Construtora Specimille alça voos mais altos e lança seu primeiro empreendimento
Há mais de 30 anos no ramo da construção civil, empresa familiar decide construir um prédio e faz lançamento de venda das unidades
Depois de mais de 30 anos trabalhando para terceiros, o construtor José Specimille Sobrinho está realizando um sonho: lançar um empreendimento imobiliário próprio em Venda Nova. Se depender da sua fama e credibilidade profissional, as unidades a serem erguidas pela Construtora Specimille serão comercializadas rapidamente.
Para embarcar neste novo projeto, Specimille conta com a parceria do filho e engenheiro, Marcos da Silva Specimille, que há tempos trabalha ao seu lado. O Projeto de Interiores e imagens em 3D, desenvolvidas pela design de interiores Mayara Specimille, agregaram mais sofisticação e qualidade ao empreendimento que já está sendo comercializado. Compõem-se de apartamentos de três quartos com suíte, de 93,87 e de 106,78 metros quadrados, com uma ou duas garagens, respectivamente.
O prédio de seis andares, com dois apartamentos por andar, compreende uma das três torres que formarão o condomínio. Será erguido no bairro Vicente Zandonadi, com previsão de entrega para julho de 2026.
História na construção
José Specimille Sobrinho, 58 anos, chegou em Venda Nova há 38 anos junto com seus irmãos e seus pais. Seu pai era carpinteiro e José, que trabalhava na lavoura, passou a trabalhar na construção civil. Foram oito meses atuando como ajudante de pedreiro de Ducino Cesconeto numa obra em Conceição do Castelo, para onde ia diariamente.
Nesse período, o pai, hoje falecido, com o seu irmão mais velho, Florentino Specimille, começaram a tocar obras. Florentino, hoje com 69 anos, continua ativo na equipe de José Specimille. “A gente era novo no lugar e não era fácil conseguir trabalho na sede da comunidade. Trabalhamos muito na região e fomos muito ajudados por Antônio Canal, que nos deu muitas obras em São Floriano, Domingos Martins”, se recorda.
A família também conseguiu pegar obras de Honório Péterle, no Alto Caxixe, e aos poucos foi aprimorando seu trabalho e criando vínculos com os moradores na sede de Venda Nova. Um dos primeiros trabalhos executados foi o prédio da família Mies, na avenida principal da cidade. “Daí por diante, passei a contratar equipe por minha conta. Antes trabalhei um longo tempo por conta própria, sem CNPJ e já cheguei a empregar 18 pessoas”.
Foi somente em 2007 que Specimille constituiu a Construtora Specimille, época em que construía a casa de José Roberto Altoé. José Roberto, contador e muito amigo de Specimille, incentivou a criação da empresa e por muitos anos ajudou a tornar o negócio mais profissional ponderando sempre a legalidade elevando o nível profissional de Specimille. Entre períodos frutíferos e outros mais desafiadores, o construtor acalentou o sonho de fazer um investimento próprio, com fins comerciais.
Ele ainda realiza trabalhos para terceiros, sendo que atualmente é responsável pela Construção do Residencial Vitória, que está sendo erguido no bairro Olímpio Perim, e pelo Edifício Itália, de propriedade da F C M Construtora e Incorporadora, esse no bairro Marmim. Ambos são projetos que Specimille considera de grande escala.
A Construtora Specimille agora também volta toda sua energia para construir o seu próprio empreendimento, o Condomínio Residencial das Pedras. Será o primeiro e, pelo que tudo indica, virá seguido de outros empreendimentos imobiliários. “Trata-se de um lugar bacana para morar. Um bairro sossegado e que oferece qualidade de vida: perto do hospital e próximo a praças e locais de lazer, como o Centro Cultural Máximo Zandonadi”, descreve Marcos.
Continuidade e legado
Marcos, que desde menino estava ao lado do pai, passou a estudar Ciência da Computação na Ufes, em Vitória. Em 2013, com a conclusão da graduação, precisou decidir se seguia nessa área ou se voltava a Venda Nova para ajudar o pai na empresa. Optou por voltar e, ciente que precisava agregar mais valor a empresa, passou cursar engenharia civil no Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, para onde ia diariamente depois de cumprir a rotina diária de trabalho. A cumplicidade da vida familiar se estende à relação profissional entre pai e filho e isso é perceptível no diálogo tranquilo que mantêm no dia a dia.
Specimille se mostra confiante com a parceria com o filho e pretende que ele continue seu legado, em melhores condições e com mais perspectiva. “Sempre fiz obras para os outros com mais cuidado e dedicação do que estivesse fazendo para mim. Gosto de me sentir bem ao olhar para o trabalho e saber que tem qualidade. Sempre trabalhei com equipe de colaboradores. Eu me mantenho o dia todo com a mão na massa e orientando todos ao meu redor e acredito que este seja um dos motivos de ter conseguido manter a qualidade das obras sob minha responsabilidade”.
Na prática
Quando assume uma obra, Specimille fica responsável por executar toda parte de alocação de obra, sistema hidrossanitário e outros mais complexos. Também por este motivo, conhece os problemas e os riscos de fazer um empreendimento próprio, mas tem a experiência que o credencia por ser também conhecedor das soluções. Ele também promove o aproveitamento dos materiais, proporcionando desperdício zero e preza muito a segurança dos colaboradores.
Diante de tantas inovações no mercado construtivo, Specimille prepara sua empresa para a transição de gestão. “Eu vou continuar trabalhando no canteiro de obra e farei a transição dos serviços práticos e administrativos. Já venho passando para o Marcos meus conhecimentos técnicos e experiências de tudo que envolve a construção civil, e hoje sinto ele preparado para novas experiências. O conhecimento que ele tem das exigências burocráticas, como aprovações de projetos, direitos e deveres de colaboradores bem como normas técnicas, atrelado a essa passagem de experiências, torna-o capaz de gerir tudo muito bem”.
Já tendo como perspectiva os investimentos próprios, Marcos entra na administração da Construtora com o pé direito, pois vai lidar com uma marca forte, construída pela credibilidade do pai. “Meu pai toca uma empresa consolidada, tem muita experiência com as práticas construtivas e também conhecimentos técnicos. Acompanhei de perto sua trajetória e agora, mais fortes ainda, seguiremos juntos”.
Sobre o novo empreendimento, Marcos é um grande entusiasta em realizar o sonho de seu pai. Ele agrega seus conhecimentos teóricos, que foram construídos com muito estudo, enquanto acompanhava a realidade enfrentada pelo pai. “Faremos um prédio de excelente padrão e ao mesmo tempo alinhado com as demandas locais. Estamos fazendo um negócio com solidez de quem vai começar e terminar um empreendimento”.