Português (Brasil)

Especial HPM - Gastroenterologia e endoscopia digestiva alta para atender público regional

Especial HPM - Gastroenterologia e endoscopia digestiva alta para atender público regional

Como cirurgião geral, Igor Barbosa Rodrigues resolve diferentes problemas do aparelho digestivo

Compartilhe este conteúdo:

Formado em cirurgia geral com especialização em gastroenterologia e endoscopia digestiva alta, o médico Igor Barbosa Rodrigues traz em seu currículo oito anos de experiência na Grande Vitória. Ele atua no HPM desde 2020, buscando uma medicina com mais qualidade, de forma que consiga promover um atendimento mais atencioso para ouvir o paciente como um todo.

Sua atuação como cirurgião geral lhe permite resolver diferentes problemas do aparelho digestivo, seja por intervenções cirúrgicas, principalmente minimamente invasiva por vídeo-cirurgia, ou por endoscopia digestiva alta.

Igor também oferece atendimento clínico em gastroenterologia e faz os exames de endoscopia digestiva alta sob sedação com monitorização completa para melhor segurança do paciente. Ele conta com equipe de anestesista pronta para auxiliar, principalmente em paciente abaixo de 18 anos e os com doenças cardíacas, diabetes, pulmonar e nos rins.

 

Endoscopia

É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, detectar bactéria com biópsia, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

Esse exame é feito quando o paciente apresenta aftas, azia ou pirose (queimação no estômago), náuseas e vômitos frequentes, vômito acompanhado de sangue, dores na região superior do abdômen, refluxo, perda de apetite, má digestão ou perda de peso sem motivo aparente.

O procedimento é simples e dura poucos minutos. Por meio do endoscópio, um tubo fino com uma microcâmera em sua extremidade, é possível visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno. 

 

Cirurgias gerais realizadas no HPM

Alguns problemas comuns podem precisar de intervenção cirúrgica para que sejam devidamente tratados. Devido às cirurgias convencionais com cortes maiores serem mais invasivas e dolorosas, o médico Igor Barbosa se profissionalizou em vídeo-cirurgia em São Paulo.

Essa tecnologia consiste em fazer apenas pequenas incisões e equipamentos com microcâmeras embutidas permitem que o cirurgião veja toda a região interna que será operada.

Devido à disponibilidade da tecnologia para estes procedimentos, o cirurgião faz todas suas cirurgias no centro cirúrgico do HPM, em Venda Nova

Cirurgia de vesícula ou colecistectomia-   A cirurgia para retirar a vesícula biliar é indicada no caso de vesícula inflamada (dor), vesícula com pedras ou no caso de câncer. A vídeo-cirurgia traz uma recuperação rápida e menos dolorosa, com previsão de alta hospitalar no dia seguinte e retorno às atividades normais em torno de uma semana.

Cirurgia de hérnia abdominal e inguinal -  também chamada de hérnia na virilha, ocorre quando se tem um enfraquecimento na musculatura da região inguinal. Essa fraqueza permite a passagem de algum órgão do interior do abdome para região inguinal, causando um “caroço” na região. Principalmente com esforço físico. “O tratamento definitivo é a cirurgia. Hoje usamos a tela em todas as hérnias para reforçar a cicatrização e melhorar a recuperação'', explica o cirurgião.

Compartilhe este conteúdo: