Ela faz mentorias e consultorias de comunicação estratégica
A jornalista Carla Caliman fala de seus novos projetos profissionais e conta um pouco de sua trajetória
Carla Caliman, uma profissional experiente e habilidosa da comunicação, vem se despontando não apenas por seu conhecimento, mas também por sua abordagem única e transformadora. Com uma trajetória que mescla experiência prática e teórica, Carla vem se consolidando no mercado com mentorias e consultorias de comunicação estratégica.
Nascida e criada em Venda Nova, na propriedade da família, em Lavrinhas, Carla Caliman Terra traz consigo as raízes simples e a autenticidade que só quem cresceu em contato com a natureza pode compreender. Sua infância na roça moldou não apenas sua personalidade, mas também seu olhar único sobre o mundo e suas possibilidades.
Carla deixou sua cidade natal para estudar na capital, onde se formou em jornalismo e se especializou em gestão em assessoria de comunicação. Sua paixão pela comunicação empresarial a levou a ocupar cargos em órgãos públicos, onde sua visão estratégica e suas habilidades abriram portas para outras funções, em cargos de liderança como secretária Municipal de Turismo e Cultura no município de Itarana e também em Venda Nova.
No caso de Venda Nova, a função caiu no seu colo em plena pandemia. E com todas as restrições, Carla conseguiu mobilizar os produtores e criar estratégia de posicionamento para o agroturismo e até para o município em um momento tão delicado para o fluxo de turismo e para a imagem da cidade, que é referência em turismo.
Atualmente, ela desenvolve um trabalho de comunicação com a Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo e com o Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS, com sede em Venda Nova, onde reside atualmente. Apesar de gostar bastante da assessoria de comunicação, Carla está focando sua atuação profissional em mentorias, onde encontrou seu verdadeiro propósito.
Guiar e inspirar outros a descobrir o poder do posicionamento e da comunicação estratégica vem se consolidando como sua missão de vida. Com sua abordagem personalizada e sua capacidade de identificar as necessidades de cada cliente, Carla trabalha para construir pontes entre o potencial e a realização.
Os resultados falam por si só
Clientes que passaram pelo processo de mentoria de Carla experimentaram uma melhoria significativa na comunicação de suas empresas, tanto interna, quanto externamente. Mais do que isso, testemunharam um movimento de transformação, com maior engajamento das equipes, motivação para o crescimento e união corporativa.
“Tivemos uma melhora expressiva na comunicação da nossa empresa, tanto da empresa para os colaboradores, quanto entre os próprios colaboradores e também com nossos clientes. Isso gerou um movimento de melhorias em diversas partes, tendo inclusive mais engajamento de equipes, motivação de crescimento e união da equipe”, pontua Rafael Herzog, proprietário da empresa RHM Tecnologia.
"A Carla Caliman é, sem sombra de dúvidas, uma profissional excelente. Adaptou inclusive alguns conteúdos para nossa empresa de forma exclusiva, o que fez toda a diferença. Só temos a agradecer por tanto, e esperamos poder marcar mais algumas mentorias, afinal, evoluir é o que sempre buscamos", reforça Rafael.
Ao iniciar o processo de mentoria, Carla conduz um diagnóstico para identificar as áreas que necessitam de atenção e intervenção. Essa análise minuciosa permite traçar um plano de ação sob medida, focado nos pontos de melhoria e nas reais necessidades dos clientes. “Meu foco é muito voltado para o resultado, e na mentoria vou dando direcionamento aos clientes para esse movimento, trabalhando as objeções, crenças e padrões de comportamento que podem interferir no processo de comunicar”, explica.
Para Carla, a boa comunicação começa dentro da empresa, através de um olhar direcionado para a sua história, seus valores e o seu propósito. “É a partir disso que construímos estratégias tanto para a comunicação interna, entre liderança e colaboradores, quanto para a comunicação externa, através do atendimento ao público e do posicionamento nas redes sociais, por exemplo. ”
“Entendemos e aprendemos a usar a comunicação a favor da empresa e principalmente a importância de como nos comunicar com nossos clientes de forma assertiva. O atendimento da Carla nos surpreendeu positivamente, pois além de ter sido personalizado para nossa realidade, foi considerado o branding, missão, valores e visão, e assim a comunicação foi baseada e adaptada para que pudéssemos aplicar na nossa empresa de maneira intuitiva, obtendo resultados de proximidade com nosso cliente, dentro daquilo que valorizamos”, pontua Paulo Lobo, o Paulinho, sócio-proprietário da Ótica Serrana.
É muito comum casos em que quem atua na empresa não tenha repertório para perceber e identificar como está a comunicação e quais resultados estão sendo alcançados, por isso é muito importante contar com o auxílio profissional. “Antes de iniciar a mentoria, realizo junto ao potencial cliente uma avaliação para ter clareza se meu método pode contribuir ou não com o seu momento atual o que dá mais segurança ao processo”, fala Carla sobre sua atuação prévia.
Minha marca também me representa de forma pessoal em uma nova fase da vida. Uma mulher construindo o protagonismo de sua própria história profissional, com elegância, simplicidade, fé, inteligência, coragem e, acima de tudo, propósito. Ao adotar esse símbolo saio do lugar comum e transmito a mensagem de que a comunicação estratégica é mais do que simplesmente transmitir uma mensagem - é sobre se posicionar com clareza e autenticidade.
A libélula é a personificação da transformação que busco incentivar em meus clientes. Assim como a libélula passa por um processo de metamorfose para alçar voo, estou comprometida em guiar meus clientes em sua própria jornada de transformação através da comunicação. A libélula representa a capacidade de se posicionar de forma autêntica e impactante, voando além das limitações para explorar novos horizontes.
Ao adotar a libélula como símbolo de minha marca, transmito a mensagem de que a comunicação estratégica é mais do que simplesmente transmitir uma mensagem - é sobre se posicionar com clareza, autenticidade e propósito”.