Português (Brasil)

Prevenir ou remediar???

Prevenir ou remediar???

Compartilhe este conteúdo:

Imagine utilizar uma máquina por 40 anos sem executar nenhum tipo de manutenção! É possível que comece a aparecer alguns problemas, não é?! É isso que acontece com nosso organismo. À medida que envelhecemos perdemos autonomia para executar tarefas corriqueiras.

Os ossos vão enfraquecendo, os músculos perdendo força, algumas doenças crônicas não transmissíveis aparecem e a quantidade de medicamentos para combater essas situações só aumenta.

E se eu te disser que existe uma maneira de evitarmos todas essas questões que eu apontei acima? Uma modificação simples em sua rotina de vida que interferirá e modificará para melhor essas situações destacadas? Funciona como uma verdadeira “revisão” de quilometragem que mantém nosso corpo funcionando perfeitamente.

Sim, o exercício físico é comprovadamente a saída, ou melhor, o caminho para manter-se saudável e independente. E, entre todas as possíveis práticas, a musculação é a que promove melhores benefícios.

Ela submete as articulações a exercícios de impacto e tensão, minimizando a perda óssea que se inicia a partir da quarta década da vida (em torno de 1%/ano). Ossos fortes se tornarão menos suscetíveis a fraturas.

Os exercícios contra resistência também são os mais indicados para manter e, na maioria dos casos, aumentar os níveis de força nos músculos.

O conjunto ossos fortes + músculos fortes torna tarefas corriqueiras como subir escadas, carregar sacolas de compras e empurrar móveis mais fáceis de serem executadas, aumentando a sensação de autonomia e elevando a autoestima.

A musculação também é responsável por outras modificações mais internas e que ajudarão na manutenção da saúde: diminuição da circunferência abdominal, redução de taxas de colesterol e triglicerídeos, glicose sanguínea dentro dos padrões saudáveis, controle da pressão arterial, melhora da aptidão cardíaca...

Além da autonomia motora destacada acima a pratica de exercícios age também diminuindo uma situação comum aos sedentários: o consumo diário de medicamentos para controlar alguma disfunção que os anos de vida inativa trouxeram.

É possível também controlar e reverter alguns quadros de quantidade de remédios a ser consumidos se o exercício físico se tornar uma prática regular em sua vida. Mas fique atento porque o exercício deve ser pensado e organizado para sempre promover estímulos capazes de modificar a conformação corporal. Assim, não é fazendo qualquer atividade que os benefícios aparecerão.

Em resumo ou você pratica exercícios resistidos (a musculação) hoje porque você quer ou terá que praticá-la no futuro por necessidade!

E será possível até modificar aquela máxima para “melhor exercitar que remediar”.

Dudu Altoé

Personal Trainer

CREF.: 002126-G/ES

Especialista em treinamento físico para grupos especiais

 

Compartilhe este conteúdo: