Português (Brasil)

Um plano de negócios personalizado e planejado com leveza

Um plano de negócios personalizado e planejado com leveza

Com 14 anos de trabalho em gestão no currículo, Christina Haddad está oferecendo mentorias para quem planeja montar sua empresa. O olhar especial para o público feminino é resultado de sua experiência pessoal como empresária, mulher, mãe e avó

Compartilhe este conteúdo:

Com 14 anos de trabalho em gestão no currículo, Christina Haddad está oferecendo mentorias para quem planeja montar sua empresa. O olhar especial para o público feminino é resultado de sua experiência pessoal como empresária, mulher, mãe e avó

Há alguns meses, Christina Haddad tomou a decisão de olhar para dentro de si, fazendo um retrospecto de sua vida e de seu futuro, e então se deu conta de algo que a deixou perturbada: ela não sabia responder qual era o sonho de sua vida naquele momento. Empresária bem-sucedida, com um currículo de trabalho na área de gestão de pequenos negócios e com muita vontade de compartilhar todo o seu conhecimento, ela deu o primeiro passo para uma nova jornada.

“Me vi com 50 anos, uma vida encaminhada e muita energia ainda. Casei, fui mãe e avó muito jovem, sempre trabalhei e estudei muito e me considero bem-sucedida... Mas sabia que tinha ainda muito a contribuir com as pessoas”.

Christina fez esta constatação e também se deu conta que trabalhava há 14 anos com gestão em suas empresas e que sentiu na própria pele as dificuldades e desafios de ser mulher, mãe, e empresária ao mesmo tempo, nessa vida louca que todos levam a cada dia. Para a mulher, muitas vezes, se torna ainda mais pesada devido ao acúmulo de funções dentro e fora de casa, as fazendo esquecer de seus sonhos e desejos.

“Nascemos numa cultura empreendedora, num país onde a característica empreendedora é muito forte, porém, somos em maioria empreendedores por necessidade, e não por oportunidade. E isso acaba se tornando um grande problema quando se decide montar uma empresa sem planejamento adequado, no que resulta muitas vezes em fracasso empresarial. Além disso, o índice de mulheres que são arrimos de família se torna cada vez maior, junto com a responsabilidade de fazer dar certo. As mulheres hoje em dia sofrem uma pressão muito forte, o que resulta muitas vezes em adoecimento físico e mental – prova disso é a quantidade de mulheres depressivas e com dependência de medicamentos para ansiedade consumidas a cada dia”.

 

Novo propósito

Tendo como base a própria experiência, o novo propósito de Christina hoje é ajudar outras pessoas, em especial outras mulheres a reconhecerem seus sonhos e vocações e tirar o sonho de montar sua empresa da cabeça e colocar, de forma planejada e leve, no papel.

“Quero ajudar mulheres que desejam empreender, mas não sabem por onde começar e nem reconhecer se suas ideias são somente sonhos ou projetos viáveis. Muitas vezes são mães, donas de casa, com empregos que não trazem satisfação pessoal.... Elas precisam de apoio para desenhar o seu projeto de vida. Vamos juntas reconhecer e trabalhar para isso dar certo”, explica em tom de cumplicidade.

 

Plano de vida

Com o reconhecimento do que     realmente se quer, Christina passa para a segunda etapa que é direcionar e construir este plano de vida. Um plano de vida é um documento de jornada pessoal que ajuda a pessoa a encontrar suas prioridades, tomar decisões importantes e avançar rumo ao estilo de vida que deseja. É algo que o ajuda a ter maior coerência nas ações diárias e desenvolve um algoritmo claro para que a pessoa alcance seus objetivos.

De acordo com Christina, essa ferramenta, além de permitir que a pessoa determine prioridades para alcançar seus objetivos, a orienta a agir no presente, sempre tendo em vista que o futuro se constrói no dia a dia.

Entre as características principais de um plano de vida, Christina cita que os valores pessoais são importantes, e que devem ser considerados para um planejamento para um futuro sustentável. “Vamos analisar a situação atual da pessoa, identificar valores, descobrir paixões e vocações. Também vamos desenhar o caminho desejado e definir como chegar lá, destacando prioridades, estratégias e próximos passos”.

 

Bagagem profissional

Há pouco mais de um ano Christina decidiu deixar o cargo de analista do Sebrae regional para atuar de forma integral na gestão da empresa que construiu com sua família, a Ótica Serrana. A empresa cresceu muito e chegou a um ponto que ela precisava optar por ficar no Sebrae ou na empresa.

“Eu precisava ficar trabalhando aos finais de semana e nas férias. A demanda era crescente e eu comecei a colocar minha saúde em risco. Tomei uma decisão em tempo de não adoecer”, avalia.

Os 12 anos que trabalhou no Sebrae foram muito importantes para Christina. “O Sebrae me ajudou a me formar profissionalmente, aumentar meu conhecimento e bagagem, ampliar meus horizontes, principalmente como gestora. E eu sou muito grata. Foi uma decisão difícil, mas muito bem pensada, para dar seguimento na minha vida profissional em minhas empresas com minha família. Eu preservo as ótimas relações com meus ex-colegas de trabalho, dos quais mantenho a amizade e grande admiração”.

A Ótica Serrana hoje tem 13 lojas, com planos de expansão e é um caso de sucesso em termos de gestão e construção de marca. Christina trabalha para ficar na parte estratégica e supervisão das lojas, e assim seguir com seus planos atuais.

Com uma vida mais planejada e com o processo de administração das lojas dentro de uma rotina organizada, Christina parte para este projeto próprio, que é fazer planos de negócios personalizado, considerando as características pessoais, dando foco nos pontos fortes e minimizando as fraquezas de cada empreendedora. “A administração das lojas será cada vez mais estratégica, e os planos são diminuir meu trabalho operacional fortalecendo a supervisão e tomada de decisões”, diz sobre o processo de transição em curso.

Dentro desse novo caminho profissional que está construindo, Christina já faz mentorias individuais e presenciais e logo estará testando as online e coletivas. “Meu trabalho vai além do plano de negócios. Os homens estão inclusos no meu público alvo, no entanto farei um trabalho especial com as mulheres dada a minha própria trajetória”.

Christina se refere à sua história pessoal, que se soma à sua profissional. Ela foi mãe muito jovem, ficou viúva também jovem, se casou novamente, e boa parte de sua vida foi dedicada ao trabalho no Sebrae e na gestão de suas empresas ao mesmo tempo. “Penso que apesar de todos os desafios podemos levar a vida com leveza. Temos que ter cuidado com as metas para não virarmos reféns, pois essa autoconfiança é perigosa e pode ser a chave para a frustação”.

É que Christina fala de reconhecer sonhos, mas não perde de vista a realidade de cada pessoa, principalmente a das mulheres, que precisam deixar casa e filhos em segurança para depois cuidarem da vida profissional. “Temos que colocar nossos sonhos no papel, sendo realistas, estudando as oportunidades e possibilidades, em busca de um futuro desejado e próspero”.

Compartilhe este conteúdo: