Português (Brasil)

DEZ DIAS DE AVENTURAS da equipe do Espírito X nas Montanhas do ES

DEZ DIAS DE AVENTURAS da equipe do Espírito X nas Montanhas do ES

Vinte e um empreendimentos incluídos no plano piloto de turismo de experiência do Sebrae ES receberam treinamento e visitas técnicas para estruturação de produto turístico de experiência

Compartilhe este conteúdo:
Equipe Espírito X: Soraia Costa,  Célio Sathler,  Adalberto Pinheiro,  Bruno Emílio e Cássia Coppo.
O registro foi durante o workshop promovido com os empreendedores do projeto de turismo de
experiência do Sebrae no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, em Venda Nova.

Com a proposta de estruturar e preparar os empreendimentos para a comercialização de serviço que gere sensação, emoção, surpresa atrelado aos seus produtos, a equipe do Espírito X visitou as 21 propriedades que estão incluídas no plano piloto do projeto de turismo de experiência do Sebrae ES. “Nosso trabalho foi aplicar a metodologia aos empreendimentos que já possui um produto/serviço com esse potencial”, explica Cássia Coppo, CEO do Espírito X.

Para executar essa fase do projeto, a equipe com quatro profissionais se hospedou em Venda Nova durante dez dias em outubro. “Nossa consultoria trabalha diretamente na cocriação e estruturação das experiências com o intuito de auxiliar o empreendedor a aumentar e diversificar sua fonte de receita, através da oferta de serviços. Salientamos que os empreendimentos trabalhados já comercializavam produtos, mas nem todos tinham ainda formatado uma experiência a ser ofertada ao turistas”.

Na visita técnica, a equipe do Espírito X vivenciou todas as experiências que agora estão sendo disponibilizadas aos visitantes, sendo algumas já possíveis de serem vivenciadas durante a Feira e no restante de 2021. Alguns empreendimentos optaram por oferecer a partir de 2022. Soraia Costa, da equipe do Espírito X, explica que essa formatação do produto experiência compreende que experiência turística é um grande aliado para os negócios, de acordo com a tendência publicada pela Organização Mundial do Turismo.

Além da visita de inspeção, a consultoria teve outras etapas, como o workshop e a consultoria personalizada. “O workshop Espírito X” estimula os empreendedores a traduzir a realidade dos empreendimentos, de forma simples para que o público possa conhecer e consumir o que tem de único e exclusivo nas vivências formatas com os sabores dos nossos cafés e o brinde de nossas cervejas artesanais”, salienta Célio Sathler, também da equipe do Espírito X.

Toda a equipe da Espírito X saiu impressionada com o que presenciou e, fortalecendo o jargão, 'experienciou'.  “As impressões foram as melhores, pois as Montanhas Capixabas é um celeiro de experiências. Cada cantinho, uma surpresa diferente. Lugares incríveis, empreendedores super motivados, produtos de alta qualidade e, com a execução deste trabalho, conseguimos vislumbrar muitas atividades do cotidiano se tornando oportunidade de geração de receita”, observa Cássia.

 

Oferta no ambiente digital

O Espírito X é formado por quatro sócios, cada um com habilidades, formação em áreas diversas e que se conheceram em um evento de inovação promovido pelo Sebrae ES, no qual teve objetivo de criar startups para solucionar "dores" do setor de turismo do estado.  “Nosso trabalho com turismo de experiência começou no final de 2018 e durante esses anos, criamos e aprimoramos uma metodologia própria de estruturação de produto turístico e hoje estamos tendo a felicidade de aplicá-la junto aos empreendimentos”, descreve Cássia.

A metodologia foi criada, a partir de uma necessidade que a equipe percebeu durante a criação da plataforma de comercialização de experiências www.espiritoemrede.com.br. A plataforma está comemorando dois anos no ar e a equipe está cada dia mais motivada em disponibilizar essa ferramenta de venda para muitos empreendedores que possui experiências nos      seus negócios. “Muitos ainda não têm a noção do produto que têm em mãos. Rotinas, processos de produção e histórias comuns aos olhos das pessoas que já a vivenciam, mas que são verdadeiros tesouros a serem transformados em oportunidade de gerar renda”, ressalta Célio.

A plataforma está disponível para todos que querem ofertar experiência, basta cadastrar em "Seja um Parceiro", que a equipe entrará em contato para informar como funciona a formatação dos produtos. “Nossa intenção é a formação e o impulsionamento dessa importante rede. Acreditamos que o trabalho coletivo é que fortalece essas experiências e que realmente chega ao turista e ao empreendedor como oportunidade”, reforça Soraia.

Nesses dois anos de plataforma, a equipe se surpreendeu com a possibilidade de gerar renda para o empreendedor com atividades do seu cotidiano. Um exemplo interessante é o fato do turista querer colher café e conhecer todo processo de produção, como cita Cássia. “Uma curiosidade da plataforma foram as vendas que tivemos para públicos de outros estados, como, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília. Nossa intenção é estruturar mais produtos e aumentar a oferta de experiência no Espírito Santo e no Brasil gerando oportunidade de receita e inserindo esses produtos no ambiente digital”.

“Nosso serviço é um trabalho aplicado juntamente aos empreendimentos, transformando atividades básicas do cotidiano em experiências. Para o futuro, estamos prospectando novos parceiros e oportunidades para aumentar a oferta de produtos turísticos. Nossa intenção agora é romper os limites geográficos e iniciarmos um trabalho em outros estados brasileiros”, finaliza Cássia.

 
Compartilhe este conteúdo: