 2019 16:20:00 A dentista Larissa está atualizada com a odontologia contemporânea ao associar a estética e a harmonização aos serviços de restabelecimento do bem-estar
No momento atual não tem como falar de odontologia moderna sem associar com a estética, saúde e bem-estar. Ao sentar na cadeira do dentista, o paciente busca algo a mais do que tratamento dentário, e resta ao profissional captar quais as necessidades desse cliente da atualidade. Proporcionando saúde, função, beleza, rejuvenescimento, harmonia e autoestima . Esses pedidos frequentemente presentes no consultório odontológico vão muito além do sorriso e, que para serem oferecidos, requerem que o profissional esteja atualizado com as terapêuticas estéticas e cosméticas, seja para aplicá-las ou para indicá-las.
Larissa Barreto Seufitelli Feitosa, odontóloga que atua em Venda Nova, tem conquistado e feito a alegria de muitos pacientes que estão em busca dessa harmonização facial. “Belos e saudáveis dentes ficam ainda melhores numa face harmonizada. Além do restabelecimento da função e do bem-estar, a odontologia é uma grande aliada na busca por um sorriso harmônico com uma face equilibrada, o que resulta em beleza e jovialidade.
Desde 29 de janeiro de 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece a harmonização facial como especialidade odontológica. "Um passo muito importante para a odontologia moderna. A odontologia anda de mãos dadas com a estética, afinal um sorriso pode fazer grande diferença na expressão facial. E agora nós, dentistas, exploramos essa área de forma eficaz e segura, proporcionando saúde bucal e rejuvenescimento”, explica Larissa.
A harmonização orofacial ou harmonização facial é um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião dentista para obter o equilíbrio estético e funcional da face. Para a profissional, ter a técnica como aliada, ajuda a proporcionar a seus pacientes uma melhora da autoestima, pois as mudanças estéticas faciais aparecem mesmo com o passar dos anos. “Seja associada à idade, fatores genéticos, quanto ambientais ou emocionais”. No entanto, Larissa ressalta que mulheres e homens têm lançado mão da técnica para resolver incômodos, e o resultado são pessoas mais satisfeitas com sua aparência.
Botox
A toxina butolínica é uma neurotoxina, a substancia age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração muscular, através da inibição da acetilcolina. De acordo com a cirurgiã dentista, o botox é o tratamento mais requerido pelos pacientes, para tratar das rugas de expressão, que transparecem ao movimento. A toxina é injetada na área a ser tratada com agulha fina, a aplicação é praticamente indolor, é um tratamento simples, eficiente e com alto grau de satisfação. Uma das indicações da toxina butolínica no tratamento odontológico é para a correção do sorriso gengival, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando exageradamente a gengiva e desfavorecendo a estética e a harmonia do sorriso. A toxina é injetada dentro dos músculos responsáveis pela elevação do lábio superior, causando uma fraqueza muscular localizada, impedindo a elevação excessiva do músculo, expondo menos a gengiva, e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada.
As indicações vão muito além da estética, na face a toxina butolínica é utiliza para tratar cefaleias tensionais, bruxismo (apertamento dentário), hipertrofia do músculo masseter, na correção dos sintomas de paralisia de nervo facial, entre outros.
O aparecimento do efeito total do botox ocorre após duas semanas e tem duração entre quatro a seis meses, dependendo da espessura muscular e da anatomia de cada pessoa e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.
Preenchimento facial
O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo próprio organismo e sua função é preencher os espaços entre as células, com o passar dos anos esse ácido diminui e surgem as rugas, então ele é o responsável pelo volume, sustentação, hidratação e elasticidade da pele.
A técnica de preenchimento feita com ácido hialurônico tem indicações para suavizar linhas de expressão, rugas, olheiras e sulcos como o nasogeniano (bigode chinês), melhorar o contorno facial e pode-se também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios e realçar o seu contorno. O lábio fica hidratado e sua duração é em média de um ano. Um outro fator ocorrente é que o ácido ajuda a prevenir a integridade das fibras de colágeno - proteína essencial na manutenção da elasticidade da pele.
Formação
Larissa é natural de Bom Jesus do Itabapoana, formada em odontologia há 11 anos pela Universidade Nova Iguaçu- UNIG, de Itaperuna no Rio de Janeiro.
Depois de formada, Larissa foi morar na capital Vitória, onde conheceu o vendanovense Ricardo Feitosa, com quem se casou.
Desde então reside em Venda Nova e, em seu consultório, atua nas áreas de ortodontia, harmonização facial, extração, restauração, clareamento e prótese. Com a harmonização facial, ela passou a fazer uma análise mais completa da face do paciente, aliando a busca da saúde bucal (estética e de bem-estar) com as demais características do rosto. “ A analise facial é uma das chaves de diagnóstico ortodôntico, além dos dentes são observados o tipo facial e a etiologia, todo o contexto da face conta nas decisões de procedimento, promovendo bem-estar ampliado ao paciente. Um sorriso com marcas de expressão mais suaves e harmonizado com outras característica faz a alegria de muita gente, que ganha um estímulo para dar o passo seguinte, em busca de outras conquistas e da própria felicidade”, finaliza.
‘’A odontologia anda de mãos dadas com a estética, afinal um sorriso pode fazer grande diferença na expressão facial. E agora nós, dentistas, exploramos essa área de forma eficaz e segura, proporcionando saúde bucal e rejuvenescimento” .
Larissa B. Seufitelli Feitosa