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Diretoria de Gestão de Riscos: inovação na governança corporativa do Sicoob Sul-Serrano

Diretoria de Gestão de Riscos: inovação na governança corporativa do Sicoob Sul-Serrano

Com desdobramento da diretoria operacional feita pelo Conselho de Administração, Eliane Gomes assumiu o novo desafio

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Desde a última Assembleia Geral Ordinária (AGO 2022), promovida no dia 1º de abril, a diretoria do Sicoob Sul-Serrano apresentou sua nova formação. É que a Diretoria Executiva, estabelecida desde 2015, quando da adoção da governança corporativa e constituída de dois membros (diretora executiva e  operacional, com funções distintas, de acordo com o Estatuto) passou a contar também com a diretora de risco.

Este ano, o Conselho de Administração decidiu desdobrar a diretoria operacional em duas, segregando algumas atribuições que antes estavam todas com a diretoria operacional, criando assim uma diretoria dedicada à gestão de riscos.  Eliane Gomes, então diretora operacional, assumiu a nova função.

Por enquanto só o Sul-Serrano tem essa diretoria nas cooperativas do Sicoob ES, o que significa um grande desafio para a titular. “É uma diretoria ainda em desenvolvimento de um modelo que seja eficiente e assertivo na prevenção a riscos que são inerentes ao negócio, mas que podem ser mitigados com ações proativas junto às agências em suas rotinas diárias”, explica Eliane. 

A diretora de risco chama a atenção para o grande crescimento que a cooperativa tem alcançado nos últimos anos. E isso se revela nos números de associados, negócios, agências e funcionários. “Esse cenário demanda um constante acompanhamento por parte dos órgãos de governança. Embora tenha suporte e monitoramento do Sicoob Central em controles internos, riscos e compliance,  essa diretoria tem a principal finalidade de antever situações de risco e combater suas causas, o que é chamado de “causa raiz” dos possíveis problemas”.

Eliane enfatiza que o principal negócio da cooperativa é o crédito e  é a ele que são direcionados os maiores esforços para mitigação de riscos. “As exigências de compliance, que significa conformidade e alinhamento às regras da empresa e dos órgãos reguladores, têm aumentado por parte do Bacen, a quem prestamos conta mensalmente através das informações contábeis. As exigências também aumentaram pelas auditorias independentes, que fazem inspeções periódicas, seja presencial ou remotamente, as quais também são reportadas ao Banco Central, que é o órgão regulador das instituições financeiras”.

Internamente, a Diretoria de Riscos atende ao Conselho Fiscal em suas manifestações de esclarecimentos, quando solicitados, e ao Conselho de Administração, demonstrando o trabalho desenvolvido a cada mês, o qual deve contribuir para alcançar os objetivos estratégicos da cooperativa.

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