As Cervejarias Artesanais no Turismo de Experiência - Marca inspirada nos MACACOS BARBADOS e no estilo de vida nas Montanhas
A Cervejaria Barba Ruiva está com a proposta de fazer visitas guiadas aos sábados, às 11 horas, para apresentar seu processo produtivo na fábrica, que fica em Domingos Martins, a 500m do portal da cidade.
Além de conhecer o processo de produção, os visitantes vão ficar a par da história dos fundadores do primeiro Brewpub do Estado. Após a visitação, serão levados ao restaurante para experimentar a régua de degustação, onde conhecerão os aromas, cores e sabores dos seis principais estilos de cervejas, dentre os mais de dez produzidos pela marca.
A Barba Ruiva nasceu em 2013, num pequeno paiol localizado na boca da mata atlântica, nas montanhas de Domingos Martins.
A Inspiração do nome veio dos macacos bugios, também conhecidos como macacos barbados, já que os machos da espécie possuem uma vasta barba ruiva. Sempre que começava a brassagem (produção da cerveja), eles apareciam, atraídos pelo aroma doce da cevada cozida. A ideia deu vida ao personagem Barba Ruiva, que remete à história da vida real do fundador da marca, Daniel, que percorreu um longo caminho até se tornar cervejeiro.
Em 2009, cansado da carreira jurídica e da vida na selva de pedra, Daniel mudou-se para as montanhas em busca de qualidade de vida e, neste mesmo ano, conheceu sua esposa e sócia Mariana Buaiz Dias. Quem conta essa história é ela, que além de ser uma excelente companheira de aventuras - já que é uma turismóloga de formação - também é responsável por toda a parte administrativa e financeira dos empreendimentos do casal: a cervejaria e o restaurante Empório Flor de Liz.
Desde o início, a busca pelo aperfeiçoamento do produto, através de muitos estudos e consultorias especializadas, foi essencial para o avanço da marca.
Em 2013 eram produzidos 600 litros/mês; em 2016 - com a inauguração do Brewpub - passou para 6.000 litros/mês. Em 2021, têm sido produzidos cerca de 25.000 litros/mês.
A Cervejaria Barba Ruiva busca desenvolver uma comunicação que se destaca com seu estilo informal e não institucional, valorizando os vínculos especiais com os clientes e conectando pessoas. A identidade singular, que foge do tradicional, reflete o espírito jovem e inovador da marca. Manter a qualidade excepcional dos produtos é a prioridade. “Proporcionar uma experiência ímpar aos mais diversos gostos é o nosso diferencial”, reforça Mariana.