RuralturES 2024 – MASSAS ARTESANAIS
Família Venturim convida para colocar a mão na massa
Passar pelo empreendimento da Família Venturim é ter a oportunidade de literalmente colocar a mão na massa. No distrito de São João de Viçosa, berço da chegada do primeiro imigrante em Venda Nova, os visitantes têm junto a uma de suas descendentes, a Ana Venturim, uma experiência gastronômica de aprendizado do preparo de um verdadeiro macarrão tradicional italiano.
Ana é a criadora das massas, que podem ser produzidas pelos turistas em vários sabores. Em um lugar especialmente preparado para a experiência, as famílias têm a oportunidade de descobrirem talentos culinários. Numa dinâmica de valorização desse encontro familiar na cozinha, que começa com o preparo manual da massa, com a mistura do trigo (no sabor escolhido) com o ovo, a manipulação da mistura até que chegue ao ponto do corte e posterior cozimento. Também faz parte do processo reconhecer o ponto certo de cozimento para finalmente colocar o molho e degustar um dos pratos mais tradicionais da cultura do imigrante italiano.
Turismo pedagógico
Também é oferecido um formato para receber grupos de escolas. Devido ao número maior de visitantes, os grupos são divididos e uma parte primeiro tem aula de empreendedorismo e a outra faz a massa. Depois é feita a troca para que todos tenham acesso à experiência completa. De acordo com Ana Venturim, além de aprender a fazer a massa, os estudantes têm a ideia de como começar o negócio.
“Com o pequeno conhecimento adquirido aqui, incentivamos os jovens e as suas famílias a fazerem a comida em casa. O que para nós é tão simples e cotidiano não está mais acontecendo nas cidades grandes. Nas experiências que proporcionamos, já escutamos muitos adolescentes falarem: “Domingo eu vou fazer a comida lá em casa”. É uma experiência muito bacana, pois divulgamos um estilo de vida, que é preparar o próprio alimento e ainda poder transformar isso em uma forma de gerar renda”.
Origem familiar
O empreendimento de massas é de origem familiar e tem mais de 32 anos. A fábrica foi montada na estrutura do restaurante que compõe o complexo do Auto Posto Venturim e Ana representa a segunda geração no negócio que começou com seu pai, Euzaudino Venturim, neto de Amadeu Venturim, primeiro imigrante a chegar em Venda Nova.
Uma das pioneiras no turismo de experiência, a Família Venturim se preparou com a ajuda do Sebrae, participando de cursos e conhecendo outros produtos ligados ao turismo de experiência. “Criei uma didática numa sequência bem definida com início, meio e fim e organizei uma preparação para que o tempo que passo junto com o visitante seja bem aproveitado e o objetivo seja alcançado: o de proporcionar uma experiência dentro de uma vivência de nossa cultura”, relata Ana.
Ela, assim como sua equipe de funcionários, vê no Sebrae/ES um grande parceiro na construção de uma nova forma de o empreendimento atender o turista. “O Sebrae é um grande parceiro: tanto no desenvolvimento pessoal do empreendedor, quanto na ajuda do negócio em si. Já fizemos todos os cursos e consultorias relacionadas ao nosso modelo de empreendimento e nos consideramos um grande parceiro do Sebrae na cidade”, conclui Ana.