Português (Brasil)

RuralturES 2024 – CERVEJAS

RuralturES 2024 – CERVEJAS

Piwo oferece visita à fábrica e ao pomar, além de explicações sobre as diferentes receitas

Compartilhe este conteúdo:

Em Venda Nova, distante apenas alguns quilômetros, a Piwo Cervejaria junta a simplicidade rural com as técnicas mais modernas e os melhores insumos na produção de cervejas artesanais. O empreendimento é uma criação dos irmãos Tedesco e Stanislaw Almeida e Nemésio Spadeto (sogro do segundo) em 2018 e foi aberto ao público em 2020.

Incluído na rota cervejeira criada pelo Sebrae, a Piwo considera a instituição um braço importante de busca de recursos técnicos e de capacitação. “O Sebrae tem investido bastante na nossa região e isso acaba diretamente ou indiretamente impactando o nosso negócio”, reconhece Tedesco.

Com uma recepção pensada para pessoas que querem conversar sobre o assunto, a cervejaria apresenta receitas com estilos clássicos belgas e americanos. Os mais silenciosos podem somente aproveitar uma tarde com uma cerveja fresca e boa companhia.

A experiência oferecida é uma visita à fábrica e ao pomar da Piwo, com explicações sobre as cervejas produzidas, utilizando os recursos que estão na fazenda. “Falamos um pouco sobre as histórias da cerveja de forma geral e da Piwo e explanamos sobre cada estilo de cerveja, além de promover uma degustação guiada pelos estilos que utilizam os nossos produtos da fazenda”, pontua Tedesco.

O diferencial da Piwo é juntar técnicas tradicionais e usar muito de inovação. Para fazer esta junção, houve muita dedicação aos estudos dessas técnicas tradicionais e Tedesco chegou a fazer um curso de especialização pela Universidade Técnica de Munique- TUM, dentro da Weihenstephan, a cervejaria mais antiga do mundo, que funciona desde 1040, e também um curso na Leuven, Bélgica. Ao mesmo tempo, ele e os sócios estão em contato com o que está acontecendo de mais novo no mundo cervejeiro, especialmente dialogando com as cervejarias dos Estados Unidos.

“Fazemos uma ponte entre essas duas coisas, utilizando produtos regionais. Tentamos pegar a técnica tradicional e colocamos uma dose de inovação incluindo matérias-primas regionais como frutas, especiarias, ervas e o café. Podemos dizer que um copinho da Piwo sempre leva um pouquinho da nossa região. Assim temos conseguido um reconhecimento nacional”.

A Piwo sempre é convidada para participar de festivais especializados. Por onde vai leva a marca da única cervejaria capixaba no IZO Festival, o maior de cerveja de alta qualidade do Brasil, que tem uma curadoria bem difícil. A ALBEER, em São Paulo, e a Feira da Cerveja, em Blumenau, também convidam a Piwo, que sempre vem medalhando em concursos nacionais de cerveja.

 

Compartilhe este conteúdo: