Português (Brasil)

Porcelanatos em pequenos formatos, o retorno das peças que potencializam a personalização dos ambientes

Porcelanatos em pequenos formatos, o retorno das peças que potencializam a personalização dos ambientes

Esse material permite brincar com as formas, as linhas e o ritmo nos espaços onde é utilizado

Compartilhe este conteúdo:
Rúbia Garbelotto e Maycon Bravim, sócios da Singolare, exibem algumas peças de revestimento em pequenos
formatos.  Rúbia, que tem formação em arquitetura, acredita que não tem porque os porcelanatos em pequenos
formatos ficarem de fora dos projetos. “Devido ao tamanho mais reduzido, é possível apostar na criatividade e
criar visuais inesperados. Pois, podem ser usados tanto na sua forma clássica, em sobreposição ou de
outras maneiras que combinem com a sua personalidade”.

A Singolare, sempre antenada com as tendências, oferece inúmeras opções de revestimentos de pequenos formatos. Quem sempre passa na loja pode perceber que algumas opções já compunham o seu portfólio e novos chegaram ao balcão de amostras, ampliando o leque de opções para as criações dos profissionais e também as dos amadores. 

Com um pouco de criatividade, um arquiteto faz a festa: cores, formatos, texturas, relevos, desenhos e grafias são elementos capazes de elevar ao infinito as possibilidades e dar personalidade ao ambiente. E esta é a tendência do momento: criações únicas que, para fazê-las, basta mexer as peças do lugar.

Rúbia Garbelotto D´avila, sócia- proprietária da Singolare, explica que por serem menores, fica mais fácil sair do lugar-comum na decoração, pois permitem inúmeras composições diferentes. “Ainda carregam a nostalgia dos ambientes recheados de memórias e afeto”, pontua numa referência às lembranças de antigos modelos de revestimentos, agora atualizados pela releitura.

“Dar personalidade aos ambientes é uma tendência crescente, pois as pessoas gostam de imprimir a sua marca. E um arquiteto que saiba 'ler' o seu cliente vai achar as peças que o representem melhor. Se ele for habilidoso, vai criar composições únicas e fazer uma verdadeira obra de arte”, avalia Rúbia.

E é isso que ela vem percebendo há alguns anos: o movimento que era mais pontual entre os profissionais tem se revelado tendência. E Rúbia pontua que para dar charme ou vida à decoração, os pequenos formatos são muito bem-vindos na casa inteira. “Muita gente associa esse material às áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. Entretanto, a variedade permite a aplicação em todos os ambientes”.

Rúbia ressalta que nos últimos anos houve a predominância de projetos baseados em uma estética minimalista. Com isso, os revestimentos de grandes formatos ganharam espaço.  Fazendo contraponto, a vontade de criar ambientes com características únicas também ganhou força. “Assim como acontece em outros campos das artes, na arquitetura e na decoração é bastante comum essa ida e volta de tendências.  Entretanto, o material retorna com novas concepções. Os revestimentos de pequenos formatos convidam os projetos a explorar suas formas e elementos abstratos da sua superfície, criando paginações variadas, como mosaicos, que muitas vezes se revelam em verdadeiras obras de arte”.

Para Rúbia, que também tem formação em arquitetura, fugir do lugar comum é um dos maiores desafios dos arquitetos, designer de interiores e profissionais da área. “Criar novas formas, apostar em cores inusitadas e no mix de materiais, muitas vezes, se torna uma tarefa complicada. Estar por dentro das tendências e novidades é um dos primeiros passos para vencer este desafio”.

 

Os ambientes

 

Na cozinha-  Além do piso, superfícies como a rodabanca exigem uma proteção adequada contra água, gordura e outras sujeiras indesejáveis. Para garantir além da funcionalidade, os revestimentos de pequenos formatos são excelentes para dar também beleza. Linhas diversas oferecem peças em diferentes cores para quem deseja valorizar ambientes como a cozinha.

 

No quarto-  Cada vez mais, diante do leque disponível no mercado, as paredes dos quartos ganham personalidade com o uso de revestimentos. Além de oferecem várias cores, os relevos ganham força, oferecendo texturas interessantes para as superfícies verticais.

Algumas linhas exaltam as formas geométricas, como os com relevos ortogonais marcantes e, ao mesmo tempo, sutis para paredes internas. Têm ainda as linhas para quem gosta de uma decoração contemporânea, com um ar urbano, com peças em diferentes tonalidades, das escuras às claras.

 

Banheiros- A funcionalidade e a beleza dos banheiros dependem diretamente da escolha dos revestimentos certos para pisos, paredes e bancadas. E os pequenos formatos ampliam as possibilidades de composição, principalmente com as peças em diferentes cores e com desenhos delineados que combinam tons de branco, verde, terrosos e outras cores.

Também é possível criar lindos projetos de banheiro a partir da coordenação entre revestimentos de pequenos formatos e peças maiores. Explorar combinações de cores e texturas é o segredo para valorizar a decoração desse ambiente.

 

As salas de estar e de jantar- Esses ambientes têm muito a ganhar com a presença de revestimentos no piso e também nas paredes. Também neste caso, a coordenação entre pequenos e grandes formatos gera resultados interessantes.

Para conferir o aconchego que esses ambientes exigem, nada como apostar em revestimentos com cores inspiradas em elementos naturais. Isso é possível com as peças de diferentes linhas, que explora os tons variados das paisagens naturais. A partir dessa riqueza tonal, dá para criar belíssimas composições.

 

Compartilhe este conteúdo: