Português (Brasil)

Dia C: evento que simboliza a responsabilidade social do Sicoob

Dia C: evento que simboliza a responsabilidade social do Sicoob

Uma campanha de alimentos foi deflagrada antes do Dia C e se encerra no final do mês de julho

Compartilhe este conteúdo:

Preocupado com a insegurança alimentar gerada pela alta dos preços dos alimentos que impacta no bolso e reflete na mesa das pessoas que mais precisam, o Sicoob Sul-Serrano promoveu pelo segundo ano consecutivo uma campanha de arrecadação de alimentos. Até o dia 22 de julho foram coletadas cerca de 32 toneladas de alimentos no movimento que faz parte das ações de responsabilidade social, que tem no Dia C (2 de julho, Dia do Cooperativismo) o seu ponto culminante.

A grande novidade deste ano foi a celebração feita no dia 2 de julho, em comemoração ao Dia do Cooperativismo. O Sicoob Sul-Serrano fez várias parcerias e levou serviços gratuitos para as comunidades num momento síncrono nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Vitória, Iúna e Cariacica.

O presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim, destacou que o Dia C confirma o compromisso do cooperativismo com a construção de um mundo mais justo e equilibrado. "O objetivo do movimento é promover, estimular e potencializar as ações voluntárias das cooperativas em uma grande corrente do bem. Estamos com centenas de voluntários empenhados em realizar a coleta de alimentos para ajudar pessoas que mais precisam, de forma a exercer a responsabilidade social de nossa cooperativa", disse Cleto na ocasião do evento.

De acordo com Mayara Bitencourt Caus, diretora operacional do Sicoob Sul-Serrano, a situação da fome no Brasil agravada pela pandemia fez com que a campanha de arrecadação de alimentos se repetisse este ano. “Aumentou muito o número de pessoas em situação de risco alimentar e, por esta razão, nos dedicamos ainda mais visando sensibilizar as pessoas em condições de doar e aumentar a arrecadação. E esperamos que o resultado supere a do ano passado, quando arrecadamos 34 toneladas de alimento”.

Mayara Bitencourt Caus, diretora operacional do Sicoob Sul-Serrano, fala das ações de responsabilidade
social promovidas em torno do Dia C e da filosofia que acompanha o trabalho
desenvolvido pelos funcionários durante o ano todo.

Para a diretora operacional, as parcerias, dos associados empreendedores, das entidades e das prefeituras foram fundamentais para o sucesso do Dia C em todos os municípios, assim como a garantia do deslocamento dos participantes. “Em todos os quatro pontos do evento providenciamos ônibus para transportar as pessoas de comunidades mais distantes para facilitar a participação de nosso público alvo, que é formado em sua maioria por pessoas que não possuem veículos”.

Ela ressalta que foi a primeira vez que o Sicoob Sul-Serrano celebra o Dia C com um evento neste modelo. “Os funcionários se empolgaram. Eles deixaram as crianças hipnotizadas ao contarem histórias com fantoches e todos os participantes foram acolhidos com o carinho e o respeito que merecem. Posso dizer que o acolhimento, tanto dos funcionários quanto dos profissionais voluntários, foi o ponto forte desse evento solidário”, avalia Mayara.

 

Dia C em Venda Nova e em outras praças atendidas pelo Sicoob Sul-Serrano

“Foi emocionante ver as crianças participarem das brincadeiras, aproveitarem o playground e o lanche oferecido”. Mayara diz que tudo foi resultado de doações: pães, presunto, queijo, frutas, bem como todos os serviços oferecidos durante a manhã de sábado. Até o serviço de registro fotográfico foi doado.

A parte musical e de entretimento ficou por conta dos projetos sociais que o Sicoob apoia. “Foi uma oportunidade desses artistas mostrarem o seu trabalho. O Granello Giallo, por exemplo, movimentou o local ao se apresentar e os dançarinos interagiram ao convidarem as crianças para dançar”.

Em Venda Nova a movimentação foi no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Pessoas de diferentes comunidades tiveram acesso a dicas alimentares de uma nutricionista e avaliação física, atendimento odontológico simples, aferição de pressão e glicose e serviços de corte de cabelo.  Quem foi ao local teve a oportunidade de conhecer o projeto SOS Abelhas, novas tecnologias nos métodos de extração de café, o projeto sabão verde (do Ifes), fazer degustação de café, e consultorias agrícola e financeira. Também foram oferecidos serviços de fisioterapia e terapias integrativas e de coach de crossfit.

Mais de 70 voluntários das agências locais do Sicoob se disponibilizaram a receber cerca de 840 pessoas, entre crianças e idosos. Neste dia também houve arrecadação de alimentos que foram revertidos diretamente para o Hospital Padre Máximo.

A campanha de arrecadação de alimentos em Venda Nova mobilizou um grupo de 69 voluntários das agências de São Pedro, Vila Betânea, Caxixe, São João de Viçosa e Unidade Administrativa para divulgar a ação e arrecadar alimentos. Mais de 350 voluntários do Sicoob Sul-Serrano se empenharam na coleta dos itens. A ação vai beneficiar mais de 6,6 mil pessoas e famílias carentes em 15 municípios onde a instituição atua.

 

Dia C em outros municípios

Em Iúna o encontro do Dia C reuniu 96 voluntários do Sicoob na Praça do Ginásio de Esportes e contou com nove apresentações. Foram oferecidos atendimentos com nutricionista e avaliação física, aferição de pressão e glicose, vacinação, atendimento odontológico simples, serviço de cabeleireira, assessoria jurídica, adoção de animais, clínicas financeiras, pré-teste visual, consultoria agrícola, leituras da coleção 'Financinhas', pinturas e várias recreações para o público infantil. Cerca de 908 pessoas participaram e além da arrecadação de alimentos a serem entregues a Sociedade Brasileira de Cultura Popular.

Em Vitória o encontro ocorreu na Casa de Atendimento e Orientação a Crianças e Adolescentes- Caoca com atendimentos psicológico e médico, aferição de pressão e glicose, clínicas financeiras e assessoria jurídica. A aula show de massas esteve entre os diferenciais, assim como as orientações de trânsito e de robótica. Na parte recreativa tiveram apresentação de música e leituras da coleção 'Financinhas' para as crianças. Cerca de 540 pessoas passaram for lá e foram recepcionados pelos 78 voluntários do Sicoob.

Em Cariacica o encontro foi no Parque o Cravo e a Rosa. Os ônibus transportaram o público de comunidades próximas para desfrutar de várias atrações e atendimentos como familiar de gestão, aferição de pressão e glicose, odontológico simples, vacinação, fisioterapia, avaliação física, clínicas financeiras e consultoria ao microempreendedor. Na parte de recreação foram feitas apresentações musicais e de capoeira e oficinas de pinturas, dentre outras.  Ainda forma oferecidos serviços de corte de cabelo e SPA para o rosto e mãos. Cerca de 2.000 pessoas passaram pelo evento no sábado no evento que envolveu 51 voluntários do Sicoob.

 

Muito além do Dia C

Para Mayara, a responsabilidade social incutida na filosofia de trabalho do Sicoob leva o funcionário a atuar o ano inteiro cuidando de sua comunidade e do associado.  “Vários funcionários ministram palestras sobre educação financeira nas escolas e empresas durante o ano. Há carência desse conhecimento e ele se faz importante na formação do indivíduo”.

Ao trabalhar a educação financeira na base, a comunidade vai formar cidadãos e, por consequência, o Sicoob vai ter associados com as finanças mais equilibradas. “Esse é um trabalho que deve fazer parte do escopo das cooperativas de crédito e consta na agenda BC# do Banco Central”. A consciência, baseada na educação e na sustentabilidade, promove a justiça financeira e a prosperidade, o que significa uma responsabilidade social estendida à comunidade”.

Essa consciência está no atendimento do funcionário ao asso-ciado que procura as agências em busca de crédito. “Atuar como mediador não é suficiente. É preciso escutar o associado, fazer os questionamentos certos, prestar consultoria e ir além: promover uma mudança de consciência. Ao orientar sobre as linhas de créditos adequadas, verificar a real necessidade do empréstimo e estudar a forma que mais se adequa às condições de pagamentos, estamos promovendo o bem-estar do associado. Ele se torna mais fortalecido e isso reflete na Cooperativa e, principalmente, na vida familiar e em comunidade. A saúde financeira é um dos pilares do bem-estar do associado”.

O que é do Dia C?   O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador, realizado pelo Sistema OCEMG. Celebrado anualmente no primeiro sábado de julho, ele é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Está organizado no formato de iniciativas voluntárias de responsabilidade social, executadas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio das unidades estaduais do Sistema OCB. As Cooperativas do Sicoob ES estão promovendo ações visando atender o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (Onu): combate à fome.

 

Compartilhe este conteúdo: