Herança italiana: cultura, gastronomia e desenvolvimento econômico para o Espírito Santo
Imersão na história e na cultura da família do imigrante italiano estão na raiz de projetos desenvolvidos por meio da parceria do Sebrae/ES, Montanhas Capixabas Convention, Prefeitura de Venda Nova e Setur
Venda Nova do Imigrante, um município acolhedor inserido na região das Montanhas Capixabas, é conhecido por sua rica cultura do imigrante italiano e pelo turismo rural. Essa cultura é percebida na gastronomia típica da 'Capital Nacional do Agroturismo', que também promove festas e eventos capazes de proporcionar aos visitantes uma imersão genuína na rica herança dos imigrantes italianos, principal influência a moldar a identidade desse município.
Nesse cenário de tantas riquezas trazidas pela imigração italiana, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) têm se unido em ações de potencialização do turismo na região e contínuo apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais.
“O Sebrae/ES vem apostando no desenvolvimento e estruturação de novos produtos turísticos para impulsionar o fluxo de visitantes no Espírito Santo. Este ano todas as iniciativas relacionadas ao turismo estão sendo potencializadas em alinhamento ao novo propósito do Sebrae/ES, que está voltado para o desenvolvimento de territórios”, reforça a gerente da regional Serrana do Sebrae/ES, Patricia Cangussu.
Turismo de experiência
Em Venda Nova do Imigrante, por exemplo, onde está instalada a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, está em curso a criação do Distrito Turístico de Pindobas, na ES-166.O projeto conceito para o novo distrito turístico, desenvolvido pelo Sebrae/ES em parceria com a Prefeitura de Venda Nova e o Governo do Estado, foi apresentado em abril para empreendedores locais.
Dentro da proposta do turismo de experiência essas características culturais são ainda mais importantes. Para a gerente do Sebrae/ES, o conjunto de tradições, crenças e costumes de Venda Nova fica ainda mais em evidência nesse modelo. “O turismo de experiência vem para atender os clientes que estão buscando, além da compra do produto, vivenciar o processo de produção para compreender o contexto cultural e histórico do local, assim como saber de tudo que contribui para a construção de atividades memoráveis e encantadoras”.
A região das Montanhas Capixabas abriga desde 2023 o Polo Nacional Referência em Turismo de Experiência. Dentre outros objetivos, o polo se propõe a produzir e disseminar os estudos, conteúdos, soluções e os serviços de interesse para os pequenos negócios para a rede Sebrae relacionados à temática turismo de experiência.
Casa Nostra
Um retorno ao passado, uma experiência imersiva pela história da chegada e das primeiras décadas das famílias de imigrantes italianos na região Serrana. Essa é a proposta do projeto Casa Nostra. Em 2023 uma experiência piloto ganhou vida durante a RuralturES. Numa casa cenográfica, os visitantes puderam vivenciar um momento de deslocamento espaço-tempo, experienciando uma parte da história dos imigrantes italianos.
“Casa Nostra é uma réplica da moradia típica do imigrante italiano. Em cada cômodo estão reproduzidos os cenários inerentes àquele espaço, com móveis e com momentos que remontaram os hábitos dos antepassados. Elementos da decoração e das práticas”, detalha Patricia.
Durante a RuralturES, os participantes foram convidados para integrar, reproduziram momentos relacionados às crenças, aos festejos, hábitos culinários, como o do compartilhamento da mesa com suas comidas típicas: pães, queijo, polenta. Uma versão real da Casa Nostra será instalada no primeiro distrito turístico do estado, que está sendo desenvolvido em Pindobas, na ES-166.
Capacitações
Ao oferecer uma variedade de ações de capacitação, o Sebrae/ES vem desempenhando um papel importante no apoio à gestão dos negócios do agroturismo da região das Montanhas Capixabas. Essas ações vêm para capacitar esses empreendimentos para a profissionalização da gestão estratégica e fazem parte delas as consultorias individualizadas, capacitações coletivas, acesso a mercado como missões de benchmarking e apoio à participação em feiras.
Também é possível customizar o atendimento de acordo com as necessidades das empresas e o agroturismo tem buscado cada vez mais essa modalidade para se profissionalizar e progressivamente se tornar mais competitivo no mercado.