Sicoob Sul-Serrano cria suas primeiras Cooperativas Mirins
No dia 24 de outubro aconteceu a assembleia de constituição da Cooperativa Mirim Presidente Castelo Branco, a Cooper. PCB. A cooperativa mirim é formada por alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Presidente Castelo Branco, localizado no município de Cariacica.
A Cooper.PCB reúne alunos dos anos finais do ensino fundamental e já conta com 37 alunos associados, que são considerados sócios-fundadores. As atividades da cooperativa serão guiadas pelo professor orientador Juliano Santana e pela professora orientadora Alair Firme.
Já no dia 13 de outubro foi constituída a Cooperativa Mirim Coopsaber, com alunos de uma cooperativa educacional privada: Centro de Educação e Cultura Saber, em Venda Nova.
São aproximadamente 56 cooperados que serão guiados pelas professoras orientadoras: Rafaela Lopes Calimam e Tatiane Nascimento de Oliveira da Silva.
As assembleias de constituição foram prestigiadas por representantes do Sicoob e do Sistema OCB/ES, além de membros da comunidade escolar. Entre os participantes estavam o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim e a diretora operacional da Cooperativa de Crédito, Mayara Bittencourt Caus.
A diretora operacional afirmou que a constituição das Cooperativas Mirins foi um momento de grande alegria para a Cooperativa. “Ver os adolescentes fazendo a constituição das cooperativas por meio da assembleia, lendo e explicando o estatuto, elegendo os membros do conselho de administração e fiscal, foi emocionante e nos encheu de orgulho. Temos certeza de que o projeto continuará trazendo inúmeros benefícios à comunidade escolar, ensinando e preparando jovens para o futuro por meio do desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, gestão de conflitos, finanças e comunicação”, afirmou Mayara Caus.
Crescimento do programa no Estado
No último mês de outubro o programa Cooperativa Mirim completou cinco anos no Espírito Santo, data de fundação das três primeiras cooperativas mirins do Estado. Ao longo desse período, o programa se fortaleceu e alcançou novos marcos, como em 2023, com a expansão do programa em escolas públicas. Com as duas novas cooperativas criadas pelo Sicoob Sul-Serrano, o ES conta com 10 Cooperativas Mirins.
Coopeducar
Há 23 anos, no dia 4 de outubro de 2000, nascia o Centro de Educação Cultura Saber – Coopeducar. Criada pela união de um grupo de pais engajados em proporcionar uma boa educação para seus filhos, participativa, de qualidade e com a um custo mais acessível.
‘’Cooperativismo é a nossa base, em que jovens e crianças aprendem desde cedo a importância da união para o conhecimento, de que juntos podem ir mais longe. Os alunos atualmente vivenciam na prática tudo isso em dois projetos que estamos inseridos, que são a Cooperativa Mirim e o Coopejovem’’, declara a presidente da Coopeducar Loreda Venturim.
Ela afirma que a Cooperativa Mirim vem com uma proposta de mostrar aos alunos da escola como é cooperativismo de fato, como funciona e os benefícios que ele traz consigo. Já o Coopejovem é um programa que integra educação financeira, educação empreendedora e educação ambiental com o cooperativismo. Ambos com apoio do Sicoob Sul Serrano.
‘’Intercooperação está presente com parceria com o Sicoob Sul-Serrano e deixa claro os muitos benefícios e oportunidades que o cooperativismo proporciona. Conseguimos viabilizar grandes projetos como a implantação da energia solar, projetos educacionais, aulas de pensamento computacional e incentivo social ao AEE – Educação de Ensino ES’’, finaliza.