Especial MORADIA e CONSTRUÇÃO: Harmonização de ambientes
Ferramenta pode transformar o lar ou o empreendimento num espaço de prosperidade, saúde e paz
![]() |
Em todas as culturas, sempre deparamos com técnicas e cuidados para construir uma casa. Com a modernização na área da arquitetura e construção, também cresce a procura por técnicas milenares de harmonização de ambientes. De acordo com a terapeuta energética Patrícia Curty, o objetivo é encontrar um equilíbrio entre o exterior e o interior do imóvel, para que os moradores se sintam bem e tenham mais energia na vida. Porém, a técnica pode ser usada da compra do terreno à casa pronta.
A terapeuta energética, que também é professora de yoga, utiliza a técnica de harmonização do mapeamento do terreno, também conhecida como mapa homeopático, um instrumento usado para identificar os centros magnéticos e outros pontos de vibração. “A utilização de mapas para testes com radiestesia e tratamentos de ambientes segue a mesma ideia de emprego de fotos ou nome completo para diagnósticos e indicações de tratamento para pessoas com auxílio do pêndulo ou diapasão”, afirma Patrícia.
Ela explica que o mapa nada mais é do que uma planta baixa do terreno da área e deve representar especialmente todos os elementos presentes no ambiente. Isso pode ser feito também com uma foto área ou imagem de satélite impressa. Nele, são identificados os centros magnéticos, pontos geopatogênicos, pontos de drenagem, pontos deletérios e pontos de entorno.
No solo e ambientes, também podem ser localizados os sete centros magnéticos. “Estes centros são responsáveis pela circulação de energia vital do sistema. A ordem ou desordem nesta circulação cria campos propícios à saúde e ao equilíbrio ou à doença e ao desequilibro”, explica a terapeuta.
De acordo com Patrícia, com os trabalhos de radiestesia associados ao uso da interação sistêmica, homeopatia, florais, elixir e outras práticas terapêuticas, embasados nas leis da natureza como similitude e ressonância, é possível causar alterações, em muitos casos, favoráveis à energia vital do terreno.
“Tudo o que equilibra as energias e eleva seu padrão de vibração pode ser utilizado para tratamento dos pontos energéticos do mapa. Alguns exemplos são: reiki, cromoterapia, pedra de acupuntura, oração, meditação, símbolos, etc”, ilustra a terapeuta.
Patrícia ainda explica que quando uma casa ou apartamento é construído, cria-se um fluxo de energia invisível capturado nesse espaço e tempo. “Todo ambiente recebe energias potenciais boas e ruins. A harmonização de ambientes e de terrenos pode ser a ferramenta que vai transformar a casa num espaço de boas vibrações e, consequentemente, trazer prosperidade, saúde, paz e proteção para a sua vida”, finaliza.
*Fonte de pesquisa: apostila curso de extensão sobre Homeopatia, que Patrícia fez pela Universidade Federal de Viçosa.
Dicas essenciais
Enquanto não contrata um profissional para ajudar a harmonizar o ambiente do seu lar, seguem algumas dicas que podem auxiliar você a deixar sua casa ainda mais harmonizada, aplicando o Feng Shui na prática:
- Ambientes com muitas pontas, como arestas nas paredes e prateleiras pontiagudas não costumam oferecer tranquilidade aos habitantes. Já cores fortes como preto, vermelho e roxo, podem incitar discussões e emoções acaloradas. O ideal é o uso de tons calmantes de azul.
- O excesso de espelhos nos quartos (principalmente junto às camas) e de aparelhos eletrônicos prejudica o sono e o descanso.
- Mantenha todos os ambientes limpos, pois se existe sujeira em uma determinada área, a energia vital não circula , podendo atrair doenças.
- As portas e janelas devem abrir totalmente, sem impedimento, assim, as oportunidades podem de fato adentrar nos ambientes e também em nossas vidas.
- Deve haver amplo espaço para circulação entre móveis, para que a energia possa circular livremente pela área, trazendo vitalidade e uma sensação de paz e harmonia.
- Uma casa iluminada e ventilada é fundamental para permitir a circulação da energia vital, além de não deixar nenhuma área estagnada.
- Plantas e animais também ajudam a equilibrar as energias.
- Portas em corredores devem ficar fechadas, já que a energia se dispersa em muitos cômodos.
- Latas de lixo e tampas de vasos devem ficar tampadas para prevenir que a energia vital seja drenada.
- Fogões bem limpos e o uso rotativo de todos os objetos da casa atraem prosperidade.
- É fundamental evitar a presença de quartos bagunçados, assim como objetos embaixo de camas ou sobre armários para não atrapalhar o descanso, evitando igualmente sentimentos opressores e depressivos.
- Quadros nas paredes devem representar boas coisas. Quem quiser atrair um amor, por exemplo, deve evitar expor figuras que remetam à tristeza ou à solidão.
- Dispense objetos que lhe tragam memórias ruins, mesmo que nem sempre você o associe a uma determinada pessoa ou situação.