Receitas saudáveis somadas às tradicionais fazem história numa sociedade familiar
Data de Publicação: 24 de novembro de 2017 10:13:00
Sogro e genro, os sócios Edson Zandonadi e Leisson Souza Santana, estão otimistas com o crescimento do empreendimento: a Casa do Pão, que no final de 2017 abriu uma filial no bairro Vila Betânea, em Venda Nova. A matriz fica na Avenida Domingos Perim, no Centro, bem em frente ao campo do Rio Branco Futebol Clube.
A boa notícia é que, além de contar com instalações modernas e com localização com facilidade de estacionamento, a Casa do Pão de Vila Betânea vai fortalecer a oferta de produtos saudáveis, que privilegiam ingredientes naturais. “As pessoas estão mais preocupadas com a saúde e nossa nutricionista vem aprimorando as receitas com esta proposta”, diz Edson.
Leisson complementa dizendo que a proposta da rede Casa do Pão é oferecer um alimento para as pessoas cuidarem melhor da sua saúde, como pães para quem faz dieta, pães veganos e também funcionais. “As nutricionistas atuantes na cidade terão estes produtos para indicar em suas receitas de reeducação alimentar. As pessoas estão começando a enxergar que o alimento mantém e recupera a saúde e é melhor investir desta forma do que em remédios”, reforça.
A dupla de empreendedores pretende continuar a investir na boa relação com os clientes, que podem contar com receitas exclusivas. “Tem cliente que vem sempre buscar os pães feitos especialmente pra ele. Vamos manter esta forma de atendimento na filial”, informa Leisson.
A Casa do Pão de Vila Betânea também oferecerá as receitas tradicionais, muitas guloseimas e está planejando novas ofertas em termos de alimentação. “As pessoas andam muito ocupadas e comprar um alimento pronto, o agregando ao almoço ou jantar, ajuda a cumprir as tarefas do dia a dia com menos correria”, enfatiza Edson.
Para atender bem ao novo público, a Casa do Pão vai manter o mesmo horário de atendimento da matriz. Localizada perto da Igreja Santa Teresinha, do Centro Cultural e de uma escola, a padaria está planejada para ser um importante ponto de encontro do bairro e, por esta razão, vai disponibilizar mesas e wifi para dar mais conforto aos que preferirem fazer o seu lanche ou tomar o café no local.
Uma vantagem da Casa do Pão é, ao manter dois pontos de atendimento, aumentar a demanda e ganhar poder de compra de matéria-prima. A padaria também terá melhor rotatividade dos produtos e poderá distribuir entre as duas cozinhas a produção de alguns dos alimentos.
Faz parte da equipe, a nutricionista Bianca, que é filha de Edson e esposa de Leisson. “Temos um negócio em família. Somos eu, minha esposa Jane, minha filha e meu genro. Somamos conhecimento e experiência, acreditando que sempre vale a pena empreender para continuar competitivo', declara Edson.
Os sócios são unânimes em dizer que têm uma equipe enxuta, coesa e eficiente, que atua num esquema de trabalho para fluir bem e dar bons resultados. Mesmo com toda essa engrenagem bem articulada, a produção artesanal é a marca da padaria que usa equipamento de apoio, mas não lança mão de grandes máquinas.
Leisson, que acompanha de perto toda produção, diz que todos os bolos com sabor de fruta são feitos a base de sucos naturais, com polpas congeladas. “Nosso pão-de-ló é caseiro também”, exemplifica. A padaria não trabalha com pré-misturas e fornece pão quente de meia em meia hora. “Para manter a produtividade e, principalmente a qualidade, sempre busco aperfeiçoamento, buscando cursos fora e levando sempre alguém da equipe”, diz Leisson.
Terra fértil
Para Edson Zandonadi, basta observar a história de Venda Nova para perceber que o conceito de uma vida empreendedora sempre fez parte do lugar. “Venda Nova cresceu de uma forma promissora, minimizando costumeiros problemas urbanos e potencializando o bom desenvolvimento, com planejamento urbano, boas escolas... Enfrentamos problemas, com a pouca água e os resolvemos bem. A população sempre soube equacionar bem os seus problemas, buscando recursos fora, no Estado ou na União.”
Nesta perspectiva, Edson considera que Venda Nova é um solo fértil para quem quer fazer empreendimento e trabalhar com seriedade. “O Município atingiu níveis ótimos na educação, assistência social e na agricultura, por exemplo. Por isso aqui é um lugar bom quando queremos investir para o futuro. A cidade é organizada e conta com uma população consciente. Vejo aqui como um lugar promissor.”
Edson fez esta leitura panorâmica do lugar para justificar a ampliação da Casa do Pão. A matriz foi inaugurada em 2015 e em 2016, a família já estava tocando o Bistrô Casa do Pão, um restaurante e pizzaria, que atua com ampla oferta gastronômica e está localizada um ponto charmoso da cidade: a praça do Alpes Hotel.
O bistrô oferece pratos executivos durante o dia, com atendimento até as 14 horas. A partir desse horário, a cafeteria está aberta até as 18h30. Quando a noite chega, o salão se abre para o cliente desfrutar do cardápio do restaurante, que oferece 15 sabores de pizza preparadas no forno a lenha, além de variadas massas e carnes (a la carte).
Leisson, que sempre trabalhou no ramo de alimentos, encontrou na aquisição do sogro Edson uma ótima oportunidade de desenvolver seu potencial como administrador e como chef de cozinha. E ele se empenhou, foi entusiasta na expansão da marca e se empenha em acompanhar o passo a passo da implantação e no funcionamento dos novos projetos.
“A padaria Casa do Pão é o lugar ideal para se fazer um lanche e eu quero levar esta experiência de sucesso para o bairro Vila Betânea. O pão com linguiça está entre os campeões de venda, assim como os pasteis de vários sabores e os sanduíches. Nossas receitas saudáveis, os sucos detóx, as tapiocas, pães e bolos especiais também serão importantes atrativos”, diz Leisson.