Cirurgião geral com pós-graduação em gastroenterologia e endoscopia digestiva alta para atender público regional
Ao escolheu viver no interior, o médico Igor Barbosa Rodrigues buscou se especializar para resolver diferentes demandas
![]() |
O mineiro Igor Barbosa Rodrigues saiu de Itanhomi, uma cidade pequena de Minas Gerais, ainda muito jovem para estudar em Belo Horizonte e depois em Vitória. Ele sempre desejou voltar a morar no interior por apreciar a calmaria de uma vida simples, sem as complicações de uma metrópole. “Gosto de uma vida simples e sem vaidades”, pondera logo no início da conversa.
Igor observou sua vocação e também as áreas que abrissem caminho para a vida que escolheu ter. Formado em cirurgia geral com especialização em gastroenterologia e endoscopia digestiva alta, ele atuou por oito anos na Grande Vitória, principalmente no Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, quando decidiu partir para o interior. Iniciou o atendimento em Afonso Cláudio (onde resolveu instalar moradia) e logo em Venda Nova e Laranja da Terra. Também já atuou em Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.
Sua atuação como cirurgião geral lhe permite resolver diferentes problemas do aparelho digestivo, seja por intervenções cirúrgicas, principalmente minimamente invasiva por vídeo-cirurgia, ou por endoscopia digestiva alta. As cirurgias são feitas no centro cirúrgico do Hospital Padre Máximo, em Venda Nova, que disponibiliza a tecnologia para estes procedimentos.
Endoscopia com segurança
Igor também oferece atendimento clínico em gastroenterologia e realiza os exames de endoscopia digestiva alta sob sedação na veia com monitorização completa para melhor segurança do paciente, além de contar com equipe de anestesista pronta para auxiliar, principalmente em paciente abaixo de 18 anos e os com doenças cardíacas, diabetes, pulmonar e nos rins. Um exame de imagem indicado para investigar a causa de sintomas como azia, queimação, refluxo, enjoo, dores abdominais, dificuldades para engolir, dentre outros.
Procedimento
Por meio do endoscópio, um tubo fino com uma microcâmera em sua extremidade, é possível visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno. É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, detectar bactéria com biópsia, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.
Esse exame é feito quando o paciente apresenta sintomas, como: aftas, azia ou pirose (queimação no estômago), náuseas e vômitos frequentes, vômito acompanhado de sangue, dores na região superior do abdômen, refluxo, perda de apetite, má digestão ou perda de peso sem motivo aparente.
O procedimento é simples e dura poucos minutos, muitas vezes os pacientes não se lembram devido à sedação.
Idosos ou menores de 18 anos necessitam de acompanhantes e de anestesista sempre.
A execução do exame conta com a segurança de estar ao lado do Hospital, caso haja alguma intercorrência.
Cirurgias gerais realizadas no Hospital Padre Máximo
Alguns problemas comuns podem precisar de intervenção cirúrgica para que sejam devidamente tratados. Nesses casos, a atuação do cirurgião geral é essencial, pois ele é o profissional responsável por diversas cirurgias, assim como todos os cuidados do pré e do pós-operatórios.
A cirurgia geral é a especialidade que lida com tratamentos cirúrgicos para problemas diversos. Basicamente, fazem parte da cirurgia geral as cirurgias da parede abdominal e seus órgãos internos, vídeo-cirurgia e a cirurgia do trauma.
Devido às cirurgias convencionais, com cortes maiores serem mais invasivas e dolorosas, o médico Igor Barbosa se profissionalizou em vídeo-cirurgia em São Paulo. Essa tecnologia consiste em fazer apenas pequenas incisões e equipamentos com microcâmeras embutidas permitem que o cirurgião veja toda a região interna que será operada. Devido à disponibilidade da tecnologia para estes procedimentos, o cirurgião faz todas suas cirurgias no centro cirúrgico do Hospital Padre Máximo, em Venda Nova.
Cirurgia de vesícula (Colecistectomia)
A cirurgia para retirar a vesícula biliar, colecistectomia, é indicada no caso de vesícula inflamada (dor), vesícula com pedras ou no caso de câncer. A vídeo-cirurgia traz uma recuperação rápida e menos dolorosa, com previsão de alta hospitalar no dia seguinte e retorno às atividades normais em torno de uma semana.
Cirurgia de hérnia abdominal e inguinal
A hérnia inguinal (também chamada de hérnia na virilha) ocorre quando tem-se um enfraquecimento na musculatura da região inguinal. Essa fraqueza permite a passagem de algum órgão do interior do abdome para região inguinal, causando um “caroço” na região. Principalmente com esforço físico.
Complicação mais comum é o aprisionamento do intestino dentro da hérnia, tornando uma cirurgia de urgência. O principal sintoma da hérnia é dor e/ ou abaulamento da região. Com o passar da idade, se torna mais comum a hérnia devido a fraqueza da musculatura
“O tratamento definitivo é a cirurgia. Hoje usamos a tela em todas as hérnias para reforçar a cicatrização e melhorar a recuperação’’, explica o cirurgião.
Quem é Igor Barbosa Rodrigues
Igor Barbosa Rodrigues é mineiro, natural de Itanhomi, onde morou até 14 anos, até sair para estudar o ensino médio em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Depois foi para Vitória/ES fazer medicina na Univix, concluindo a graduação no início de 2014.
A partir de 2014, começou a atuar em clínica médica e se especializou em cirurgia geral no Hospital Jayme dos Santos Neves. Em 2017 se profissionalizou em vídeo-cirurgia em São Paulo (Barretos). E iniciou em 2020 a especialização em gastroenterologia e endoscopia digestiva alta pela Epimed, em Salvador, BA.
Atuou por oito anos em Vitória, mas preferiu se mudar para o interior. Atualmente Igor atende clientes da Região Serrana; na Clínica do Dr. Wuller, em Laranja da Terra, no Hospital São Vicente de Paulo, em Afonso Cláudio, e no ambulatório do Hospital Padre Máximo em Venda Nova, onde também atua no centro cirúrgico.