Noite de festa para eleger a Rainha e as princesas Portugália 2022
Desfile de Eleição abriu a programação da terceira edição do evento que reverencia duas etnias presentes na formação de Conceição do Castelo
![]() |
Sete garotas representantes das famílias moradoras do município de Conceição do Castelo subiram à passarela para disputar os títulos de Rainha e princesas Portugália 2022. O Desfile de Eleição foi promovido na noite de 3 de junho, no salão de Festa da Maçonaria, e as notas de avaliação dos cinco jurados concederam o título de Rainha a Eduarda Alexandra Marcolino de Melo. Mônica Mello de Azevedo e Amanda Zaqui Milagre foram eleitas a primeira e a segunda princesas, respectivamente.
Eduarda Alexandra se diz muito feliz por estar carregando o título de Rainha e promete empenho para que seja o motivo de orgulho do município. Com ensino médio completo, a filha de Derliete da Silva Marcolino e Tarcísio José Moreira de Melo, descreve a sua participação no desfile como uma experiência única e maravilhosa. “Tudo estava lindo e perfeito! Parecia um conto de fadas! Estar na passarela vestida com as roupas típicas e usando os acessórios que passavam uma mensagem de nossa cultura foi realmente uma experiência incrível, algo sem explicação, pois são várias sensações ao mesmo tempo: nervosismo, medo, alegria... Um desafio que vale a pena, pois sei que a experiência me trouxe muito aprendizado que levarei para vida toda”.
Mônica de Azevedo, filha de Oscar Silva de Azevedo e Regina Aparecida de Mello Azevedo, se disse surpresa ao ser convidada para desfilar. “Não imaginava que veriam em mim potencial para fazer parte da realeza Portugália. Fiquei muito honrada e feliz pelo convite e ao mesmo tempo insegura. No entanto, o apoio e o incentivo recebidos da comissão organizadora do desfile, dos amigos, da família e do namorado foram essenciais. O desfile foi uma experiência incrível: pude conhecer, me aproximar e desenvolver um carinho muito especial por todas as meninas e por nossas mentoras. Foi também uma experiência de superação dos meus medos e inseguranças e não acreditei quando ouvi meu nome sendo anunciado. Sempre fui apaixonada por histórias fantásticas, amo ler e os romances de época me deixam apaixonada. Estou literalmente vivendo um sonho, meu próprio conto de fadas”.
A estudante de direito pela Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes Amanda Zaqui Milagre diz não conseguir mensurar a honra em representar a Festa Portugália. A filha de Eliane Zaqui Milagre e Odair José Milagre diz sobre a importância da representatividade do evento, que traz em sua essência a preservação do legado cultural das famílias imigrantes portuguesas e italianas. “Fiquei muito feliz em participar do desfile, principalmente considerando o tema da festa, que enalteceu o trabalho no cultivo do café, uma atividade ligada à história da minha própria família. O evento foi um verdadeiro sucesso e, em decorrência disso, tenho certeza que tal manifestação cultural e histórica trará mais notoriedade para o nosso município”.
O desfile e as características culturais
As sete candidatas selecionadas para disputar o título de Rainha e Princesas da Festa Portugália são descendentes de imigrantes italianos ou portugueses. Com idade entre 18 e 25 anos, elas também atenderam ao critério de serem moradoras do município de Conceição do Castelo.
De acordo com Renata Vargas Rigo de Sousa e Maria Delurdes Santana Pereira a construção dos trajes foi feita numa parceria com a Loja L´Occasione Tecidos, de Venda Nova. Com referências da cultura das duas etnias, os trajes trazem elementos como o avental todo bordado e colorido, tipicamente português.
As coroas confeccionadas em São Paulo simbolizaram em seus designes os ramos de café, além dos elementos históricos que deram origem ao nome do município de Conceição do Castelo.
De acordo com Renata, dentro do tema da festa deste ano, “o trabalho das famílias imigrantes, aspectos sócio econômicos e seu legado nos dias atuais”, a organização retratou a cultura do café, que impulsionou a vinda de milhares de imigrantes e fomentou a economia da região e de todo o Estado”.
Delurdes destaca que as candidatas retrataram no palco, através da coroa e das vestes, além da história, toda riqueza e prosperidade que a cultura cafeeira proporcionou. O surgimento das grandes fazendas e os barões do café estão dentre estes aspectos.
As eleitas, como anfitriãs da festa, acolheram o público distribuindo sorrisos e atenções. De acordo com as organizadoras, a Rainha e as princesas deverão no seu reinado representar e promover a Festa Portugália, contribuindo para o resgate da cultura e da história de Conceição.