Português (Brasil)

RuralturES 2024 - Um convite para explorar a verdadeira essência do turismo rural

RuralturES 2024 - Um convite para explorar a verdadeira essência do turismo rural

A versão 2024 vem com o objetivo de fortalecer a RuralturES como local de experiências legítimas em meio a um ambiente rural

Compartilhe este conteúdo:

Com uma história secular e conexão com a saga da imigração em Venda Nova do Imigrante, a Fazenda Pindobas emerge como peça central desse legado. E é para este lugar que a 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024) está convidando os empreendedores do turismo de experiência e todos os investimentos que giram em torno dessa economia criativa, assim com o público em geral, para fazer parte da programação que inicia no dia 5 e vai até o dia 8 de setembro. Vai ser um final de semana cheio de boas surpresas e de incríveis experiências em um lugar lindo e cheio de novidades históricas e afetivas.

O evento, a ser promovido no Distrito Turístico de Pindobas, o primeiro do Espírito Santo, em uma parceria entre o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promete fortalecer ainda mais o turismo de experiência.

De acordo com o presidente do Convention, Valdeir Nunes dos Santos, a RuralturES 2024 traz consigo a promessa de uma experiência singular, principalmente porque este ano, o evento ocorrerá em um local emblemático: a Fazenda Pindobas, parte de um complexo que delineará o promissor Distrito Turístico de Pindobas. Além de celebrar a rica história e cultura da região, a iniciativa também marca o início de uma nova fase para o turismo rural no Espírito Santo.

A novidade da RuralturES vem consolidar o projeto Distrito Turístico de Pindobas, destacando Venda Nova do Imigrante, a “Capital Nacional do Agroturismo”, como referência no agroturismo nacional. Para Andréia Rosa, diretora executiva do Montanhas Capixabas Convention & Vistors Bureau, a Fazenda Pindobas, com sua história secular e conexão com a saga dos imigrantes italianos, emerge como peça central desse legado.

Para Andreia, o complexo de 2.335 m² na Fazenda Pindobas vai abrigar todas as demandas que a RuralturES traz e ainda surpreender pela arquitetura, belezas naturais e pelo projeto em si do Distrito Turístico, que está sendo implantado pelo Sebrae. “O espaço é equivalente ao do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, onde ocorreram as edições anteriores e onde será materializada a nova planta, incluindo as áreas com estandes e com experiências diversas. E o público esperado, em torno de 20 mil visitantes durante os quatro dias de evento, será muito bem acolhido. A estrutura é ótima e ainda conta com amplo estacionamento”.

“O novo local oferece uma infraestrutura excelente para nossos expositores, com amplos espaços ao ar livre, que proporcionam uma experiência mais imersiva do turismo rural. Além disso, a Fazenda Pindobas possui uma localização estratégica que facilita o acesso tanto para visitantes quanto para expositores. Estamos certos de que essa mudança trará mais visibilidade e oportunidades de negócios, fortalecendo ainda mais o turismo rural em nossa região”, ressalta Valdeir.

 

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma instância de governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

O Espírito Santo é dividido em 10 regiões turísticas, cada uma com sua instância de governança que atua na gestão do território. No caso do destino Montanhas Capixabas, quem faz essa gestão é o Montanhas Capixabas Convention Visitors & Bureau. Essa divisão faz parte do programa de regionalização do Estado- Setur e do Ministério do Turismo.

A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 5 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, na-cional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.

Atual diretoria: Valdeir Nunes dos Santos (presidente), Ana Venturim Porto (vice-presidente de administração e finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de relações internacionais), Cláudio Chieppe (vice-presidente de sustentabilidade e inovação) e Andreia Rosa (diretora executiva).

 

Encontro de Indicação Geográfica durante a RuralturES

A 4ª RuralturES confirma um evento nacional durante a sua realização: o Encontro de Indicação Geográfica (IG) com a Rede Federal, entre os dias 4 e 6 de setembro. No auditório do Ifes Venda Nova, o evento está sendo organizado com apoio da incubadora do campus.

O encontro espera reunir especialistas, produtores, estudantes e membros de associações para discutir o impacto das IGs no desenvolvimento econômico e cultural. Constam na programação: workshops, visitas técnicas, painéis temáticos e networking, além de conferir os resultados dos trabalhos dos coordenadores envolvidos.

Na Feira, haverá um estande dedicado à promoção das IGs dos participantes do projeto nacional. “Venda Nova foi escolhida como sede pelo extraordinário trabalho que desenvolve com o agroturismo, sendo referência no modelo, além da realização da RuralturES, que soma a experiência e a proposta de conectar produtores e visitantes para conhecer oportunidades de negócios do turismo e a possibilidade de gerar benchmarking para as IGs”, destaca o coordenador do projeto de apoio às IGs, o professor Huarley Pratte Lemke.

“O espaço permitirá a valorização e a proteção da identidade cultural e da qualidade dos produtos regionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e o turismo sustentável. A participação dos representantes das IGs na RuralturES enfatiza a crescente visibilidade e valorização dos produtos que possuem depósito de propriedade industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, acrescenta a coordenadora geral de extensão e da incubadora do Ifes Venda Nova, Zamora Cristina.

Compartilhe este conteúdo: